quinta-feira, 30 de novembro de 2017

Usuários pedem para criarem sites para a web, e não apenas para o Google Chrome.

Nos tempos antigos da Internet, os sites eram criados para serem visualizados apenas para um tipo de navegador. Lembram da paisagem do navegador que ficava profundamente fragmentada e abundante com elementos proprietários, como ActiveX, Flash e Silverlight?

fonte: The Next Web
Então, esse sofrimento acabou, pois em com padrões abertos, não há literalmente nenhum motivo para lock-ins proprietários, onde sites só funcionam em determinados navegadores e em determinados sistemas operacionais. Isso é bom porque os monopólios são quase nunca bons para o usuário final. A concorrência é o que torna a web tão vibrante e excitante.

Mas o porquê deste artigo? Só uma palavra: Airbnb!

Alguém fez um tweet sobre um problema com o site dessa empresa que compartilha estadias. Aparentemente, parece que é impossível fazer uma reserva no Safari 9.1. Quem for rato de internet sabe qual é o problema: Essa versão específica do Safari saiu em março de 2016. No momento da redação, a versão mais atual do Safari é 11.0.1.

Em vez de informar ao usuário para atualizar seu navegador (o que é razoável), a Airbnb disse para ele instalar o Chrome ao vez disso, pois o site estava "otimizado" para esse navegador. Claramente irritado, um desenvolvedor do Chrome, Jeffrey Yasskin, que disse: "Ugh. Como membro da equipe do Chrome, não faça isso".



Outra empresa que está dizendo abertamente aos usuários usar o Chrome em vez de qualquer navegador concorrente moderno, como Firefox, Safari e Opera, é o Groupon:

"Oi Larry, pedimos desculpas pela frustração. O Groupon é otimizado para ser usado em um navegador Google Chrome e, enquanto você definitivamente pode usar o Firefox ou outro navegador, se desejar, pode haver atrasos quando o Groupon não é usado pelo Google Chrome."

Obviamente, os desenvolvedores não estão realmente impressionados com isso, e Groupon atraiu algum snark.


"Ugh. Como membro da equipe do Chrome, não crie sites só para o Chrome."


"Esta resposta melhor vista em resolução 800 × 600 e em 1995."


"Construindo e testando seu site para apenas um navegador? Isso é tão anos 90."


"Isso realmente não é aceitável. Desenvolvedores da Web, vocês podem fazer melhor. Desenvolva para a *web *, não para um único navegador. Caso contrário, você está ferrando seus usuários."

Em um mundo de padrões abertos, não há literalmente nenhuma razão para um site como o Airbnb deva favorecer um navegador em vez de outro. Sim, os navegadores reconhecidamente diferem em quanto das especificações HTML5 que implementaram, mas, em geral, essas besteiras proprietárias ficaram no passado.

Então, vamos agir assim, ok? Só que não...

O Chrome é o melhor navegador da atualidade mas peca principalmente no gerenciamento da memória, a nova versão do Firefox corrige isso e parece ser um concorrente de peso. Não posso falar do Safari e do Ópera, pois não os uso mas, pelo que sei, estão também modernizados com as novas tecnologias.

O problema está nos navegadores da Microsoft, o IEca, ainda usado e o novo Edge, que só mudou o nome e o layout, mas que continua com os mesmos problemas de antes, lerdeza, insegurança, não aceita o HTML5 nem o CSS3 no todo, entre outras coisas. Para esses com certeza, nenhum desenvolvedor deveria se preocupar. Os navegadores da Microsoft só servem para baixar um navegador melhor e moderno.

Como o Chrome é o mais usado no mundo, é óbvio que os desenvolvedores vão por esse caminho, mas se o usuário manter os outros navegadores atualizados, é claro que os referidos sites e outros funcionem normalmente. Muito mimimi na internet.

fonte: The Next Web

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pessoal, comentem, críticas e elogios serão bem aceitos. E eu respondo, posso demorar mas respondo. Esse velho lobo do mar tarda mas não falha!!!!

Leia antes a minha Política de Comentários.

Se quiser deixar o link de uma postagem sua, utilize o código abaixo trocando o que está escrito em letra maiúscula:

<p><abbr><em><strong>SEU NOME</strong> - último post do blog... <a href="<strong>LINK-DA-POSTAGEM</strong>"><strong>TÍTULO DA POSTAGEM</strong></a></em></abbr><p>

Related Posts with Thumbnails
Google