As últimas mudanças na política do Google Play podem trazer novos emojis para seus aplicativos favoritos. Elas também lidam com questões de fiscalização regional e interações sociais para aplicativos infantis.
fonte: Android Police |
Os editores e consumidores de aplicativos precisarão estar cientes de algumas novas políticas da Play Store que entrarão em vigor nos próximos meses. Isso manterá os desenvolvedores em alerta para novos emojis, manterá as crianças seguras enquanto interagem com outras pessoas e fornecerá alguma granularidade sobre onde determinados aplicativos podem ser vistos.
As novas regras, anunciadas hoje, vão entrar no ar em três etapas.
1 de dezembro de 2021
No primeiro lote a entrar em vigor, a Play Store terá o poder de impedir que um aplicativo seja visível em certas regiões se, especificamente, for considerado que contém conteúdo sexual impróprio e/ou profanação. De forma mais geral, a limitação de região também se tornará uma ferramenta de aplicação geral para outras questões que a Google possa considerar necessárias - questões de direitos autorais, por exemplo. Isso é diferente de zerar completamente a visibilidade do aplicativo, onde apenas as pessoas com o link da Play Store do aplicativo podem acessá-lo, a única opção de aplicação na política atual. As atualizações não serão mais repassadas aos usuários atuais em regiões de exceção, mas os aplicativos ainda podem ser usados.
Também em pauta está a proibição de aplicativos publicados por movimentos ou organizações perigosas que "se envolveram, prepararam ou reivindicaram responsabilidade por atos de violência contra civis". Qualquer pessoa que publique um aplicativo que glorifique tais atos para fins educacionais, documentais, satíricos ou artísticos deve incluir o contexto relevante.
2 de fevereiro de 2022
Se um aplicativo contém código que baixa o que é chamado de "Mobile Unwanted Software ou software indesejado móvel" (MUwS), os editores precisarão se livrar dele. Esse código Hostile Downloader pode ser identificado com base na suspeita de que o comportamento foi destinado principalmente para baixar MUwS ou se pelo menos 5% dos aplicativos baixados pelo código forem considerados MUwS com base em pelo menos 500 downloads observados. Isso pode colocar algumas lojas de aplicativos de terceiros em risco de violação.
Também a partir deste ponto, os aplicativos que rodam no Android 12 ou posterior precisarão oferecer suporte à biblioteca Unicode Emoji mais recente dentro de 4 meses de seu lançamento público. Isso deve aliviar um pouco a ansiedade de emoji que alguns de vocês têm ao usar certos aplicativos que ficam para trás.
Devs: se você usar AppCompat, pressione levemente o botão Emoji. Para aplicativos com visualizações que usam StaticLayout, certifique-se de que EmojiCompat seja aplicado em todas as superfícies. Ou, você sabe, pode simplesmente atualizar as coisas manualmente. O lançamento de novas versões de Emoji normalmente ocorre a cada primavera e outono, sendo a mais recente o Emoji 14.0 em 7 de setembro.
1 de abril de 2022
Os editores de aplicativos voltados para crianças que contêm elementos de interação social precisarão divulgar esses elementos em seu questionário de classificação de conteúdo. Esse aplicativo deve alertar seus usuários sobre os riscos da interação social e dar-lhes dicas de segurança. Mais importante ainda, a ação de um adulto deve ser exigida antes que as crianças compartilhem informações pessoais. Se o aplicativo em questão não for um aplicativo de rede social, mas ainda tiver recursos de interação social, ele também deve permitir que os adultos limitem ou desliguem esses recursos. A ação adulta envolverá algum tipo de autenticação para tornar difícil para as crianças concederem a si mesmas as permissões que desejam.
Se o objetivo principal de um aplicativo é fazer com que os usuários entrem em contato com pessoas que não se conhecem, como uma roleta de bate-papo ou até mesmo um fórum aberto, ele não deve ser direcionado a crianças.
fonte: Android Police