O que me motivou a escrever este post, foi um texto que eu li no blog do colega Matheus Hruschka (um jogador de Magic assim como eu!), Crônicas de Elevador, e assim tentei traçar um paralelo da palavra coisa com a palavra inglesa muito famosa, conforme vocês poderão ler. O texto que me inspirou pode ser lido nesse link.
Na língua inglesa, existe uma palavra que é dita universalmente por todos, e ela pode expressar um palavrão, uma relação sexual, uma coisa muito boa ou muito ruim, e por aí vai. Se você assiste a um filme americano, essa palavra é dita a todo o momento. Sabem de que palavra estou falando? Sim, estou falando da palavra FUCK!
Ela sempre aparece nas mais variadas formas, seja no início de uma pergunta: “What the fuck”, seja como forma de desprezo: “I don’t give a fuck whether...”, seja para indicar uma coisa muito boa: “He’s a fuckin’ great guitar...”, ou num xingamento: “Fuck you, man”, ou num convite ao sexo: “Let´s fuck, baby”, ou mesmo quando você está com problemas:” Oh shit, I’m fucked up”, e assim por diante. Ou seja, a palavra fuck pode ser usada de várias maneiras morfológicas, ora é substantivo, ora é verbo, ora é adjetivo, e por aí vai...
Vem do Lat. Causa
s. f., qualquer objeto inanimado; o que existe ou pode existir; ente; caso; acontecimento; negócio; fato; assunto; matéria; ato; causa; motivo; mistério; espécie; bens; propriedades.
-s do arco-da-velha: coisas extraordinárias;
não dizer - com -: falar sem nexo;
-s e lousas: aquilo que não se pretende explicar.
[Var. de cousa.] Substantivo feminino. Aquilo que existe ou pode existir:
[De coisa + -ar2.] Verbo transitivo direto. Refletir, matutar; imaginar.
- Professor, não consigo entender essa coisa. Já coisei de várias maneiras e não cheguei a lugar nenhum...
E eu, para incrementar o diálogo com a bela moça, retruquei:
- O problema é que você não está coisando da maneira correta. Se você coisasse esse coisa do 1º membro para o segundo membro, a resolução estaria coisadamente coisada. Coise da maneira que te falei.
Ela olhou para mim, indignada e disse que eu estava tirando sarro da cara dela, o que eu logo disse:
- Minha bela coisinha! Mas que coisa! E depois você reclama que eu não coiso direito!
Lembrem-se: EU E OS GATOS TEMOS ALGO