quinta-feira, 2 de agosto de 2018

Facebook e Instagram anunciam oficialmente novas ferramentas para combater o vício em mídias sociais

O Facebook quer ajudar seus usuários a combater o vício em mídias sociais. Parece irônico mas a empresa anuncia que vai lançar um conjunto de ferramentas para nos ajudar a gerenciar o tempo que gastamos no Facebook e no Instagram.

fonte: The Next Web
A gigante da mídia social vai lançar em breve três novas funções:

Um painel de atividades: para saber quanto tempo você gastou nos aplicativos, abaixo um exemplo do Instagram, mas a versão do Facebook parece ser quase idêntica.

fonte: The Next Web
Um lembrete de uso diário: você saberá quando tiver atingido um número definido de minutos usando os aplicativos e mais uma vez, o Facebook parece muito semelhante.

fonte: The Next Web

Um recurso para desativar as notificações: como o WhatsApp, você pode interromper as notificações por push do Instagram ou do Facebook por um período de tempo limitado

fonte: The Next Web
As mídias sociais provaram ser tão viciantes quanto os jogos de azar, e os especialistas vêm exigindo o uso responsável da tecnologia há muito tempo. Este é, sem dúvida, um passo na direção certa, bem como um movimento que legaliza o problema. Mas, e você sabe que haverá um mas, pois quando o Facebook está envolvido, parece algo diferente de um movimento cínico para manter o público feliz e ainda viciado.

Em primeiro lugar, o painel de atividades está na página de configurações de ambas as redes sociais, e não em algum lugar em que a pessoa média se encontra. Se o Facebook levasse mesmo a sério o fato de as pessoas se conscientizarem de seu uso de mídia social, isso o colocaria no menu principal de ambos os aplicativos.

Em seguida, o lembrete de uso. Para ser justo, isso é algo que faz sentido estar nas configurações, pois provavelmente você só precisará definir isso uma ou duas vezes. Ainda assim, parece em muito com a notificação "Atualizações prontas para instalar" da OSX, as pessoas rapidamente se tornarão adeptas a ignorar esse aviso quando ele aparecer.

Finalmente, temos o recurso de notificações sem áudio. Tem havido uma tendência de as pessoas desativarem todas as notificações por telefone e minha opinião é que o Facebook está tentando dar o salto para as pessoas que façam isso. É muito melhor para a rede de mídia social dar às pessoas a opção de desativar as notificações por um curto período, em vez de perder totalmente o acesso à atenção delas.

Embora esses recursos, sem dúvida, ajudem algumas pessoas com vício em mídias sociais, será que eles vão realmente fazer uma verdadeira diferença ou será mais um paliativo?.

A empresa não deu um prazo específico para a implementação dessas ferramentas, mas disse que elas serão "lançadas em breve".

De um modo geral, esses recursos são positivos e o vício em mídia social é um problema realmente sério. Mas será que o Facebook implementou esses recursos por causa da pressão pública? Provavelmente sim, mas pelo menos isso mostra que a gigante das mídias sociais está nos levando a sério. Bem, pelo menos às vezes...

fonte: The Next Web

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pessoal, comentem, críticas e elogios serão bem aceitos. E eu respondo, posso demorar mas respondo. Esse velho lobo do mar tarda mas não falha!!!!

Leia antes a minha Política de Comentários.

Se quiser deixar o link de uma postagem sua, utilize o código abaixo trocando o que está escrito em letra maiúscula:

<p><abbr><em><strong>SEU NOME</strong> - último post do blog... <a href="<strong>LINK-DA-POSTAGEM</strong>"><strong>TÍTULO DA POSTAGEM</strong></a></em></abbr><p>

Artigos recentes

Related Posts with Thumbnails
Google