O famigerado arquivo é o svchost.exe, e que não é um vírus, e sim parte integrante do sistema operacional. Ao abrir o gerenciador de tarefas, verifiquei que ele dominava a maioria de todos os processos e não adiantava encerrar os processos porque ele sempre voltava a agir:
Tá tudo dominado!!! |
De acordo com a ajuda do Windows:
O Svchost.exe é um processo no computador que hospeda, ou contém, outros serviços individuais que o Windows usa para executar várias funções. Por exemplo, o Windows Defender usa um serviço que é hospedado por um processo svchost.exe.
Pode haver várias instâncias do svchost.exe em execução no computador, com cada instância contendo diferentes serviços. Uma instância do svchost.exe pode hospedar um único serviço de um programa, e outra instância pode hospedar vários serviços relacionados ao Windows. Você pode usar o Gerenciador de Tarefas para ver os serviços que estão em execução em cada instância do svchost.exe.
Acontece que há vários malwares e/ou vírus que se instala no computador usando o nome desse arquivo, e eles se instalam sempre na pasta Windows ou na pasta System. Rodei o antivírus e nenhum arquivo suspeito foi localizado. O verdadeiro svchost.exe estava no seu lugar de sempre, na pasta System32. Um detalhe, a cada atualização da plataforma, outros arquivos svchost.exe são instalados mas como backup do sistema.
NUNCA APAGUE O ARQUIVO SVCHOST.EXE DA PASTA SYSTEM32!
A solução após muita pesquisa, é renomear dois arquivos que existem na pasta Windows (c:\windows~): A pasta SoftwareDistribution e o arquivo de log WindowsUpdate. Abaixo mostro onde eles estão:
SofwareDistribution |
WindowsUpdate.log |
Atenção:
a) Renomeie softwaredistribution para softwaredistribution.old
b) Renomeie windowsupdate.log para windowsupdate.log.old
c) Reinicie o computador em seu modo normal.
a) Renomeie softwaredistribution para softwaredistribution.old
b) Renomeie windowsupdate.log para windowsupdate.log.old
c) Reinicie o computador em seu modo normal.
Et voilà! O computador agora passou a funcionar normalmente e o svchost.exe passa a consumir menos memória. Mas se o problema voltar a persistir sempre tem aquela velha solução de formatar o HD, que espero não ter que fazer!
Um detalhe, ao reiniciar o próprio sistema cria novos arquivos softwaredistribution e windowsupdate.log. Não se preocupe.