O comportamento anticompetitivo da Google custa outros US$ 177 milhões. É a vez da Coreia do Sul aplicar mais uma multa antitruste
Apenas algumas semanas depois que o governo sul-coreano aprovou um projeto de lei que forçará a Google (e a Apple) a permitir que desenvolvedores de aplicativos recebam pagamentos por meio de sistemas de terceiros, o regulador do país desferiu outro grande golpe na empresa de Mountain View. A Comissão de Comércio Justo da Coréia (KFTC) anunciou que está multando a empresa controladora da Google, a Alphabet, na modesta quantia de US $ 177 milhões por abusar de seu domínio no mercado de sistemas operacionais para smartphones.
Como relata a Reuters, a multa de 207 bilhões de won (US $ 176,64 milhões) é potencialmente a nona maior concedida pelo regulador coreano. A punição se deve a contratos assinados pela Google com OEMs que os proibiam de lançar dispositivos com versões bifurcadas do Android. O regulador coreano diz (relatório em coreano) que o "acordo anti-fragmentação (AFA)" deu ao Google uma vantagem anticompetitiva e garantiu seu domínio contínuo no mercado de sistemas operacionais móveis. De volta a 2013, a Samsung foi aparentemente forçada a voltar em seus planos de lançar um smartwatch com uma versão personalizada do Android devido ao AFA da Google.
A decisão, contra a qual a Google diz que vai apelar, proíbe qualquer acordo semelhante de ser assinado no futuro e permite que fabricantes de dispositivos lancem smartphones e tablets com versões modificadas do Android que não estejam vinculadas aos serviços da Google.
Para a Google, o momento não poderia ser pior. A "lei anti-Google" da Coréia do Sul acaba de entrar em vigor, o que significa que os desenvolvedores de aplicativos não precisam depender da Play Store para pagamentos e, portanto, não terão que dar ao Google o corte usual de 30%. Depois de inúmeras investigações antitruste e multas em várias regiões, a empresa estará se preparando para ainda mais calor regulatório nos próximos meses - não é um bom momento para trabalhar na equipe jurídica da Alphabet, com certeza.
fonte: Android Police