quarta-feira, 7 de novembro de 2007

Como limpar o bulbo quebrado de uma lâmpada fluorescente?


Uma das coisas mais simples que alguém pode fazer para reduzir o gasto da energia e por conseqüência a conta de luz é trocar as lâmpadas incandescentes pelas lâmpadas fluorescentes compactas (CFL). Além de economizar dinheiro, ajuda na preservação do meio ambiente.

Mas, como sempre existe um porém: essas lâmpadas contém pequenas quantidades de mercúrio.

O mercúrio é usado dentro do bulbo para aumentar sua eficiência. Você deve tomar muito cuidado apesar dessa pequena quantidade (um bulbo dessa lâmpada contém um centésimo do mercúrio encontrado nos antigos termômetros que usam esse líquido).

Os principais cuidados com o mercúrio são:

* a) Se as lâmpadas quebrarem, o mercúrio pode escapar para dentro da sua casa(não é muito, mas você deve tomar certas precauções.)
* b) Essas lâmpadas não podem ser colocadas em seu lixo normal.

Como devo limpar um bulbo quebrado?

1. Abra a janela e saia da sala (acesso restrito) pelo menos por 15 minutos
2. Remova todos os materiais que puder sem usar um aspirador de ar. Use luvas de borracha, nunca coloque suas mãos diretas na lâmpada. Cuidadosamente tire os fragmentos e o pó com um papel rígido ou papelão. Limpe bem a área com uma toalha úmida, uma fita adesiva pode ser usada para retirar alguns pedaços pequenos e o pó.
3. Coloque todos os materiais usados na limpeza dentro de um saco plástico e sele-o. Se colocar no lixo normal, sele a lâmpada em dois sacos plásticos e coloque-os na lata de lixo. Lave suas mãos após descartar o saco.
4. Na primeira vez que você for limpar a área onde o bulbo foi quebrado, remova o saco do aparelho após o processo (ou esvazie e limpe a caixa de metal) e ponha o saco e/ou os entulhos, assim como os materiais usados na limpeza, em dois sacos plásticos selados na sua lata de lixo.

(Um detalhe: Verificar se existem leis que proíbam colocar esse tipo de material num lixo normal em seu estado ou País.)

Essas recomendações acima fazem parte do U.S. EPA(Agência de proteção do Meio Ambiente dos Estados Unidos).

As novas lâmpadas CFL produzidas hoje usam cerca da metade do mercúrio que as antigas usavam.

Texto traduzido livremente do site 21st Century Citizen. O original em inglês pode ser lido aqui.

Artigos recentes

Linkem me:

Related Posts with Thumbnails
Google