font: The Next Web |
O usuário Joshua Maddux foi ao Twitter para relatar o comportamento incomum que ocorre no aplicativo do Facebook para iOS. Nas filmagens que ele compartilhou, você pode ver a câmera trabalhando ativamente em segundo plano enquanto ele percorre o feed.
O problema se torna evidente devido a um erro que mostra a alimentação da câmera em uma pequena faixa no lado esquerdo da tela quando você abre uma foto no aplicativo e desliza para baixo. O TNW conseguiu reproduzir o problema.
Aqui está o que isso se parece:
Found a @facebook #security & #privacy issue. When the app is open it actively uses the camera. I found a bug in the app that lets you see the camera open behind your feed. Note that I had the camera pointed at the carpet. pic.twitter.com/B8b9oE1nbl— Joshua Maddux (@JoshuaMaddux) November 10, 2019
"Foi encontrado um problema de #segurança e #privacidade no @facebook. Quando o aplicativo é aberto, ele usa ativamente a câmera. Encontrei um bug no aplicativo que permite ver a câmera aberta atrás do seu feed. Observe que eu tinha a câmera apontada para o tapete."
Maddux adiciona o mesmo problema em cinco dispositivos iPhone com iOS 13.2.2, mas não conseguiu reproduzi-lo no iOS 12. “Notei que os iPhones com iOS 12 não mostram a câmera (isso não quer dizer que não está sendo reproduzida). usado) ”, ele disse.
Os resultados são consistentes com as tentativas feitas pelo pessoal do TNW. Embora os iPhones com iOS 13.2.2 realmente mostrem a câmera trabalhando ativamente em segundo plano, o problema não parece afetar o iOS 13.1.3. Percebe-se ainda que o problema ocorre apenas se você tiver dado acesso ao aplicativo do Facebook à sua câmera. Caso contrário, parece que o aplicativo do Facebook tenta acessá-lo, mas o iOS bloqueia a tentativa.
Ainda não está claro se esse é o comportamento esperado ou simplesmente um bug no software iOS (todos sabemos o que o Facebook irá dizer; spoiler: "Blá,blá, blá, é um bug. Desculpe-nos"). Esse problema não conseguiu ser reproduzido no Android (versão 10, usada no Google Pixel 4).
Seja qual for o motivo, esse comportamento é bastante preocupante, especialmente considerando o histórico atroz do Facebook quando se trata de privacidade do usuário (lembra-se da Cambrdige Analytica?).
Até agora, todos devem estar cientes de que qualquer aplicativo iOS que tenha acesso concedido à sua câmera poderá gravá-lo secretamente. Em 2017, o pesquisador Felix Krause conversou com a TNW sobre o mesmo problema.
Na época, o pesquisador observou que uma maneira de lidar com essa preocupação com a privacidade é revogar o acesso à câmera (embora isso indiscutivelmente não seja uma experiência de software suave). Outra coisa que ele sugeriu foi cobrir a câmera, como fazem o diretor do FBI James Comey e o próprio imperador do Facebook, Mark Zuckerberg. Devemos aprender com os profissionais, não é mesmo?
A TNW entrou em contato com o Facebook e está aguardando a resposta da empresa.
O Facebook confirmou o problema, e o chamou de bug (incrível, não?).
“Descobrimos recentemente nosso aplicativo para iOS iniciava incorretamente no cenário. Ao corrigir essa semana passada na v246, inadvertidamente, introduzimos um bug em que o aplicativo navega parcialmente na tela da câmera quando uma foto é tocada”, twittou o vice-presidente do Facebook do Integrity Guy Rosen. "Não temos evidências de fotos/vídeos enviados devido a isso."
Então, pelo menos isso.
Enquanto isso, Rosen diz que o Facebook está enviando uma correção para a App Store.
fonte: The Next Web