O Google Maps está tentando ser dolorosamente claro sobre como os dados de crowdsourcing impulsionam a navegação, e você precisará concordar com isso se quiser continuar usando - mas você já estava fazendo isso de qualquer maneira.
fonte: Android Police |
O Google Maps se tornou uma ferramenta essencial em nossas vidas, seja para se locomover ou apenas para conhecer lugares. Os recursos extremamente úteis de navegação, incluindo a navegação curva a curva, nos permitem dirigir até os lugares e não nos perder no processo.
Agora, os usuários do Google Maps começarão a ver instruções sobre como os dados de crowdsourcing são essenciais para o aplicativo, e você terá que concordar se deseja continuar usando esses recursos, conforme observado pelo 9to5Google.
Para que conste, isso não é algo novo. A Google sempre usou seus dados, incluindo onde você está atualmente, onde esteve e para onde está indo, para muitos dos recursos essenciais do Google Maps, incluindo previsão de tráfego, cálculo de tempos de viagem e o trajeto mais rápido para um lugar, esteja você caminhando ou dirigindo. Nada está mudando aí.
A Google está apenas usando seu consentimento para continuar compartilhando esses dados, pois são essenciais para a funcionalidade do serviço. Você precisará consentir com isso assim que a solicitação for exibida para continuar usando recursos como a navegação curva a curva ao vivo.
Os usuários do Google Maps agora devem começar a ver este aviso. Créditos da imagem: 9to5Google. fonte: Android Police |
Por que a Google está fazendo isso agora? Na Google I/O 2021, a empresa renovou seu compromisso de "proteger sua privacidade" e, desde então, muitos aplicativos, como Google Drive, Google Fotos e Gmail, mostraram avisos semelhantes aos usuários, lembrando-os dos dados que eles compartilhar e como a empresa os está usando.
Aceitar o prompt não mudará nada sobre como o aplicativo funcionava anteriormente, nem compartilhará com o Google algo que não estava compartilhando anteriormente - é apenas uma cortesia. Ele apenas serve para mantê-lo informado sobre as informações que você está compartilhando com a benevolente Google, que tudo vê. E se você não concordar com isso, você pode rejeitá-lo e não compartilhar essas informações, mas esteja ciente de que o aplicativo não funcionará da mesma maneira.
fonte: Android Police