domingo, 20 de setembro de 2009

10 sugestões para escrever em blogs

Muitos querem fazer um blog, mas poucos realmente possuem o dom da escrita. Eu mesmo sei que preciso melhorar muito neste quesito. Profissionais da área de Exatas são péssimos na arte de escrever. Fazer TCCs, monografias ou qualquer outra atividade que envolva a escrita é um martírio e muitos pagam para outros fazerem o seu trabalho.

Eu, apesar de ter feito Física, adoro escrever. Quando jovem, eu tinha cadernos com muitos pemas e crônicas que já se perderam no tempo. A Du às vezes posta poemas que ela escreveu na adolescência! Essa mulher é um espanto, e você pode perfeitamente perceber que a arte da escrita já tinha nascido com ela.

Escrever um blog, livro ou qualquer outra coisa precisa de comprometimento muita leitura. Pesquisando na rede e naquilo que aprendi, organizei 10 dicas ou sugestões para começar a escrever em blogs. E convido o Rogério a opinar, corrigindo-me ou não, já que algumas das dicas abaixo tem muito a ver com a sua área.


10 sugestões para escrever em blogs

1) Antes de mais nada, saiba escrever e ler

Sim, saber organizar as idéias e ter compreensão na leitura é primordial. Lembre-se que você estará se expondo para o mundo. Se você é uma daquelas pessoas que tem preguiça para ler, não sabe argumentar, e só entra na internet para acessar o MSN ou Orkut, então blogar NÃO é a sua praia. Internetês, orkutês ou qualquer outra linguagem chula não são bem vindos na blogosfera. Continue na insignificância de seu ser e nos livre da sua presença virtual. (Fui duro demais?)

2) Escreva sobre algo que você conhece

Nunca escreva sobre algo que você nunca viu ou desconhece. Faça uma pesquisa antes, procure conhecer o assunto antes de ir escrevendo  besteiras e coisas sem sentido. Coloque o seu coração naquilo que você está escrevendo.

3) Ao dar uma opinião, forneça elementos 

Se você quiser opinar sobre alguma coisa, tudo bem, mas forneça argumentos que fortaleçam o seu ponto de vista. NUNCA diga "eu acho", pois você não acha nada. Achismos não são bem vindos, diga sempre eu creio/acredito/penso/etc, o leitor tem que sentir firmeza no que você está escrevendo.

4) Dê referências,  "linke" muito

Ao escrever sobre qualquer assunto, "linke" outros artigos como referências, para apoiar sobre o que você está discorrendo.  Não tente ser o dono da verdade, ofereça aos seus leitores outras opiniões.  Seja democrático. Mas há uma coisa que você nunca deve fazer, o que nos leva ao ítem seguinte...

5) Não copie textos de outros

Sim, porque isso é crime!  A tendência de você ser expurgado da blogosfera aumenta exponencialmente com o quadrado da intolerância bloguística.(Nessa eu viajei...)

Seja original, crie o seu próprio conteúdo, use os links apenas como referência. Às vezes você pode apenas copiar um parágrafo para reforçar alguma idéia sua, mas antes de fazer isso, dê uma lida na licença do blog, ou entre em contato com o autor.

6 ) O que importa é a qualidade

Não importa se o post é longo ou não, e sim o conteúdo que você escreve. É claro que posts longos provocam cansaço ao leitor, mas se o assunto for interessante, ele lerá até o fim. Volto a repetir, tem que ter conteúdo!
Conteúdo é tudo!

7) Coloque palavras-chaves

As palavras-chaves ou keywords são importantes para que os mecanismos de busca possam te "descobrir" na rede e indexar mais rapidamente os seus posts.

8) Revise o seu texto

Sim, antes de publicá-lo, passe um corretor ortográfico, muito cuidado com a pluralização e a concordância, seja verbal ou nominal. Leia, releia, e não tenha vergonha de consultar um dicionário, ele não morde.

9) Os títulos devem ser interessantes, mas não muito longos

Os títulos funcionam como se fossem iscas para atrair leitores, mas tome cuidado para não vender gato por lebre. A palavra de ordem é ser criativo. Títulos com muitas palavras cansam o leitor à primeira vista.

10)  Leia muito

E por fim, leia, mas leia muito. Conheça os vários estilos de escrita ou de artigos.  Não precisa ser um especialista, mas pelo menos você deve ter uma visão global dos acontecimentos.  A leitura exercita o cérebro assim como os exercícios físicos modelam os músculos. Se você odeia ler, então isso aqui não serve para você. Qur que eu repita o que eu disse no ítem 1?

Alguns artigos que serviram de referência para esse post:

Como escrever um post de sucesso?
Ten Tips for writing a blog post
5 Dicas para escrever um post de sucesso
Expresse-se na internet escrevendo corretamente


Artigos recentes

Linkem me:

Related Posts with Thumbnails
Google