O Google Files está recebendo um novo truque para excluir fotos antigas de backup. Agora é ainda mais fácil liberar espaço de armazenamento no seu smartphone.
fonte: Android Police |
O Google Fotos pode não ter mais armazenamento ilimitado gratuito, mas se você pagar por espaço extra, ainda é uma ferramenta incrível que está cada vez melhor. O aplicativo permite que você mantenha suas fotos, vídeos e memórias preciosas em backup na nuvem (e fora da nuvem também, se você quiser) e facilmente acessível de qualquer lugar. Uma vez que as fotos com backup na nuvem não precisam permanecer no armazenamento local do seu smartphone, excluí-las pode liberar um bom pedaço de espaço do dispositivo para você. Se você também usa o Google Files, este processo agora pode ser automatizado graças ao Smart Storage.
O modo chega aos dispositivos Pixel por meio do aplicativo Files by Google (via 9to5Google) e, se você ativar a opção, fotos e vídeos antigos armazenados localmente em seu telefone serão automaticamente excluídos se tiverem sido copiados anteriormente para o Google Fotos . Como você provavelmente não quer que todos esses itens desapareçam no segundo em que fizerem o backup na nuvem, o Smart Storage esperará 60 dias antes de excluí-los.
fonte: Android Police |
Se você estava pensando que isso se parece muito com outro recurso Android muito mais antigo com funcionalidades muito semelhantes, é porque você está certo. Em 2016, o Android Nougat introduziu algo chamado "Smart Storage ou Armazenamento Inteligente" que permitia excluir automaticamente fotos antigas, vídeos, arquivos baixados e até aplicativos; este novo armazenamento inteligente só está presente no Files by Google. O próprio aplicativo Google Fotos também permite que você exclua o backup de imagens, mas o processo é manual.
Esta funcionalidade parece estar limitada a Pixels por enquanto, e embora possa se expandir para outros dispositivos Android no futuro, ainda é muito cedo para dizer. O modo também parece ser exclusivo do Android 12 no momento, já que não conseguimos fazer com que ele aparecesse em um Pixel ainda rodando 11. O aplicativo aponta os usuários para uma página de suporte para aprender mais sobre o armazenamento inteligente, mas por incrível que pareça, ainda não parece estar ativo.
Se você tiver um Pixel executando o Android 12 Beta, a atualização do aplicativo deve dar acesso ao novo recurso. Para todos os outros, porém, sua milhagem pode variar.
fonte: Android Police