quinta-feira, 11 de março de 2010

Literatura brasileira, um verdadeiro pé no saco!

Opinião é que nem cú, todo mundo tem. Com ou sem embasamento, muitos falam sobre um determinado assunto, pois cada um tem o seu ponto de vista e o que é melhor, vivemos num país democrático e a liberdade de expressão é garantida pela constituição, embora certos setores nem pensem assim.

Quando uma pessoa opina, ela quer passar o seu pensamento a respeito de alguma coisa, estando ela certa ou errada, é um direito dela, exclusivamente dela. Os outros podem concordar ou discordar, críticas e sugestões sempre são bem vindas, a não ser quando querem impor uma verdade, o que é discutível e também quando começam a atacar o autor.

Eu aqui no meu blog, eu escrevo o que quero, o que penso, o que acredito ser certo. Aceito as críticas e respeito a opinião de quem discorda de mim, mas nunca aceitarei que me imponham algo. Não sou o dono da verdade e nem quero ser, mas eu só quero uma palavra: Respeito!

Respeito que muitos não tiveram com o autor deste post no blog Nerds Somos Nozes. O Gabriel Radd, que eu não conheço, é um dos colaboradores do blog e começou a ser patrulhado e achincalhado por aqueles que não respeitam a opinião dos outros. Tudo porque ele escreveu que a literatura brasileira é um pé no saco e fez algumas comparações a J. R. R. Tolkien, por exemplo. Os defensores da cultura nacional e do politicamente correto cairam em cima e o Gabriel até pediu para que o seu post fosse apagado, por causa das proporções que chegou a polêmica.

Ainda bem que os editores do Nerds Somos Nozes não apagaram o post em questão, porque seria uma tremenda censura, algo que lá atrás lutamos para que ela fosse extirpada da nossa sociedade.

Eu não tenho rabo preso com ninguém, e portanto engrosso a discussão concordando que a Literatura brasileira é um tremendo pé no saco mesmo! E eu não coloco a culpa nos professores não. A Literatura faz parte do currículo e possui um conteúdo programático que tem que ser cumprido. Infelizmente os livros são massantes e sem nenhum apelo, muitos retratam épocas passadas que não interessantes segundo o meu ponto de vista. Se eu tivesse iniciado a leitura a partir dela, eu não teria gosto e nenhum apreço à leitura. Tudo é desestimulante, desde a paisagem até o português arcaico dos séculos anteriores. Talvez o modernismo ainda pareça interessante, mas é só.

O meu gosto da leitura se deve a Stan Lee, Carl Barks, Richard Bach, Alan Moore, J. R. R. Tolkien, Peter David, Maurício de Souza, Roy Thomas, Jorge Amado (um brasileiro!!!), Ray Bradmoore, Clarice Lispector (uma brasileira!!!), etc, etc.

Sim, eu cresci lendo muitos quadrinhos, ficção científica e RPG. Se hoje a leitura está inserida e latente em mim, eu não agradeço à Literatura Brasileira, pois ela destruiria totalmente esse meu prazer, que por muitas vezes tive que agüentar por causa unica e exclusivamente do vestibular.

Espero que meus colegas de profissão Bauru e Jo_Angel não tenham se assustados com essas minhas declarações, a língua portuguesa é bela e rica, reconheço, mas a sua literatura é mesmo um pé no saco.

E um recado para os patrulheiros de plantão: Eu não sigo a porra de reforma nenhuma, e não me venham reclamar que o trema caiu.

2 comentários:

  1. Mas que é bom que o trema tenha caído, isso é!

    A literatura brasileira é como a holandesa: tem seus momentos.

    Escrever é mais fácil pra quem não tem paisagens pra contemplar, praias pra tomar banho de sol e rios pra pescar, coisa que no Brasil tem de monte. Por isso a melhor literatura é a produzida nos países frios, onde um copo de vodka e a face vincada do companheiro de mesa são as únicas fontes de inspiração.

    ResponderExcluir
  2. Roberto: Será? Ele diferenciava o u mudo do pronunciado. Como os jovens vão saber diferenciar?

    E quanto a escrever, concordo contigo! Um abraço!

    ResponderExcluir

Pessoal, comentem, críticas e elogios serão bem aceitos. E eu respondo, posso demorar mas respondo. Esse velho lobo do mar tarda mas não falha!!!!

Leia antes a minha Política de Comentários.

Se quiser deixar o link de uma postagem sua, utilize o código abaixo trocando o que está escrito em letra maiúscula:

<p><abbr><em><strong>SEU NOME</strong> - último post do blog... <a href="<strong>LINK-DA-POSTAGEM</strong>"><strong>TÍTULO DA POSTAGEM</strong></a></em></abbr><p>

Related Posts with Thumbnails
Google