domingo, 15 de julho de 2018

A Google lança suporte ao código morse do Gboard no iOS e o novo jogo Morse Typing Trainer no Chrome

O suporte ao código morse chegou ao Gboard para iOS e a Google lançou no Chrome um jogo para ensinar o básico dessa linguagem em uma hora.

fonte: 9to5Google
Na conferência I/O 2018, a Google adicionou o suporte ao código Morse no GBoard, o teclado padrão do Android para melhorar a acessibilidade para pessoas em todo o mundo. Agora o recurso está disponível no Gboard para iOS, já a versão do Android vem recebendo várias melhorias. A Google também lançou o jogo Morse Typing Trainer em seu navegador para ensinar o básico do Morse em menos de uma hora.

O suporte ao código Morse no Gboard permite que os usuários insiram pontos e traços que são convertidos em letras e texto. As sequências de morse aparecem na faixa de sugestões automáticas da Gboard, com o aplicativo apresentando um layout otimizado que apresenta dois caracteres predominantes e outras teclas para edição, como exclusão e espaço.

Também há suporte para personalizações mais precisas na interface, de acordo com as necessidades exatas do usuário. No Android, o aplicativo suporta switches de hardware externos para que pessoas com mobilidade limitada possam controlar um dispositivo.

O Morse foi lançado no Gboard para Android na E/S e hoje vem obtendo várias melhorias. Enquanto isso, o novo método de entrada está sendo implementado no Gboard para iOS.

O engraçado é que essa entrada do código Morse era uma piada de prieiro de abril feita em 2012 como Gmail Tap, tendo como convidado especial LL Cool J:


A Google também desenvolveu um novo experimento no Chrome e forma de jogo que ajuda a ensinar código Morse em menos de uma hora. Disponível para dispositivos Android e iOS com o Gboard, além da Web, o Morse Typing Trainer associa basicamente caracteres Morse a vários desenhos.

"Criamos esse instrutor para tornar o processo de aprendizado do código Morse mais divertido e incentivar as pessoas a continuarem com ele. Experimente se você configurou o código Morse para o Gboard e está pronto para aprender o Morse."

O Google Creative Lab publicou essas imagens como pôsteres e cartas individuais disponíveis para download. Outros projetos listados nos Experimentos com o Google incluem um aplicativo de conversão de texto em fala e um adaptador de chave auxiliar para o Android.

fonte: 9to5Google

fonte: 9to5Google

2 comentários:

  1. PESSOAS COM MOBILIDADE REDUZIDA JÁ PODEM USAR CÓDIGO MORSE NO GBOARD, MAS AINDA FALTA O BRAILLE FUNCIONAL NO ANDROID!
    Por que isto é importante
    Muitos deficientes visuais ainda são alfabetizados no Braille, e o Soft Braille Keyboard é o 1º teclado braille verdadeiramente funcional no Android.
    Mas e o Brailleback?! Apenas um driver Android para linhas braille, o que obriga o usuário adquirir, e ainda levar consigo, mais um acessório extra.
    Porém, para o braille funcional no Android, ainda se tem que desativar/ativar o Talkback, um grande empecilho para o Braille no sistema da Google.
    Mas, tal qual o Código Morse, o Google pode também integrar no GBoard o Soft Braille Keyboard, um teclado de código aberto com Licença Apache 2.0.
    Com isso, por exemplo, fica mais fácil automatizar a desativação/ativação da exploração por toque no Talkback, para o Braille funcional no Android.
    Por favor, assine essa petição, compartilhe com todos os seus amigos, e colabore com a gente! Em favor do Braille funcional no Android também!
    https://secure.avaaz.org/po/petition/Google_Inc_Talkback_Development_Team_Google_Disability_Support_Team_PRECISAMOS_DO_BRAILLE_NO_ANDROID_TAMBEM/

    ResponderExcluir

Pessoal, comentem, críticas e elogios serão bem aceitos. E eu respondo, posso demorar mas respondo. Esse velho lobo do mar tarda mas não falha!!!!

Leia antes a minha Política de Comentários.

Se quiser deixar o link de uma postagem sua, utilize o código abaixo trocando o que está escrito em letra maiúscula:

<p><abbr><em><strong>SEU NOME</strong> - último post do blog... <a href="<strong>LINK-DA-POSTAGEM</strong>"><strong>TÍTULO DA POSTAGEM</strong></a></em></abbr><p>

Related Posts with Thumbnails
Google