Pesquisa personalizada

domingo, 20 de setembro de 2009

10 sugestões para escrever em blogs





Muitos querem fazer um blog, mas poucos realmente possuem o dom da escrita. Eu mesmo sei que preciso melhorar muito neste quesito. Profissionais da área de Exatas são péssimos na arte de escrever. Fazer TCCs, monografias ou qualquer outra atividade que envolva a escrita é um martírio e muitos pagam para outros fazerem o seu trabalho.

Eu, apesar de ter feito Física, adoro escrever. Quando jovem, eu tinha cadernos com muitos pemas e crônicas que já se perderam no tempo. A Du às vezes posta poemas que ela escreveu na adolescência! Essa mulher é um espanto, e você pode perfeitamente perceber que a arte da escrita já tinha nascido com ela.

Escrever um blog, livro ou qualquer outra coisa precisa de comprometimento muita leitura. Pesquisando na rede e naquilo que aprendi, organizei 10 dicas ou sugestões para começar a escrever em blogs. E convido o Rogério a opinar, corrigindo-me ou não, já que algumas das dicas abaixo tem muito a ver com a sua área.


10 sugestões para escrever em blogs

1) Antes de mais nada, saiba escrever e ler

Sim, saber organizar as idéias e ter compreensão na leitura é primordial. Lembre-se que você estará se expondo para o mundo. Se você é uma daquelas pessoas que tem preguiça para ler, não sabe argumentar, e só entra na internet para acessar o MSN ou Orkut, então blogar NÃO é a sua praia. Internetês, orkutês ou qualquer outra linguagem chula não são bem vindos na blogosfera. Continue na insignificância de seu ser e nos livre da sua presença virtual. (Fui duro demais?)

2) Escreva sobre algo que você conhece

Nunca escreva sobre algo que você nunca viu ou desconhece. Faça uma pesquisa antes, procure conhecer o assunto antes de ir escrevendo  besteiras e coisas sem sentido. Coloque o seu coração naquilo que você está escrevendo.

3) Ao dar uma opinião, forneça elementos 

Se você quiser opinar sobre alguma coisa, tudo bem, mas forneça argumentos que fortaleçam o seu ponto de vista. NUNCA diga "eu acho", pois você não acha nada. Achismos não são bem vindos, diga sempre eu creio/acredito/penso/etc, o leitor tem que sentir firmeza no que você está escrevendo.

4) Dê referências,  "linke" muito

Ao escrever sobre qualquer assunto, "linke" outros artigos como referências, para apoiar sobre o que você está discorrendo.  Não tente ser o dono da verdade, ofereça aos seus leitores outras opiniões.  Seja democrático. Mas há uma coisa que você nunca deve fazer, o que nos leva ao ítem seguinte...

5) Não copie textos de outros

Sim, porque isso é crime!  A tendência de você ser expurgado da blogosfera aumenta exponencialmente com o quadrado da intolerância bloguística.(Nessa eu viajei...)

Seja original, crie o seu próprio conteúdo, use os links apenas como referência. Às vezes você pode apenas copiar um parágrafo para reforçar alguma idéia sua, mas antes de fazer isso, dê uma lida na licença do blog, ou entre em contato com o autor.

6 ) O que importa é a qualidade

Não importa se o post é longo ou não, e sim o conteúdo que você escreve. É claro que posts longos provocam cansaço ao leitor, mas se o assunto for interessante, ele lerá até o fim. Volto a repetir, tem que ter conteúdo!
Conteúdo é tudo!

7) Coloque palavras-chaves

As palavras-chaves ou keywords são importantes para que os mecanismos de busca possam te "descobrir" na rede e indexar mais rapidamente os seus posts.

8) Revise o seu texto

Sim, antes de publicá-lo, passe um corretor ortográfico, muito cuidado com a pluralização e a concordância, seja verbal ou nominal. Leia, releia, e não tenha vergonha de consultar um dicionário, ele não morde.

9) Os títulos devem ser interessantes, mas não muito longos

Os títulos funcionam como se fossem iscas para atrair leitores, mas tome cuidado para não vender gato por lebre. A palavra de ordem é ser criativo. Títulos com muitas palavras cansam o leitor à primeira vista.

10)  Leia muito

E por fim, leia, mas leia muito. Conheça os vários estilos de escrita ou de artigos.  Não precisa ser um especialista, mas pelo menos você deve ter uma visão global dos acontecimentos.  A leitura exercita o cérebro assim como os exercícios físicos modelam os músculos. Se você odeia ler, então isso aqui não serve para você. Qur que eu repita o que eu disse no ítem 1?

Alguns artigos que serviram de referência para esse post:

Como escrever um post de sucesso?
Ten Tips for writing a blog post
5 Dicas para escrever um post de sucesso
Expresse-se na internet escrevendo corretamente




Permalink:





Sobre o Autor:
Crazyseawolf Para saber mais sobre o autor deste blog, visite o seu perfil no Google+ ou este link . Para enviar uma mensagem, clique aqui . Para outras informações, leia o FAQ .



9 comentários :

  1. É sempre bom encontrar dicas como estas. Você está de Parabéns.
    A qualidade dos textos na web, deve ser uma prática de todos. Mas há os que possuem características próprias na forma de digitar. Para mim é válido, apesar de primar pela forma correta, sem "Internetês" ou "miguxês" no meu blog.
    Gosto da Internet e das possibilidades que ela nos proporciona. Fazer conteúdo, para mim tem sido gratificante.

    Abraços

    ResponderExcluir
  2. O problema atual que encontro se chama inspiração.. ahhaha

    ResponderExcluir
  3. Sena do Aragão: Obrigado pela visita e volte sempre!

    Hugo: Eu também. Não consigo mais fazer as crônicas que tanto adoro, entre outras coisas.

    ResponderExcluir
  4. Oi Cidão!

    :D

    Vi o teu comentário, lá no meu blog, e vim responder ao teu apelo! Já vi que nos presenteaste com um Top Ten *esfregando as mãos*!

    1) Antes de mais nada, saiba escrever e ler
    É verdade. Há muita gente na blogosfera que até tem bons pensamentos, mas quando os transpõe para o blog..meu Deus...que pesadelo! Demoras mais tempo a decifrar as frases que outra coisa...é uma pena.
    "se você é uma daquelas pessoas que tem preguiça para ler, não sabe argumentar, e só entra na internet para acessar o MSN ou Orkut, então blogar NÃO é a sua praia." - LOL LOL LOL amei esta! LOL "internetês, orkutês" LOL LOL brilhante!

    "Continue na insignificância de seu ser e nos livre da sua presença virtual. (Fui duro demais?)" - que o politicamente correcto vá para o inferno! Com isto quero dizer que não, não foste duro demais...

    2) Escreva sobre algo que você conhece
    Amén!!

    3) Ao dar uma opinião, forneça elementos
    "Achismos não são bem vindos, diga sempre eu creio/acredito/penso/etc, o leitor tem que sentir firmeza no que você está escrevendo." - LOL LOL LOL muito bem dito (gosto do teu estilo, Gato)!

    4) Dê referências, "linke" muito
    Isto é importante, de facto...

    5) Não copie textos dos outros
    Para quem copia: que coisa mais brega!!!! Já para não dizer criminosa mesmo! Roubar os pensamentos e a criatividade alheia é decadente: vergognatevi (Italiano para: tenham vergonha na cara)!!!

    6) O que importa é a qualidade
    Amén!!! Também penso que haja posts demasiado longos, mas quando o assunto é interessante nem reparamos no tamanho dos artigos.

    7) Coloque palavras-chave
    Isso também já descobri...

    8) Revise o seu texto
    Edito até à morte!!!!
    "não tenha vergonha de consultar um dicionário, ele não morde." - LOL LOL esta foi boa

    9) Os títulos devem ser interessantes, mas não muito longos
    Sabes, um amigo meu disse-me que os títulos dele são longos porque assim os mecanismos de busca apanha-os mais facilmente (não apurei a veracidade disto ainda, mas há livros que apoiam esta ideia).
    Mas eu concordo contigo em número, género e grau.

    10) Leia muito
    Apoiadíssimo!!!! E já agora: pessoal, passem pelo o outro Blog do Cidão "Palavras Depressivas" que é pura poesia!!! :D
    Nem sei como há gente que não lê...que horror! Mas também há aqueles que lêem e mesmo assim não sabem escrever...é incrível!

    Gato Cid, amei este post (fizeste bem em me chamar para vir lê-lo, obrigada)!! :D

    Beijosss

    ResponderExcluir
  5. Cidão,
    foi duro sim, mas os brutos também amam :o))
    Bem, deixando a brincadeira de lado, sabemos que pessoas que primam pela arte da boa escrita dizem isto como forma de "educar" aqueles que o lêem e deixo claro que me incluo nisto em primeiríssimo grau ;)
    Penso rápido demais, tenho várias idéias, mas copiando um cara que li, viajo exponencialmente na velocidade ao quadrado da minha impaciência em organizar minhas desorganizadas frases desconexas...rss... eu viajo, tu viajas, ele viaja, nós viajamos :P e daí, viajar é bom ;o)
    Todas as dicas são bem vindas e bem colocadas.
    Quanto a escrever de forma correta, certinha como manda a boa etiqueta do português, eu bem que tento (mentira, nem sempre penso nisto...),mas ainda faltam milhares de kilometros a serem percorridos nesta estrada, mas antes de correr, engatinhamos certo? :o)
    Parabéns pelo post.
    Vai dizer que isto não foi um alumbramento??
    Vai né?:D

    ResponderExcluir
  6. Essa gata merece um comentário à parte:

    1) Max, aqui no Brasil, há uma inclusão social que às vezes dá vontade de largar tudo. Reflexos da nossa educação que é falha.

    2) E tem muita gente escrevendo tantas besteiras...

    3) Você entendeu o sentido da coisa,não é mesmo gata?

    4) Tem gente que se apropria de conteúdo alheio...

    5) Isso eles não tem, eu te garanto!

    6) Que bom que você concorda comigo!

    7) E eu sou péssimo nisso... Mas estou aprendendo!

    8) É verdade, o pessoal aqui acha que um dicionário é um monstro de 7 cabeças.

    9) Nem longos, nem curtos, mas eles devem transmitir a idéia.

    10) Aqui no Brasil, a maioria não gosta de ler. Eu enquanto profesor sofro muito com isso! E obrigado pela propaganda, mas minhas poesias são um tanto quanto depressivas... Eu não recomendaria a ninguém. LOL

    Um abração, gata!

    ResponderExcluir
  7. Kinha: Eu também viajo muito e depois, psra colocar as idéias no papel é um martírio, como eu disse, ser um cara de Exatas remete à isso.

    E com certeza. Todos nós aprendemos um pouco a cada dia, basta ter interesse e boa vontade. E se eu fui duro em algumas frases, é para ver se tem gente que se toca, é o professor exigente que há em mim querendo se libertar!
    Volte sempre!

    ResponderExcluir
  8. Passando só pra dizer que adorei o espaço
    e as dicas . Eu sou péssima na área de exatas rsrs Deve ser por isso que gosto tanto de escrever . Tanto é verdade que meu blog de poesias foi deletado e meu email rackeado , e eu estou tentando recriá-lo. Porque realmente amo escrever. Seria legal ler essas suas poesias antigas :)

    Beijos !

    ResponderExcluir
  9. Cidão,
    já voltei :o)
    E quanto ao exigente, VIVAAA!! É principalmente disto que precisamos para melhorar sempre.
    Alunos reclamam do professor exigente, mas não desgrudam dele já percebeu?
    Como diz Caetano: Quem gosta cuida ;o)
    E só cuida, só é exigente, quem tem amor pelo que faz.
    Não te conheço direito, mas se me permite uma perguntinha básica:
    Desde quando seu lado professor esteve preso?
    Pelo que vi e li, ele está sempre aqui/aí :)
    Bauru, vc pode me ajudar nesta? ;o)

    ResponderExcluir

Pessoal, comentem, críticas e elogios serão bem aceitos. E eu respondo, posso demorar mas respondo. Esse velho lobo do mar tarda mas não falha!!!!

Leia antes a minha Política de Comentários.

Se quiser deixar o link de uma postagem sua, utilize o código abaixo trocando o que está escrito em letra maiúscula:

<p><abbr><em><strong>SEU NOME</strong> - último post do blog... <a href="<strong>LINK-DA-POSTAGEM</strong>"><strong>TÍTULO DA POSTAGEM</strong></a></em></abbr><p>

Related Posts with Thumbnails
Google
 
 
Template Denim, criado por Darren Delaye, customizado por Crazyseawolf.