terça-feira, 2 de junho de 2009

10 dicas para não ser um chato

Quando fiz as 10 dicas para se livrar de um chato, uma colega do Twitter, a Popysp, me deu uma sugestão, que tal se eu fizesse um post ensinando a não ser chato. A coisa ficou na minha cabeça mas não pus no papel por absoluta falta de tempo. Ultimamente, 80% dos meus posts são agendados, tanto é que eu estou demorando para retribuir aos comentários feitos aqui no Blog. Mas como eu sempre digo, tardo mas não falho, consegui finalmente fazer o texto. As dicas abaixo refletem o que acontece muitas vezes na rua e no trabalho, e qualquer um pode cair na tentação e cometer algumas dessas gafes. Mas seja forte e pelo menos tente.


1- Não se intrometa onde é chamado

É muito irritante uma pessoa cair de paraquedas e se intrometer em uma conversa alheia, que não lhe diz direito. Além de pegar o bonde andando, as palavras que saem da boca é totalmente algo sem noção. Fique na sua e quem sabe da próxima vez alguém lhe dará a atenção de vida.

2- Não seja estrela em seu trabalho

Outra coisa irritante é aquele tipo de pessoa que que posa como sendo o exemplo a ser seguido no trabalho, aquela que diz que faz e acontece. Se você faz isso, manere um pouco. É claro que você quer se auto-promover, alías quem não quer isso? Mas lembre-se que você pertence a um grupo de pessoas que estão no mesmo barco.

3- Não seja um puxa-saco

Ser puxa-saco é ter a vida curta, lembre-se disso. Se seu patrão tiver que demitir alguém, com certeza você será o primeiro. Ninguém tolera um puxa-saco, nem mesmo o patrão e o grupo sempre tende a te deixar de lado. Seja profissional em seu trabalho e você verá que seus frutos irão render.

4- Se ouvir um não, não insista

Ficar insistindo por algo é irritante e enojante. Mas tem pessoas que agem assim, vencem pelo cansaço, e pensam que estão abafando.Elas não sabem o quanto são coitadas, que cria ao mesmo tempo um sentimento de pena e de repulsa ao mesmo tempo.

5- "Como vai você" é apenas uma retórica

Quando uma pessoa te cumprimenta com essa frase, ela não está querendo saber realmente como você está. Um simples tudo bem basta, mesmo que você esteja vivendo o inferno em sua vida. O que nos leva ao ítem seguinte...

6- Não tente compartilhar a sua depressão e solidão com os outros

Ninguém é culpado pela merda que é a sua vida. Você a fez acontecer e portanto se vira. O mundo não vai parar só para você. Procure psicólogos ou grupos de ajuda e curta a sua droga de vida e deixa os outros em paz!

7- Nunca telefone para os outros durante a noite

Nunca faça isso. Telefonar durante a madrugada para outras pessoas é uma falta de educação, e você corre o risco de perder uma amizade. A não ser que seja um caso de vida ou morte, curta a sua solidão sem importunar quem está cansado e quer dormir.

8- Não cutuque os outros

Outra coisa irritante é aquela pessoa que não consegue conversar com alguém sem dar um cutucão. Essa pessoa está pedindo para ter seus dedos esmagados num simples e singelo "sem querer querendo!"

9- Não demonstre que você é o sabe-tudo

Não corrija ninguém, não dê palpite, não demonstre que você é uma enciclopédia ambulante. Ninguém está a fim de escutar você, mesmo estando certo. Se você for solicitado, tudo bem, mas se não, fique na sua e deixe o outro ficar feliz com a sua própria ignorância.

10- Não tente impor a sua verdade

Pior que demonstrar que é o sabe-tudo é ficar impondo a sua verdade para os outros. Sua opinião conta? Claro que sim, mas a do outro também conta. Saber abrir a mente e conhecer novos pontos de vista é muito esclarecedor e enriquecedor.
(by A. J. Rosário - 02/06/2009)

As dicas acima aprendi por experiência própria, seja convivendo com os outros ou cometendo erros do mesmo tipo. Mas isso é o que é viver! Reconhecer seus erros para se tornar um ser humano melhor. Todo mundo tem um grau de chatice embutida, o importante é sempre deixá-lo em um nível bem baixo se quiser conviver bem em sociedade.



Artigos recentes

Linkem me:

Related Posts with Thumbnails
Google