segunda-feira, 8 de março de 2010

Dia Internacional da Mulher 2010

Tatuí
Hoje é o dia internacional da Mulher, e ao invés de escrever algo que fatalmente sei que irei repetir o que já escrevi antes, resolvi republicar dois textos feitos em 2008, na ocasião de uma blogagem coletiva realizada na época, com algumas atualizações.

A mulher, seja em que parte for, na maioria das vezes é sofrida e maltratada, noutras equilibrada e forte, mas sempre sendo aquele porto seguro quer seja na família, ou em toda a vida em geral. A mulher evoluiu de tal maneira que hoje o homem se sente ameaçado e diminuído, mas na verdade, a mulher encontrou seu lugar na sociedade, se libertou de certos dogmas e preconceitos, e seu poder na sociedade vem crescendo cada vez mais. Essa nova mulher veio para ficar, e nós homens, temos que nos adaptar e muitos renovar seus conceitos retrógrados e infantis. Cabe a nós, homens, tentar decifrá-las, amando-as e venerando-as a todo momento, pois elas são a mais rara expressão da beleza que mãe natureza pôde ter nos proporcionado!
Ainda me causa muito espanto e tristeza ver que em pleno século 21 a mulher ainda é tratada como inferior ou escrava. A religião ao meu ver é ainda uma das grandes culpadas, pois ela sendo criada e suas doutrinas sendo escritas pelo homem, realça o mundo machista em que vivemos. Coisas do tipo mulher é uma mera propriedade do homem, ou que ela tem que satisfazer as necessidades de seu amo continuam tão presentes em nossa sociedade. A condição inferior da mulher sempre está clara e explícita na grande maioria as religiões e das leis que existem no mundo, quem quiser discordar, o espaço está aberto. Exemplos são muitos, mas vou destacar alguns:

- No mundo muçulmano a mulher é obrigada a se cobrir inteira, não poder freqüentar certos lugares e até mesmo levar chibatadas só porque cumprimenta um outro homem.
- Na África, as meninas enquanto bebes são mutiladas ( seus clitóris são cortados!) porque não é permitido a mulher sentir prazer.
- Ao ouvir um certo pastor , dono de uma rede de TV, em seu sermão dizer que a mulher deve obediência ao seu homem, porque ele é o seu amo e que é obrigada a fazer tudo que ele pede porque ele simplesmente a sustenta, sem reclamar.
- Aqui no Brasil, há um dispositivo no código penal que dá ao homem o direito de matar uma mulher caso ela atente contra a honra dele (a escrita é minha, e é o meu entendimento da lei), dispositivo esse usado por aquele jornalista safado que matou friamente a sua companheira.

E então, concordam ou não?

No trabalho, então, a coisa é gritante. Mesmo tendo funções iguais, as mulheres ganham menos do que os homens, e tem um agravante, certas empresas não admitem que elas possam ficar grávidas, o fato disso acontecer pode acarretar demissão.

Temos ainda que crescer muito enquanto raça humana. Fazer valer de verdade, não só no papel, que todos somos iguais perante a lei e que a liberdade de expressão é um direito irrevogável. Em menos de um século, as mulheres conseguiram feitos memoráveis, mas ainda é pouco. Há muito a ser feito.

Parabéns a todas as mulheres do mundo, que esse dia seja de reflexão e de muita alegria.

Não deixem de ler a coletânia de poesias que publiquei em homenagem ao dia da Mulher no Palavras Depressivas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pessoal, comentem, críticas e elogios serão bem aceitos. E eu respondo, posso demorar mas respondo. Esse velho lobo do mar tarda mas não falha!!!!

Leia antes a minha Política de Comentários.

Se quiser deixar o link de uma postagem sua, utilize o código abaixo trocando o que está escrito em letra maiúscula:

<p><abbr><em><strong>SEU NOME</strong> - último post do blog... <a href="<strong>LINK-DA-POSTAGEM</strong>"><strong>TÍTULO DA POSTAGEM</strong></a></em></abbr><p>

Related Posts with Thumbnails
Google