terça-feira, 7 de agosto de 2018

Google lança o Android 9 Pie nos seus smatphones Pixel

A Google finalmente anunciou ontem a versão final do Android 9, sua nova versão de seu sistema operacional cujo nome é P, de Pie (torta), e ele foi lançado para os smartphones Google Pixel e no Pixel 2.

fonte: 9to5Google
Após 5 previews de desenvolvedores durante 5 meses, a Google anunciou que o Android 9 saiu da versão beta e está disponível para que os fabricantes de smartphones preparem as atualizações de seus dispositivos. O Android 9 Pie já está presente nos smartphones da empresa, o Google Pixel e o Pixel 2. Nessa nova versão a empresa foca na “Simplicidade” e “Inteligência” ao introduzir a nova navegação do sistema baseada em gestos, começando com uma barra de navegação que apresenta principalmente um botão home em forma de comprimido. E ainda teremos o lançamento do “Digital Wellbeing” ou Bem Estar Digital, que virá ainda neste semestre.

Simplicidade

Ao deslizar para cima abre a nova tela Overview (Visão Geral) que utiliza cartões verticais para fornecer visualizações de tela inteira dos aplicativos. Deslizando a pílula para a direita em qualquer lugar do Android, incluindo a tela inicial, leva os usuários rapidamente ao último aplicativo usado. Isso serve para substituir o botão multitarefa que foi removido. Enquanto isso, segurarando o botão home, vai permitir que os usuários percorram verticalmente todos os aplicativos recentes.

No Pixel Launcher, o novo Overview também apresenta uma barra de pesquisa e um encaixe com cinco aplicativos “Sugestões”. Nesta exibição de cartão, os usuários podem aproveitar a seleção de texto inteligente para realçar texto e copiar ou executar ações rapidamente em endereços e números de telefone.

Da mesma forma, o Pie apresenta um novo ampliador que facilita a seleção de um ponto exato do texto. A tela dividida ainda é acessível a partir da mesma, mantendo pressionado o ícone do aplicativo do cartão para revelar um menu.

As configurações rápidas foram reprojetadas com um painel arredondado que agora abriga as seis primeiras alternâncias. A partir do painel completo, a Google infelizmente removeu a capacidade de manter as configurações individuais para acessar uma lista em linha de redes Wi-Fi, dispositivos Bluetooth e muito mais. As alternações só podem ser ativadas/desativadas ou mantidas pressionadas para abrir a página inteira no aplicativo Configurações, que foi reprojetado no Pixel e no Pixel 2.


fonte: 9to5Google
Com os ícones coloridos, agora há uma lista de notificações "Enviadas recentemente" que faz parte do Digital Wellbeing para ajudar os usuários no gerenciamento do uso do dispositivo. O Battery Saver agora é mais sutil com o status e a barra de navegação não mais laranja brilhante. Em vez disso, apenas o ícone da bateria recebe um contorno laranja e sinal de mais para observar que o modo está ativado.

Várias configurações do sistema foram ajustadas, como controles de volume. O rocker físico padrão para ajustar o volume de mídia, enquanto não há acesso rápido aos modos de som mudo e só de vibração. Segurar o botão home oferece um novo atalho de captura de tela, enquanto o Android Pie tem uma nova ferramenta de marcação para cortar e rabiscar rapidamente as imagens.

O Giro automatico está presente em um novo botão de confirmação de rotação que aparece na barra de navegação para girar manualmente a tela. Vários ícones do Android 9 foram reformulados para corresponder ao Material Design da Google. Evidentes especialmente nas configurações rápidas, os ícones agora são contornos em negrito com centros ocos.

As notificações foram reprojetadas com uma interface mais otimizada para mensagens. Você pode continuar conversando diretamente em alertas que agora podem apresentar imagens em linha e sugestões de respostas inteligentes de apps.

fonte: 9to5Google

Inteligência

No quesito "Inteligência", o Adaptive Battery usa modelos de aprendizado de máquina da divisão DeepMind da Alphabet para priorizar recursos de energia para seus aplicativos e serviços usados ​​ativamente. O Brilho Adaptável também usa ML para encontrar suas configurações preferidas com base no ambiente para evitar que os usuários precisem fazer anualmente o ajuste do controle deslizante.

As App Actions acima da gaveta do aplicativo antecipam as próximas tarefas com sugestões inteligentes. Isso inclui sugestões de chamadas, rotas para navegar em casa e outros atalhos, como uma lista de reprodução de músicas, quando você conecta fones de ouvido. Neste semestre, a Google vai lançar o Slices para exibir partes de um aplicativo diretamente na Pesquisa do Google.

Por exemplo, ao inserir "Lyft" na barra de pesquisa, há a  exibição de atalhos para o Home e o Work que anotam o ETA do driver, os preços e poderão fazer o pedido rapidamente. A pesquisa "Hawaii" pode exibir um carrossel de suas imagens do Google Fotos.

fonte: 9to5Google

O Pie agora suporta dispositivos com entalhes ou "recortes de exibição", juntamente com suporte para várias câmeras, dada a tendência dos arrays de sensores duplos. Uma desvantagem infeliz para os entalhes é que mesmo os dispositivos sem um recorte só podem exibir quatro ícones na barra de status antes que os pontos pareçam notar que outros alertas estão presentes.

Também há suporte para HDR VP9 Video e compactação de imagem HEIF. Enquanto isso, a autenticação biométrica unificada - que suporta o desbloqueio de íris e face - resulta em uma solicitação de senha padronizada até mesmo em aplicativos de terceiros.

Digital Wellbeing (Bem-estar digital)

Embora o Digital Wellbeing seja lançado até o final deste ano, como dito antes, a Google disponibilizou uma versão beta para os dispositivos Pixel a partir de hoje. Acessível a partir das Configurações, um novo Painel detalha exatamente como você usa um dispositivo. Isso inclui o tempo gasto em aplicativos, o número de notificações recebidas e quantas vezes você desbloqueia seu smartphone.

Com o App Timer, você pode definir limites para aplicativos com "avisos" que alertam quando está perto, bem como ícones de inicialização acinzentados para o resto do dia. O recurso Não perturbe silencia todas as interrupções visuais que aparecem, além de chamadas telefônicas e textos. O modo Wind Down desvanecerá a tela em escala de cinza à medida que você se prepara para adormecer para desencorajar o uso do dispositivo antes do descanso.

Os usuários podem explorar o uso por aplicativo com gráficos de hora em hora e diários. Essas páginas também incluirão atalhos para ajustar as configurações de notificação de um aplicativo, enquanto os desenvolvedores poderão integrar detalhamentos mais detalhados com links diretos nas configurações no aplicativo. Por exemplo, o YouTube ganhará em breve uma página de estatísticas "Tempo assistido" depois de adicionar alertas "Descanse um pouco".

fonte: 9to5Google

Disponibilidade

O Android 9 Pie foi lançado ontem para o Pixel, o Pixel XL, o Pixel 2 e o Pixel 2 XL. A Google publicou as imagens da fábrica e da OTA para aqueles que não querem esperar pela atualização automática.

Com oito smartphones no Android P Beta, o Google observa que os dispositivos da Sony Mobile, da Xiaomi, da HMD Global, da Oppo, da Vivo, da OnePlus e da Essential serão atualizados até o final deste outono. esse período, enquanto a Google está trabalhando com outros fabricantes para lançar ou atualizar dispositivos para o Pie ainda em 2018.

Bem,  a Motorola/Lenovo ainda nem instalou o Android 8 Oreo nas versões do Moto G5. Imaginem quando ela vai instalar o Android 9 Pie nas versões do Moto G6... E quem usa Samsung, só tenho os meus pêsames!

fonte: 9to5Google

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pessoal, comentem, críticas e elogios serão bem aceitos. E eu respondo, posso demorar mas respondo. Esse velho lobo do mar tarda mas não falha!!!!

Leia antes a minha Política de Comentários.

Se quiser deixar o link de uma postagem sua, utilize o código abaixo trocando o que está escrito em letra maiúscula:

<p><abbr><em><strong>SEU NOME</strong> - último post do blog... <a href="<strong>LINK-DA-POSTAGEM</strong>"><strong>TÍTULO DA POSTAGEM</strong></a></em></abbr><p>

Artigos recentes

Related Posts with Thumbnails
Google