fonte: Android Police |
Um porta-voz do YouTube disse ao BuzzFeed: "Como parte de nossos esforços contínuos para construir uma melhor experiência de notícias no YouTube, estamos expandindo nossos painéis de informações para trazer verificações de fatos de editores elegíveis para o YouTube."
Vídeos contendo informações erradas não sofrerão alterações. Em vez disso, os novos painéis de informações servirão de aviso de que as informações em vídeos associados a uma determinada consulta podem ser controversas ou enganosas.
Imagens dos novos painéis de informação em pesquisa no YouTube, via Buzzfeed. |
O recurso já está em exibição para um "número limitado de usuários", mas apenas na Índia e apenas para pesquisas em inglês e hindi. O Buzzfeed foi informado de que o recurso será divulgado para um público maior posteriormente, mas não foi fornecido um cronograma. Alguns dos serviços de checagem de fatos usados pela Google na Índia são os mesmos usados pelo Facebook em seus esforços para combater a desinformação.
Exemplos de conteúdo que receberiam esses painéis de informações fornecidos ao Buzzfeed incluíam o termo de pesquisa "Imagens de CCTV do ataque terrorista Pulwama". Os vídeos que aparecem nessa busca estão ligados a uma explosão de bomba na Síria, embora alguns indivíduos tentem convencer outros de que representam um ataque que ocorreu no conflito recente entre a Índia e o Paquistão.
Inevitavelmente, alguém vai espernear gritando censura neste desenvolvimento, mas parece que a pior coisa que vamos sofrer é um aviso de que é muito necessário que possa ajudar a impedir a disseminação de coisas como a ignorância dae ser um anti-vacina, que na verdade está literalmente assassinando pessoas. Se não concordar com isso, você pode rolar para a direita, assim como você pode ignorar os avisos nos maços de cigarro.
Fonte: Android Police via BuzzFeed