segunda-feira, 10 de dezembro de 2007

Blogagem Coletiva: Direitos Humanos


Essa blogagem coletiva foi proposta pelo Sam, do blog Fênix Ad Aeternum, e recebi por e-mail o convite do Lino Resende. Vou fazer uma pequena contribuição. Ao escrever esse post me vem na cabeça a canção Imagine, composta por John Lennon, ela representa o que a humanidade pode se tornar se o sonho descrito mais abaixo possa se tornar realidade.

Quando se fala em Direitos Humanos, muitas vezes eu fico com um pé atrás devido ao que acontece na sociedade brasileira. Usam-se muito os direitos humanos para amenizar determinada violência, para proteger marginais em detrimento daqueles que realmente são trabalhadores. Mas acredito que aqui não é esse o caso.

O ser humano é patético. Provoca conflitos, guerras, fome e inúmeras situações que vivenciamos no dia a dia. A violência também existe quando tentamos impor nossas “verdades” ou convicções a todo custo, além do preconceito contar cor, raça ou credo. O capitalismo selvagem, escondido sobe a égide de uma Economia de Mercado, contribui para que essas diferenças cada vez mais aumentem, provocando assim um distanciamento entre povos (ou nações) ao criar o que chamamos de desigualdades sociais.

O sonho de ver a humanidade unida integralmente é uma utopia a ser alcançada, e deve ser entendida como uma missão, que todos nós devemos sempre lutar para que se torne uma realidade concreta. Somos todos seres humanos, independente de tudo. Mas enquanto a fome e a pobreza estiverem presentes, e a ânsia do homem pelo poder a qualquer custo continuar, tal sonho fica mais distante e despedaçado.

Sou um pouco pessimista e acredito que esse sonho vai levar um longo tempo para se concretizar, a menos que algo muito grande aconteça que possa unir toda a humanidade em torno de um bem comum; estamos muito longe de alcançar esse ideal. Mas, cabe a nós, formadores de opinião levantar essa bandeira. E isso começa aqui, neste espaço virtual, segue em nosso dia a dia e no trabalho.

Quando todos se unem perante a uma causa, coisas maravilhosas podem acontecer.

Lembrem-se: EU E OS GATOS TEMOS ALGO EM COMUM... SOMOS GATOS!

Artigos recentes

Linkem me:

Related Posts with Thumbnails
Google