Postagem em destaque

10 motivos pelos quais eu odeio o Natal

Eu odeio festas de fim de ano, principalmente o natal. Sinceramente eu não me encaixo nesse status quo onde a hipocrisia das pessoas parec...

terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Como usar o Google Drive para hospedar sites inteiros na web

Uma novidade do final do ano passado que passou desapercebida por muitos é que agora você pode usar o Google Drive para hospedar, além de arquivos únicos de css e scripts, páginas inteiras da web. Mas como isso é possível?

Simples! Basta criar uma pasta nova e subir seus arquivos nela. E depois divulgar o link pela internet. Como teste, criei uma página simples em HTML no bloco de notas, e que você pode ver neste link.

Eis a mágica:

1 - Crie uma pasta em seu Google Drive e defina-a como pública. Basta clicar com o lado direito do mouse e  clicar em Share ou Compartilhar:
O meu querido Drive!
Na popup que se abre, clique em change ou mudar:

Eu odeio popup!
Outra popup se abre, clique me Public on the web ou Público na web (1), em seguida em Access ou Acesso, selecione Can view ou Pode visualizar (2) e depois em Save ou Salvar (3):
Já mencionei que odeio popup?
Clique depois em Done ou Feito na primeira popup.

2 - Suba para esta página seus arquivos (css, scripts e/ou html).

3- Abra o arquivo HTML que foi subido:

Adicionar legenda
4 - Clique em abrir:

Adicionar legenda
5 - No Visualizador, note na barra horizontal o link Preview ou Visualizar:

Um código HTML bem rudimentar!
Clique em Preview para visualizar o seu site, copie e compartilhe o link da barra de endereço na internet:

Muito incrível!!!

Como podem perceber, o link gerado pelo preview sempre será da forma https://googledrive.com/host/xxxxxxxxxxxxx/ARQUIVO.html, e esse método cria oportunidades incríveis para quem tem blogs na plataforma blogspot, pois podemos por exemplo, hospedar os scripts e css, com a finalidade de diminuir o tempo de carregamento do site, um dos fatores de SEO muito importante na web. Mas aí já é assunto para outro artigo.

E então, gostaram?

8 comentários:

  1. MUITO OBRIGADO PELA DICA DA HOSPEDAGEM E COMO ENCINOU PELO TUTORIAL... MUITO OBRIGADO..!

    ResponderExcluir
  2. Oi Cidão,

    Obrigada pela dica. Vou experimentar.

    Um abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É um recurso bem interessante. Eu vou usá-lo em um post!

      Excluir
  3. Achei muito interessante!

    Agora, como fazemos para pegar um domínio que já possuímos e quando o usuário digitar o site ele ser redirecionado para esse endereço em nosso google drive? Será que é possível? Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nesse caso, eu não sei como funcionaria, ou seja, se o Google permite endereços personalizados ou como se faz para redirecionar. No Dicas Blogger, há uma série de artigos sobre isso, e de novo, não sei se é permitido no Drive.
      Um abraço!

      Excluir
  4. Achei muito legal mesmo, meu professor havia me falado sobre esse recurso, agora que você ilustrou ficou melhor! Agora uma dúvida... Possuo um domínio na UOLHOST, como faço para utilizar esse domínio ser redirecionado para a página do arquivo html do google drive? É possível? ^^ Muito massa a postagem! vlw.

    ResponderExcluir

Pessoal, comentem, críticas e elogios serão bem aceitos. E eu respondo, posso demorar mas respondo. Esse velho lobo do mar tarda mas não falha!!!!

Leia antes a minha Política de Comentários.

Se quiser deixar o link de uma postagem sua, utilize o código abaixo trocando o que está escrito em letra maiúscula:

<p><abbr><em><strong>SEU NOME</strong> - último post do blog... <a href="<strong>LINK-DA-POSTAGEM</strong>"><strong>TÍTULO DA POSTAGEM</strong></a></em></abbr><p>

Related Posts with Thumbnails
Google