quarta-feira, 13 de março de 2019

A Google faz a sua limpeza de primavera desativando vários de seus serviços

A Google sempre faz uma limpeza na primavera do hemisfério norte e acaba encerrando vários de seus serviços, como o Inbox, o Allo, o encurtador de URL goo.gl e o Google+ nas próximas semanas!

fonte: 9to5Google
A Google é notória nesta época porque sempre mata seus produtos, e muitos deles aparentemente sem motivo. Às vezes é uma pena, outras vezes passa quase despercebido. Nas próximas semanas, no entanto, o Google está se preparando para eliminar alguns produtos favoritos, incluindo o Allo, já encerrado nesta semana, o Inbox by Gmail, o Google+, e o seu encurtador de URL.

Veja abaixo um calendário sobre o que vai acontecer e o que vai ser encerrado com a "Limpeza da Primavera" da Google.

Google Allo - 12 de março de 2019

fonte: 9to5Google
A primeira vítima da Limpeza de Primavera de 2019 foi o Google Allo. O décimo-sétimo serviço de mensagens da empresa foi superado por muitos após o I/O 2016, apesar de ter demorado bastante para ser lançado. Depois que finalmente chegou, ganhou muita tração muito rapidamente, mas depois caiu apesar de ter alguns usuários ativos leais, mas graças a uma configuração que exigia um número de telefone e apenas a falta de usuários, Allo rapidamente começou a afundar.

Ainda assim, Allo foi muito bom, pois seus recursos de mensagens estavam à frente de seu tempo, e também foi o local de nascimento e o primeiro lugar em que pudemos experimentar o Google Assistente. Ele também estreou ao lado do Google Duo, um serviço de videochamada que atualmente está prosperando e, sem dúvida, um dos melhores produtos da empresa no momento.

Após o primeiro relato de sua morte, a Google confirmou isso em um anúncio oficial há apenas alguns meses. Allo viveu e morreu no tempo do Hangouts e também estabeleceu a base do novo empreendimento do Google no chat RCS. RIP Goolge Allo!

Inbox by Gmail - Última semana de março

fonte: 9to5Google
A Google não forneceu uma data específica para o fechamento do Inbox by Gmail, mas a morte do serviço deixou muitos usuários indiferentes. O cliente de e-mail era uma maneira oficial de acessar seu endereço do Gmail, mas com uma visão totalmente diferente de como isso funcionaria. Isso incluiu pacotes que agrupariam seus e-mails com base no dia ou no tópico deles. Outras grandes adições incluem pré-visualizações de anexos in-line, snoozing, melhores ferramentas de arquivamento e lembretes que apareceram junto com seus e-mails.

Compreensivelmente, as pessoas estão chateadas com a morte do Inbox, porque mas o serviço criou uma tonelada de ótimos recursos novos.

Desde o seu lançamento em 2014, a Google vem trazendo alguns dos recursos do Inbox para o Gmail, e a empresa diz que haverá mais. Já vimos isso até certo ponto, e as imagens vazadas até mostram outros recursos, como os pacotes que chegam ao aplicativo do Gmail no Android.

Conforme mencionado, o Google não forneceu uma data oficial de morte para o Inbox. Por enquanto, só sabemos que está sendo fechado agora em março.

Encurtador de URL goo.gl - 30 de março de 2019

fonte: 9to5Google
Embora os outros produtos desta lista sejam certamente mais conhecidos pelos consumidores, uma ferramenta do Google muito popular na internet é o goo.gl. O encurtador de URL da Google tem sido uma alternativa simples e popular há anos. No dia 30 de março, porém, será encerrado.

A Google iniciou o processo de encerrar seu encurtador de URL em 2018, cortando novos usuários em abril passado. No dia 30 de março, fecha para todos. Os links que já foram criados continuarão funcionando, mas as estatísticas não serão mais visíveis e os usuários também não poderão criar novos links. No momento da redação, você nem pode fazer login no goo.gl pela web.

A morte de goo.gl ocorre quando a Google mudou seu foco para o Firebase Dynamic Links. Essa ferramenta oferece muito mais funcionalidade, mas sinceramente será uma pena perder a ferramenta simples que foi goo.gl.

Fica aqui a dúvida de como o Feedburner irá funcionar com o fim do encurtador... Sim, o Feedburner ainda existe, eu mesmo uso no Twitter para promover os links dos meus blogs!

Google+ - 2 de abril de 2019

fonte: 9to5Google


É um dia que a mídia vem tentando fazer acontecer há anos e anos. Em 2 de abril de 2019, o Google+ morre oficialmente. A rede social que desenvolveu uma base de fãs muito leal, mas não conseguiu adotar o mainstream.

Ainda assim, parecia que a Google queria continuar apostando com a plataforma, ao integrá-la ao longo dos anos em muitos outros produtos, incluindo a seção de comentários do YouTube (para grande parte do ódio de alguns).

Mas no ano passado, a empresa descobriu dois problemas de segurança com a plataforma que colocaram em risco os dados de milhões e desencadearam tanto um desligamento quanto uma escalada desse processo. Agora, estamos chegando rápido na data de 2 de abril do Google+. A plataforma vem fechando suas APIs nas últimas semanas e os consumidores foram notificados sobre a morte da plataforma inúmeras vezes. É claro que o Google+ ainda está no caminho certo para ser um produto comercial. Vamos ver quanto tempo dura.

Se você ainda é um usuário ativo do Google+, não demore a fazer o download dos seus dados.

fonte: 9to5Google

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pessoal, comentem, críticas e elogios serão bem aceitos. E eu respondo, posso demorar mas respondo. Esse velho lobo do mar tarda mas não falha!!!!

Leia antes a minha Política de Comentários.

Se quiser deixar o link de uma postagem sua, utilize o código abaixo trocando o que está escrito em letra maiúscula:

<p><abbr><em><strong>SEU NOME</strong> - último post do blog... <a href="<strong>LINK-DA-POSTAGEM</strong>"><strong>TÍTULO DA POSTAGEM</strong></a></em></abbr><p>

Artigos recentes

Related Posts with Thumbnails
Google