O Chrome OS 93 acabou de chegar aosChromebooks e tudo se reçaciona com os detalhes,. Ajustes que fortalecem, amadurecem e aprimoram a experiência geral do Chrome..
fonte\Android Police |
A Google acaba de lançaro Chrome OS 93 para Chromebooks, apenas uma semana depois de lançar o Chrome 93 para plataformas móveis e desktop. Os Chromebooks obtiveram grande sucesso nos últimos anos graças ao Chrome OS ser confiável, seguro e fácil de usar, e o Chrome OS 93 adiciona polimento aqui e ali para ajudá-lo a aproveitar ainda mais seu Chromebook. Aqui estão todos os recursos e ajustes importantes que vêm com esta atualização.
Veja seus arquivos importantes rapidamente
fonte\Android Police |
Ninguém gosta de mergulhar fundo em seu labirinto de diretórios para encontrar seus arquivos. Todos nós fizemos uma captura de tela ou baixamos um arquivo para um computador - e lutamos para encontrá-lo novamente. É por isso que a Google lançou o Tote com o Chrome OS 89, que trazia seus arquivos importantes ao seu alcance. O Tote está ficando ainda melhor com o Chrome OS 93, mostrando três visualizações de capturas de tela recentemente adicionadas ou downloads na prateleira. Isso ajuda a identificar downloads recentes e arquivos fixados rapidamente, sem a necessidade de clicar primeiro no Tote. Ainda este ano, a Google planeja adicionar o status de download do seu arquivo na visualização da estante e no Tote.
Gerenciamento aprimorado de aplicativos de inicialização
fonte\Android Police |
Já se passaram vários anos desde que a Google renovou a gaveta de aplicativos para Chromebooks, substituindo o antigo iniciador de "cartão" por um focado no toque. O iniciador redesenhado trouxe melhorias de usabilidade para Chromebooks touchscreen, mas a experiência é bastante intuitiva com um mouse. Embora o Chrome OS 93 não trate inteiramente do problema, ele introduz um ajuste que torna a movimentação dos aplicativos muito menos escorregadia. Se você tocar e segurar em um aplicativo no inicializador, verá uma nova interface que torna mais fácil ver para onde seu aplicativo está indo ao movê-lo.
Veja os níveis de bate da sua caneta
fonte\Android Police |
É desanimador descobrir que a bateria da sua caneta digital acabou, especialmente quando as aulas estão prestes a começar. Com o Chrome OS 93, seu Chromebook mostrará o nível da bateria de sua caneta para que você saiba quando comprar aquela bateria AAAA difícil de encontrar antes que seja tarde demais. A bateria aparecerá nas configurações da caneta na barra de tarefas, mas sua quilometragem pode variar dependendo da caneta.
Uma experiência melhor para aplicativos Android incompatíveis
fonte\Android Police |
Os aplicativos Android são notórios por sua compatibilidade inconsistente com Chromebooks. Junto com uma ampla gama de problemas de desempenho, alguns aplicativos Android são bastante instáveis e causam travamentos, simplesmente porque os desenvolvedores os criaram para smartphones e tablets. Para melhorar a estabilidade com aplicativos que não funcionam bem com Chromebooks executando o Android 11, o Chrome OS 93 bloqueará o tamanho da janela para qualquer tela para a qual o desenvolvedor a projetou. Para aplicativos (como o Gmail) que não são otimizados para Chromebooks, você encontrará um novo menu no centro da barra de título de um aplicativo - clicar nele mostrará três predefinições: smartphone, tablet e redimensionável. Se você selecionar Resizeable, o Chrome OS irá avisá-lo de que o aplicativo pode ter problemas ou reiniciar.
Configurações de idioma do teclado reformuladas
fonte\Android Police |
Os usuários internacionais podem adicionar diferentes teclados em seu Chromebook para alterar o idioma de digitação (junto com o uso de caracteres exclusivos, como acentos). O Chrome OS 93 torna a configuração de uma entrada de teclado muito menos confusa - o Chrome OS permitirá que você o personalize diretamente nas preferências do sistema em vez de abrir uma nova guia do navegador. A mudança também dispensa a antig interfaceI do teclado para uma aparência de Material Design. Para ver a mudança, vá para Entradas nas preferências do sistema e clique na pequena seta na seção Métodos de entrada.
Acelere a reprodução do vídeo
fonte\Android Police |
Se você estiver assistindo a um vídeo ou série longa, o tempo economizado ao acelerá-lo um pouco pode chegar a horas, sem necessariamente tornar o conteúdo difícil de entender. Com a mais recente atualização do Chrome OS 93, o navegador Chrome irá integrar controles de velocidade de reprodução diretamente em seu reprodutor de mídia para economizar algum tempo. Embora os novos controles de velocidade de vídeo do Chrome possam ser usados em todas as plataformas rodando 93 ou superior, ele ganhou um lugar especial nesta lista por causa da enorme quantidade de tempo que poderia economizar com vídeos longos.
Mudanças menores
Existem algumas alterações menos importantes, mas ainda bem-vindas, que são novas nesta versão do Chrome OS:
- O Picture-in-Picture recebe um pequeno ajuste no Chrome OS 93, deixando de lado suas arestas afiadas com cantos arredondados. Embora eu desejasse que fosse um pouco mais redondo, o picture-in-picture parece mais moderno e se encaixa bem no design geral do Chrome OS.
Os cantos arredondados tornam a imagem na imagem muito mais agradável., fonte\Android Police |
- O Android 11 (ARCVM) para Chromebooks ganha uma série de melhorias no gerenciamento de memória neste ciclo de lançamento. Junto com as diversas otimizações do Android, o Chrome OS agora reduzirá o uso de RAM quando os aplicativos Android não estiverem sendo usados ou quando houver pouca memória. Essas melhorias não têm efeito em dispositivos que executam o Android 9.0 ou mais antigo.
- O aplicativo de digitalização lembrará suas configurações de digitalização para que você não precise fazer isso. Agora, você não terá que configurar suas preferências de digitalização toda vez que quiser digitalizar seu documento - o aplicativo salvará automaticamente suas configurações de digitalização no Chrome OS 93.
- Aplicativos Linux para Chromebooks agora podem usar o gerenciador de arquivos do Chrome OS para selecionar arquivos. A maioria dos aplicativos usa diálogos de GTK ou outros kits de ferramentas para abrir arquivos, mas com essa mudança, isso permitirá que você inicie o gerenciador de arquivos nativo.
- As configurações de verificação ortográfica e gramatical nas preferências do sistema receberam uma nova IU no Chrome OS 93. Semelhante às configurações de idioma do teclado redesenhadas, a IU atualizada é mais limpa e mais fácil de configurar.
As configurações de verificação ortográfica e gramatical são mais organizadas e fáceis de configurar,fonte\Android Police. |
- Os administradores agora podem permitir que aplicativos Android acessem usuários do Chrome OS e certificados de dispositivos. Anteriormente, os aplicativos só podiam acessar certificados provisionados no Android, mas não no Chrome OS.
- Os administradores agora podem exigir reautenticação online regular para o login e tela de bloqueio. O Chrome OS 93 estende o suporte à reautenticação para usuários da identidade da Google para mais segurança, incluindo aqueles que usam 2FA como Yubikeys ou SMS.
- O Android 11 para Chromebooks continua a ser lançado em ritmo de lesma. Não temos certeza de quais dispositivos receberam Android 11 com Chrome OS 93 - vamos atualizá-lo se descobrirmos.
O Chrome OS 93 pode não ser o lançamento mais empolgante para os Chromebooks, mas o fato é que a Google não precisa mais incluir uma série de novas funcionalidades em cada atualização de marco como costumava fazer. A experiência principal do Chrome OS já é muito boa, e o Chrome OS 93 a refina ainda mais com ajustes que tornam seu Chromebook mais agradável de usar. Existem novos recursos para se entusiasmar também - fique atento para eles quando o Chrome OS 93 chegar ao seu dispositivo hoje ou nos próximos dias.
fonte\Android Police