terça-feira, 1 de janeiro de 2019

Alguns aplicativos do Android compartilham dados com o Facebook sem consentimento explícito

Um relatório da Privacy Intrnational mostra que aplicativos para Android, como o Trip Advisor, o Kayak e o Indeed, estão compartilhando dados com o Facebook sem um consentimento explícito.

fonte: Android Police

Mais um escândalo que a gigante das redes sociais vai ter que enfrentar: Um novo relatório divulgado pelo grupo de campanha Privacy International descobriu que 20 dos 34 aplicativos populares do Android estão enviando dados para o Facebook sem pedir permissão. Isso ecoa as descobertas de um relatório anterior sobre aplicativos de saúde e namoro.

Em resumo, os aplicativos identificados neste relatório, que incluem aplicativos de oração, MyFitnessPal, DuoLingo, Kayak, Indeed, Shazam, Skyscanner, Spotify, Trip Advisor e Yelp, enviam certos dados para o Facebook no segundo em que são abertos em um smartphone. As informações incluem o nome do aplicativo e o ID exclusivo do usuário na Google. Essas informações são enviadas independentemente do usuário ter ou não uma conta do Facebook, mas, se o fizerem, as informações podem ser vinculadas a um perfil, essencialmente desanunizando-as. Se você considerar o fato de que vários aplicativos estão contribuindo para o seu perfil, isso significa que o Facebook pode criar um perfil bastante preciso.

O relatório da Privacy International aponta que uma pessoa com um aplicativo de oração muçulmano, um rastreador de período, o Indeed e um aplicativo infantil pode ser identificado como provável pai/mãe muçulmano(a)/que procura emprego, mesmo que nunca tenha se identificado como nenhum desses coisas no Facebook. Além disso, alguns aplicativos estavam dando ao Facebook informações ainda mais detalhadas, e não apenas quando o aplicativo foi aberto pela primeira vez. Segundo o relatório, Kayak disse ao Facebook sobre pesquisas de voos, datas de viagem e se o usuário tinha filhos.
Alguns dos aplicativos em questão, fonte: Android Police
Além de ser extremamente antiético, esta prática também viola as regras do novo Regulamento Geral de Proteção de Dados da Europa, que foram introduzidas em maio. Os aplicativos em questão podem estar no topo por até quatro por cento da receita ou 20 milhões de euros, o que for maior, mas o Facebook também pode estar com problemas. A Privacy International descobriu que o kit do desenvolvedor do Facebook não dava a opção de aguardar a permissão do usuário antes de enviar alguns dados até pelo menos quatro semanas após a introdução do GDPR. Mesmo depois que a empresa lançou uma atualização no início do verão, ainda existem relatórios de bugs em andamento, e é claro neste relatório que muitos aplicativos ainda precisam implementar a correção.

Em resposta a este relatório, o Facebook foi conciliatório e observou que está trabalhando em um "conjunto de mudanças", incluindo uma nova ferramenta chamada "Limpar Histórico", que pode ajudar a resolver o problema desta questão atual. Enquanto isso, muitos dos aplicativos Android em questão não estão respondendo às solicitações de comentários, além do Skyscanner, que diz não saber que estava enviando dados para o Facebook.

Olhando pelo lado positivo, existem alguns aplicativos testados pela Privacy International que não transmitiram informações para o Facebook no momento em que foram abertos, tais como Candy Crush Saga, Opera Browser e Speedtest da Ookla. Espera-se que em 2019, mais aplicativos sigam pelo caminho correto e que o Facebook consiga ser um pouco melhor... SQN!

fonte: Android Police via Privacy International via: Financial Times

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pessoal, comentem, críticas e elogios serão bem aceitos. E eu respondo, posso demorar mas respondo. Esse velho lobo do mar tarda mas não falha!!!!

Leia antes a minha Política de Comentários.

Se quiser deixar o link de uma postagem sua, utilize o código abaixo trocando o que está escrito em letra maiúscula:

<p><abbr><em><strong>SEU NOME</strong> - último post do blog... <a href="<strong>LINK-DA-POSTAGEM</strong>"><strong>TÍTULO DA POSTAGEM</strong></a></em></abbr><p>

Related Posts with Thumbnails
Google