fonte: The Next Web |
Um painel de atividades: para saber quanto tempo você gastou nos aplicativos, abaixo um exemplo do Instagram, mas a versão do Facebook parece ser quase idêntica.
fonte: The Next Web |
fonte: The Next Web |
Um recurso para desativar as notificações: como o WhatsApp, você pode interromper as notificações por push do Instagram ou do Facebook por um período de tempo limitado
fonte: The Next Web |
Em primeiro lugar, o painel de atividades está na página de configurações de ambas as redes sociais, e não em algum lugar em que a pessoa média se encontra. Se o Facebook levasse mesmo a sério o fato de as pessoas se conscientizarem de seu uso de mídia social, isso o colocaria no menu principal de ambos os aplicativos.
Em seguida, o lembrete de uso. Para ser justo, isso é algo que faz sentido estar nas configurações, pois provavelmente você só precisará definir isso uma ou duas vezes. Ainda assim, parece em muito com a notificação "Atualizações prontas para instalar" da OSX, as pessoas rapidamente se tornarão adeptas a ignorar esse aviso quando ele aparecer.
Finalmente, temos o recurso de notificações sem áudio. Tem havido uma tendência de as pessoas desativarem todas as notificações por telefone e minha opinião é que o Facebook está tentando dar o salto para as pessoas que façam isso. É muito melhor para a rede de mídia social dar às pessoas a opção de desativar as notificações por um curto período, em vez de perder totalmente o acesso à atenção delas.
Embora esses recursos, sem dúvida, ajudem algumas pessoas com vício em mídias sociais, será que eles vão realmente fazer uma verdadeira diferença ou será mais um paliativo?.
A empresa não deu um prazo específico para a implementação dessas ferramentas, mas disse que elas serão "lançadas em breve".
De um modo geral, esses recursos são positivos e o vício em mídia social é um problema realmente sério. Mas será que o Facebook implementou esses recursos por causa da pressão pública? Provavelmente sim, mas pelo menos isso mostra que a gigante das mídias sociais está nos levando a sério. Bem, pelo menos às vezes...
fonte: The Next Web