Pesquisa personalizada

domingo, 16 de novembro de 2014

Streaming, gravadoras, e os artistas ainda sofrem...





Eu sou do tempo em que íamos para uma loja de discos e comprávamos o LP ou o CD do artista ou banda preferida e ficava excitado com as músicas ali inseridas, muitas vezes comprava o álbum por causa de uma única música... Mas aí veio a internet e tudo mudou!

Começaram os downloads ilegais(MP3 principalmente), a venda das faixas separadas dos álbuns em serviços como o #iTunes, e os serviços de streaming...
A tradução foi feita sem se importar com as rimas!
Joy of tech - Taylor Swift and Spotify sing a duet!
Hoje temos os serviços de #streaming, na qual pagamos para ouvir diretamente da internet, seja em sites ou apps, determinadas músicas que nos interessam. A geração da internet simplesmente afundou o CD... Apesar de que parece haver um aparente renascimento do vinil aqui no país ( lá fora o mercado ainda é grande!).

E para o artista? Parece que em termos de ganhos nada mudou, seja no passado quanto atualmente, seus ganhos obtidos seja de um álbum, ou de um streaming, ainda causam polêmica. Verdade seja dita, a renda maior de um artista vem de seus shows.

Uma vez li que para o artista como o Roberto Carlos ganhar um milhão de reais(acho que deveria ser cruzeiro na época!) em grana, teria que vender um milhão e meio de seus álbuns, ou seja, ele não ganha nem 1 mísero real em cada CD. A distribuição, o empresário e as gravadoras ficam sempre com o bolão maior.

A cantora Taylor Swift se retirou do serviço de streaming #Spotify porque houve uma  divergência entre o que deveria ser pago e o que realmente foi pago. O problema é, quem está mentindo ou quem está levando a grana extra... O Spotify diz que pagou aproximadamente 6 milhões de dólares, enquanto que a gravadora diz que só recebeu 500 mil... Parece haver uma jogada da própria gravadora para forçar a venda dos álbuns inteiros. E nessa toada, quem se ferra é sempre o artista.

Eu ainda sou um amante do CD e também do LP, tenho as  minhas coleções guardadas. Apesar de que não nego ter um HD inteiro de álbuns em MP3, um vício que a internet trouxe a todos nós, e você até pode me chamar de hipócrita ao defender os artistas, mas quem não o é nesse mundo?


Permalink:





Sobre o Autor:
Crazyseawolf Para saber mais sobre o autor deste blog, visite o seu perfil no Google+ ou este link . Para enviar uma mensagem, clique aqui . Para outras informações, leia o FAQ .



0 Comentando aqui :

Postar um comentário

Pessoal, comentem, críticas e elogios serão bem aceitos. E eu respondo, posso demorar mas respondo. Esse velho lobo do mar tarda mas não falha!!!!

Leia antes a minha Política de Comentários.

Se quiser deixar o link de uma postagem sua, utilize o código abaixo trocando o que está escrito em letra maiúscula:

<p><abbr><em><strong>SEU NOME</strong> - último post do blog... <a href="<strong>LINK-DA-POSTAGEM</strong>"><strong>TÍTULO DA POSTAGEM</strong></a></em></abbr><p>

Related Posts with Thumbnails
Google
 
 
Template Denim, criado por Darren Delaye, customizado por Crazyseawolf.