Pesquisa personalizada

quarta-feira, 13 de maio de 2015

Como resolver o problema do arquivo svchost.exe que trava o computador





Há várias semanas, meu notebook que roda o Windows 7 vem travando constantemente, e como resultado, aparecia aquela tela azul da morte dizendo que um determinado arquivo estava consumindo muita memória e sempre abrindo várias sessões simultâneamentes.

O famigerado arquivo é o svchost.exe, e que não é um vírus, e sim parte integrante do sistema operacional. Ao abrir o gerenciador de tarefas, verifiquei que ele dominava a maioria de todos os processos e não adiantava encerrar os processos porque ele sempre voltava a agir:

Tá tudo dominado!!!

De acordo com a ajuda do Windows:
O Svchost.exe é um processo no computador que hospeda, ou contém, outros serviços individuais que o Windows usa para executar várias funções. Por exemplo, o Windows Defender usa um serviço que é hospedado por um processo svchost.exe.

Pode haver várias instâncias do svchost.exe em execução no computador, com cada instância contendo diferentes serviços. Uma instância do svchost.exe pode hospedar um único serviço de um programa, e outra instância pode hospedar vários serviços relacionados ao Windows. Você pode usar o Gerenciador de Tarefas para ver os serviços que estão em execução em cada instância do svchost.exe.

Acontece que há vários malwares e/ou vírus que se instala no computador usando o nome desse arquivo, e eles se instalam sempre na pasta Windows ou na pasta System. Rodei o antivírus e nenhum arquivo suspeito foi localizado. O verdadeiro svchost.exe estava no seu lugar de sempre, na pasta System32. Um detalhe, a cada atualização da plataforma,  outros arquivos svchost.exe são instalados mas como backup do sistema.

NUNCA APAGUE O ARQUIVO SVCHOST.EXE DA PASTA SYSTEM32!

A solução após muita pesquisa, é renomear dois arquivos que existem na pasta Windows (c:\windows~): A pasta SoftwareDistribution e o arquivo de log WindowsUpdate. Abaixo mostro onde eles estão:

SofwareDistribution
WindowsUpdate.log
Para renomear esses arquivos, devemos primeiro entrar no Windows em modo de segurança, ao ligar o computador pressione a tecla F8. Com o dispositivo ligado procure a pasta Windows e os arquivos mencionados.

Atenção:

a) Renomeie softwaredistribution para softwaredistribution.old

b) Renomeie windowsupdate.log para windowsupdate.log.old

c) Reinicie o computador em seu modo normal.

Et voilà! O computador agora passou a funcionar normalmente e o svchost.exe passa a consumir menos memória. Mas se o problema voltar a persistir sempre tem aquela velha solução de formatar o HD, que espero não ter que fazer!

Um detalhe, ao reiniciar o próprio sistema cria novos arquivos softwaredistribution e windowsupdate.log. Não se preocupe.


Permalink:





Sobre o Autor:
Crazyseawolf Para saber mais sobre o autor deste blog, visite o seu perfil no Google+ ou este link . Para enviar uma mensagem, clique aqui . Para outras informações, leia o FAQ .



0 Comentando aqui :

Postar um comentário

Pessoal, comentem, críticas e elogios serão bem aceitos. E eu respondo, posso demorar mas respondo. Esse velho lobo do mar tarda mas não falha!!!!

Leia antes a minha Política de Comentários.

Se quiser deixar o link de uma postagem sua, utilize o código abaixo trocando o que está escrito em letra maiúscula:

<p><abbr><em><strong>SEU NOME</strong> - último post do blog... <a href="<strong>LINK-DA-POSTAGEM</strong>"><strong>TÍTULO DA POSTAGEM</strong></a></em></abbr><p>

Related Posts with Thumbnails
Google
 
 
Template Denim, criado por Darren Delaye, customizado por Crazyseawolf.