quarta-feira, 2 de janeiro de 2019

Google lança proteção contra spam no aplicativo Mensagens

A Google começa a implementar a "Proteção contra spam" para o cliente SMS/RCS padrão do Android, o Mensagens. O recurso está começando a ser lançado para alguns usuários.

fonte: Android Police
No início do mês passado, O Android Police identificou os primeiros sinais de que a proteção contra spam estava finalmente pronta para ser lançada no aplicativo Android Mensagens após mais de meio ano de desenvolvimento. Com base em relatórios de um punhado de informantes, esse recurso de proteção contra spam está sendo implementado gradualmente aos usuários.

fonte: Android Police
A mudança parece ser do lado do servidor e parece ser um lançamento limitado por enquanto, já que para alguns dispositivos ainda não estão disponíveis. Quando chegar ao seu dispositivo, você deverá ver uma notificação semelhante à imagem no início ao iniciar o Mensagens.

fonte: Android Police
Uma nova opção "Proteção contra spam" na seção Avançado do menu Configurações (3 pontos >> Configurações >> Avançado) também será exibida, permitindo que você alterne manualmente o recurso para ativado ou desativado posteriormente.

Anteriormente, o AP também descobriu uma seção do site de ajuda de suporte do Google, que foi publicada ao vivo de forma prematura e detalhou como o novo recurso de proteção contra spam funciona de uma perspectiva de privacidade. A versão curta é que, quando a configuração é ativada, algumas informações sobre as mensagens que você recebe (como números de telefone de entrada) são enviadas ao Google, embora não disponham de conteúdo de identificação, como seu número de telefone ou a própria mensagem. As maquinações internas não são descritas, mas presumivelmente, ele analisa esses dados estatisticamente para determinar pontos em comum entre mensagens de spam para detectá-los. Se você enviar um relatório de spam manualmente, ele ainda enviará a mensagem completa para o Google, incluindo os números de telefone do remetente e do destinatário, além do conteúdo da mensagem.

Se você estiver seriamente preocupado com as implicações de privacidade de ter o Google acessando essas informações, convém ignorar esse recurso (ou usar outro aplicativo de mensagens para começar).

Resta saber até que ponto a solução do Google pode ser eficaz contra táticas como spoofing de números, mas pelo menos, esse novo recurso contra o spam é bem vindo.

Para quem acha estranho a Google estar investido num aplicativo pra mensagens de texto, saiba que esse recurso ainda é muito ativo nos EUA, principalmente. Só aqui no Brasil, o SMS parece ter "morrido" para dar lugar ao WhatsApp ou qualquer outro aplicativo do gênero. Culpe as operadoras...

fonte: Android Police

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pessoal, comentem, críticas e elogios serão bem aceitos. E eu respondo, posso demorar mas respondo. Esse velho lobo do mar tarda mas não falha!!!!

Leia antes a minha Política de Comentários.

Se quiser deixar o link de uma postagem sua, utilize o código abaixo trocando o que está escrito em letra maiúscula:

<p><abbr><em><strong>SEU NOME</strong> - último post do blog... <a href="<strong>LINK-DA-POSTAGEM</strong>"><strong>TÍTULO DA POSTAGEM</strong></a></em></abbr><p>

Related Posts with Thumbnails
Google