Postagem em destaque

10 motivos pelos quais eu odeio o Natal

Eu odeio festas de fim de ano, principalmente o natal. Sinceramente eu não me encaixo nesse status quo onde a hipocrisia das pessoas parec...

domingo, 27 de setembro de 2009

10 motivos pelos quais eu odeio o Wordpress


Eu não tenho nada contra o Wordpress ou qualquer outra plataforma usada para criar e lançar conteúdo na internet. O B2Evolution, por exemplo me fascinou. Quando eu tiver tempo, vou até dar uma pesquisada mais profunda nessa nova plataforma.

Mas o meu problema com o Wordpress começou quando tentei usá-lo em  três ocasiões e acabei jogando a toalha. Seu editor de posts não é tão intuitivo como muitos dizem, seu sistema de comentários é precário e o fato de usar php também me fez ficar com um pé atrás.

Entendam porque eu acabei odiando essa plataforma de blogs, e se eu estiver falando alguma besteira, lembre-se que é a minha opinião que está inserida. Espero que ao discordarem dos ítens, forneçam-me dados reais e por favor, sem ataques; se houver xingamentos, deletarei os comentários mesmo que não sejam de anônimos.

10 motivos pelos quais eu odeio o Wordpress

1- Sistema de comentários precário

O sistema de comentários do Wordpress é muito pobre simples, na minha sincera opinião. Só a opção nome/email/url não me satisfaz. Não há opção de comentar em outro sistema. O Blogger, por sua vez, oferece várias opções, mas peca no quesito anônimo, pois esta opção está atrelada ao nome/url. Apesar de ser a favor da liberdade de expressão, digo que deveria ser proibido comentar no anonimato.

2 - Não se permite customização de CSS

Eu sou uma pessoa que adora colocar a mão na massa, mexer em códigos, acertar aqui e ali, saber customizar um template é algo indispensável. Te dá mais poder. No Wordpress tudo está pronto, você escolhe templates disponibilizados e morre com eles. Eu quero ter a opção de meter o meu bico aonde eu quiser, e o Blogger me permite isso.

3 - Não aceita códigos javascripts

Apesar de reconhecer que os códigos javascripts em demasia faz seu blog demorar para carregar, eles são imprescindíveis em algumas ocasiões. Eles dão mais dinamismo à página, coisa que não aconteceria usando só HTML e CSS.

4- Não há suporte para widgets de terceiros

No Wordpress não existe widgets, e sim plugins que são disponibilizados pelo próprio painel de controle, e para customizá-los é uma tortura. Já no Blogger, é tudo uma maravilha. Qualquer tipo de customização pode ser feito, e a introdução de qualquer widget é muito intuitiva, você não precisa de ser um grande conhecedor de códigos e linguagens, mas se for, você arrebenta a boca do balão.

5- Não se permite monetização

O Wordpress não permite a inserção de anúncios publicitários. Li em algum lugar que um dos motivos de não permitir a monetização é porque eles não querem encorajar os spams.

6 - Não ter templates não customizáveis

No Wordpress você tem que se contentar com os templates que são fornecidos. Já no Blogger, você tem a liberdade de usar o template que você quiser e customizá-lo como bem entender.

7- Ter tempo de indexação maior

Nesse caso o Blogger leva uma vantagem suprema porque usa os servidores do do Google. Qualquer blog criado no Blogger já é indexado em menos de 24h. Se bem que dizem que isso é lenda.

8 - Ter um editor de texto complicado

Nunca me acostumo com o editor de texto do Wordpress, ele não é tão intuitivo quanto o do Blogger, especialmente o novo. Eu simplesmente travo na hora de escrever nele pois é difícil reconhecer nele as funções mais básicas. Sim, podem me chamar de anta. E pelo que eu saiba, o Wordpress não permite a republicação de posts e nem a postagem via email.

9 - Há limite de banda e espaço em disco

Blogs no Wordpress.com possui limite de banda e espaço em disco, já que não dispõem do poderio do Google. Até onde eu saiba, isso não acontece no Blogger. Apesar de haver um limite por exemplo das imagens hospedadas no Picasa, é tão grande que eu nem mesmo usei 10% da capacidade.

10 - Blog profissional com domínio próprio

Dizem que se você quiser ter um blog profissional, você tem que pagar hospedagem e usar o Wordpress. Falácia, pura falácia!

Você pode no Blogger contruir templates tão profissionais quanto aos do Wordpress, e com uma vantagem: o serviço já hospeda o seu blog. Quer mudar o domínio para tirar o blogspot do endereço? Sim. isso é permitido.

Muitos que destratam o Blogger são na maioria ou donos de hospedagens ou pessoas que devem estar recebendo comissão para promover tal empresa.

Na boa? Escolha a opção que mais atenda às suas necessidades e seja feliz.

E que fique bem claro que quando me refiro ao Wordpress, estou falando da plataforma gratuita, que é o WordPress.com, semelhante ao Blogger. No caso do Wordpress.org, ele permite que você baixe o software no intuito de hospedar num domínio próprio, e nesse caso é pago e você tem o poder em suas mãos para fazer o que quiser.

Mas para continuar num serviço grátis, o Blogger é infinitamente melhor superior que o Wordpress, e tenho dito!

22 comentários:

  1. Acho o wordpress com hospedagem própria fantastico, o problema é que além de você ter que pagar para manter o blog e quase sempre aparece problemas no host, por isto prefiro o blogger, embora um pouco ruim no aspecto seo, mas muito melhor em estabilidade....

    ResponderExcluir
  2. Ah, o servidor do blogger é melhor! Dificilmente cai e que eu saiba, nunca foi 'invadido'. A única vantagem do wordpress é o sistema de trackback automático. O sistema backlink do blogger, me desculpe, é una bosta! Ah, o sistema de comentários do blogger quando integrado à página é irritante, por causa das autenticações e por isso, optei pelo sistema pop-up! Beijus

    ResponderExcluir
  3. Olá . Uso o bloguer por que é simples . Não entendo M...nenhuma de html , quanto mais estas cousas que descreveste acima :)

    Continuarei a navegar por outros posts . T+

    ResponderExcluir
  4. Hugo: Está ficando melhor, pode apostar. Tem a marca google de qualidade!

    Luma: Eu adorei o sistema de comentários embutido. Dá um ar de profissional. Eu odeio janelas pop up. Causa uma poluição visual. E concordo com os backlinks.

    Игорь: Esse é o grande barato do Blogger: ser simples para o usuário que não tem muita intimidade com códigos. E esse é um dos quesitos onde o Blger é superior ao Wordpress.

    ResponderExcluir
  5. ASSINO EMBAIXO


    E viva ao BLOGGER!!

    ResponderExcluir
  6. Cidão, vc esqueceu de dizer que está tratando do WordPress.COM

    Eu sinceramente sou muito mais o sistema de comentários do WP, acho que o do Blogger só ajuda aqueles que possuem conta nele, pq usar o OpenID as vezes é um saco, demora muito pra preencher, e temos que torcer pra ñ dar nada errado, sem contar que a opção Nome/URL é veiculada a Anônimo, o que dificulta ainda mais...

    Quanto ao fato de ser "profissional", acho que isso é em relação que o WP é muito melhor no quesito SEO, nele vc pode fazer as alterações que desejar (ñ como vc disse, o que só vale no .com, o mesmo para o CSS), no Blogger, vc tem muito pouco a fazer, tudo de um meio muito complicado, o HTML dele é muito bruto...

    E quanto a "estabilidade" dita pelo Hugo, isso é verdade em termos, depende muito do servidor de hospedagem que se contrata...

    --
    Dedex Moreira.

    ResponderExcluir
  7. Anselmo: E continuemos a gritar juntos "Viva o Blogger"!

    Dedex(AndersonZ1): Mas eu mencionei isso no texto!
    E Dedex é tão estranho...

    ResponderExcluir
  8. Ops, na verdade eu só olhos os motivos pelo qual vc odeia, nem vi o finalzinho do texto... Mal! :S

    Quanto ao Dedex, eu já vinha sendo chamado por amigos assim há algum tempo, e como pretendo criar outro Blog ainda este ano, quero me desvincular da imagem de que só possuo o Z1, até pq ele será um blog mais para me ajudar a memorizar as coisas, o outro será o principal, algo que realmente poderá me ajudar a lucrar!

    --
    Dedex Moreira, ou AndersonZ1 (por enquanto) como preferir! ;)

    ResponderExcluir
  9. No Wordpres existe plugins para comentar com openid tbm, e outra, no wordpress voce pode ver o ip de quem comenta e ver outros comentários desse ip, coisa que o blogger não faz, então não é anonimo, e o Wordpress.com é lixo mesmo, mais o wordpress.org é totalmente customizado e perfeito, voce pode editar até mesmo o editor de textos se desejar e colocar um melhor

    ResponderExcluir
  10. AndersonZ1: Mas Dedex é muito estranho!

    João: Obrigado pelo esclarecimento. No momento eu não preciso de uma hospedagem. Quem sabe no futuro.
    Você mencionou o plugin para o openid, mas ainda não o vi, pelo menos nem percebi o seu uso em vários blogs.
    Como não conheço a interface do wordpress.org, aí nem posso discutir.

    ResponderExcluir
  11. Ah Cidão, eu não consegui pensar em nada melhor, afinal, esse é o que eu uso no Orkut, Facebook e MSN, e pretendo como me disse, me desvincular do Virtual Z1, mas apenas no quesito Imagem, mas pensei em usar meus UserNames como VirtualZ1, assim como o Edney faz com o Interney...

    Ah, e precisamos arranjar um melhor modo de comunicação, pelos comentários fica difícil! ;P

    E quanto ao WP.org que vc disse que ñ conhece o painel, é igual, como a diferença de que se vc quiser alterar algo, basta fazer o upload do plugin no painel do servidor, e alterá-lo depois, serve mais para quem ñ possui muito tempo para fazer alterações, como é necessário as vezes com o Blogger!

    --
    Dedex?

    ResponderExcluir
  12. Eu ainda não conheço a plataforma wordpress, mas eu não entendo porque tem tantas pessoas que são fanáticas pelo wordpress e desprezam o Blogger. Eu utilizo o Blogger há quase dois anos e tenho certeza que ainda há milhares de recursos disponíveis que ainda não utilizei.

    ResponderExcluir
  13. Cidão se não me engano Intense debate tem open ID e ele também funciona no blogger, apesar de mais funcional no wordpress

    ResponderExcluir
  14. AndersonZ1: Mas é uma mudança drástica. É como se eu mudasse de Cidão para Protógenes. :o)
    Legal, obrigado pela informação. Eu estou dando uma olhada de leve no B2Evolution, e gostei do que inicialmente vi.

    José Junior: A grande onda em cima do Wordpress é o fato de você poder baixar a plataforma(wordpress.org) e instala-la num servidor pago, e assim você ser dono do seu próprio nariz. Isso você pode fazer também com o Movable, B2evo, etc. Como eu não tenho essas pretensões no momento, o Blogger tem quase tudo que preciso.

    João- WebDicas: Esse eu conheço e não gostei muito não. Em comparação, o Disqus é melhor, embora um pouco confuso.

    ResponderExcluir
  15. Existem duas linhas do wordpress

    1. www.wordpres.com - a mais conhecida porem nao é das melhores mesmo, pois tem muitas limitações.

    2. www.wordpress.org - mais que um simples blog, um gerenciador de
    conteúdo completo. Até loja virtual se faz com wordpress, é imprudente afirmá-lo que é um lixo sem antes conhecer toda sua capacidade. O site do Ministerio da cultura usa wordpress, sabiam? O blog da vivo também, uma inifinidade usam.

    a opção 2, www.wordpress.org é a versão dos apaixonados, fanáticos pelo wordpress, inclusive eu e o mundo lá fora.

    ResponderExcluir
  16. @kadix

    Mas foi o que eu disse, o .org é superior! O problema é que eu já tentei os dois e não me dei muito bem... :)

    ResponderExcluir
  17. Não me levem a mal,mas eu odeio blogs!
    isso porque não fui eu que o criou, por isso odeio tudo que é dos outros!(informática claro)
    Mas um blog que me irrita é a merd... do wordpress que na minha opinião não é o melhor blog do mundo!!!!!!!!
    na verdade eu não gosto de blog porque não intendo titititi nenhum sobre blogs e nem quero intender!
    Mas um BLog que adimiro mais do que qualquer um é o BLOGSPOT pq ele é GRATUITO!!!!
    É isso meu

    É a mesma coisa que você comparar uma prostituta(que tem que pagar para transar com ela)com uma mulher de bem que gosta de você não pelo seu dinheiro ! Entendeu???????

    ResponderExcluir
  18. Eu nao sei nada de blog e muito menos de códigos. Tenho 2 blog wordpress.com/ blogspot Eu confesso que o Blogger é muito mais fácil e tá tudo em portugues. Tô começando e mexo melhor no blogger. Aproveitando que vcs sabem muito mais tenho 2 dúvidas: no que eu ganharia se eu adicionace o widget HTML/JavaScript para que serve,qual a função isso daria ao meu blogger?

    a outra é: quando vou postar algo na caixa do editor de texto tem um botao " editar HMTL " para que serve? eu clikando alí depois do texto prnto o que acontece? Gente quero aprender e aprendo rápido.

    ResponderExcluir
  19. @Eu sou a Tecnologia


    O Blogger tem tudo para ser profissional. O Wordpress.com é horível. Já o Worpress.org é melhor, mas não troco o Blogger por ele.

    ResponderExcluir
  20. @E daí??


    O Blogger é bem mais intuitivo.

    O widget HTML/Javascript serve para você por um recurso que usa essas linguagens no blog, pode ser uma lista de links, imagens, códigos de postagens recentes e comentários recentes, algum recurso de terceiros, etc.

    O botão Editar HTML serve para você mesmo editar e inserir códigos em html ou em javascript no próprio template. Não recomendo usá-lo se você não conhece essas linguagens.

    ResponderExcluir
  21. Também prefiro o Blogger do que o Wordpress, mais fácil e dinâmico. Ainda mais com essa nova interface.
    Parabéns pelo post!

    ResponderExcluir
  22. Crazy tirei o meu blog videosridiculos e coloquei no Wordpress por pura ingenuidade depois disso vi que não era tão bom como diziam hoje recomendo qualquer um usar o blogger e comprar o dominio proprio devido a falta de dinamismo no wordpress, hoje tenho o blog http://www.infonetica.com.br/ foi dureza deixar o antigo projeto mas daqui para frente Wordpress nunca mais.

    ResponderExcluir

Pessoal, comentem, críticas e elogios serão bem aceitos. E eu respondo, posso demorar mas respondo. Esse velho lobo do mar tarda mas não falha!!!!

Leia antes a minha Política de Comentários.

Se quiser deixar o link de uma postagem sua, utilize o código abaixo trocando o que está escrito em letra maiúscula:

<p><abbr><em><strong>SEU NOME</strong> - último post do blog... <a href="<strong>LINK-DA-POSTAGEM</strong>"><strong>TÍTULO DA POSTAGEM</strong></a></em></abbr><p>

Related Posts with Thumbnails
Google