Pesquisa personalizada

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Porque os radares de trânsito tem que ficar expostos?





Existem coisas que eu não consigo entender, e isso me irrita muito (mau humor excede os limites da incompreensão!) De ante mão, saibam que nunca li o código de trânsito e muito menos tenho carro (salário de professor não permite esse luxo!). O que vou expor é algo que acontece na cidade e que me ocorreu semana passada.

Pelo que eu saiba, as leis e as suas respectivas multas, além de encher os cofres públicos, servem também para educar e /ou controlar o cidadão. Infelizmente, em nosso país, para educar tem que mexer nos bolsos, pois nós, brasileiros, somos uma raça de filhos da mãe que sempre quer levar vantagem em tudo.

fonte: Mural
Pois bem, eu não entendo a lei que manda que os radares TENHAM que ficar bem expostos, se o espírito da lei é multar quem a transgride, como é possível isso? Ao meu ver, isso cria uma situação na qual um motorista mal intencionado aja de duas maneiras como eu presenciei. Peguei carona com um conhecido e ele sentou o pé no acelerador numa grande avenida aqui na zona norte de Sampa, atingindo mais de 100 km/h, colocando muitas pessoas e outros motoristas em risco.

Num determinado momento ele começou a tirar o pé do acelerador diminuido a velocidade para menos de 60 km/h e perguntei o porque disso ( Eu já sabia a resposta, mas quis confirmar!), Ele, com a cara de pau, disse que naquele ponto havia um radar. Depois retomou a velocidade de antes, só diminuindo de novo, na proximidade de um outro radar (nunca mais pego carona com esse cara...)

Aí eu pergunto: Porque essa porra de lei é assim? Porque os radares não podem ficar escondidos? De novo, não é esse o espírito da lei, multar quem excede a velocidade? Com os radares a mostra, tem muito motorista que aterroriza certas partes da cidade, e em outras se torna a Madre Tereza de Calcutá.

Os radares deveriam ficar escondidos, em vários pontos estratégicos da cidade como um todo. Assim, os motoristas pensariam duas vezes em sentar o pé no acelerador por causa da multa pesada e da perda dos pontos em carteira.

As leis neste país são feitas mesmas para não serem cumpridas, como essa nova da faixa de pedestres, mas isso é assunto para outro post. Uma coisa é certa, a maioria deve não concordar comigo, pois possuem carros e tem visões diferentes. Alguns dizem que a função da lei é educar para diminuir acidentes, e não tem sentido esconder os radares, e que também evita a tal da indústria da multa, mas não é bem assim que as coisas estão acontecendo pelo menos, aqui em Sampa.

E aí, como vocês pensam?


Permalink:





Sobre o Autor:
Crazyseawolf Para saber mais sobre o autor deste blog, visite o seu perfil no Google+ ou este link . Para enviar uma mensagem, clique aqui . Para outras informações, leia o FAQ .



7 comentários :

  1. Acredito que os radares precisam ser identificados por eles terem caráter educativo no trânsito e não punitivo. Se os motoristas apenas respeitam o limite de velocidade quando estão passando por um ponto monitorado da estrada não há muito o governo possa fazer.

    ResponderExcluir
  2. @Teilor

    Esse é o problema, de que adianta o cara respeitar só porque sabe que ali tem um radar, e no resto da cidade ele toca o terror? Que carácter educativo há aí?

    ResponderExcluir
  3. A ideia é evitar que o cara exceda o limite de velocidade. Funcionou na Inglaterra, acho, onde um cara montou uma casa de passarinhos como um radar e os motoristas passaram a reduzir a velocidade. Infelizmente vivemos nesse país de espertos onde tem GPS e site pra dizer onde ficam os radares pras pessoas correrem quando dá e reclamarem de serem multados.

    ResponderExcluir
  4. @Murdock


    O problema é que vivemos num país onde todos querem levar vantagem.

    ResponderExcluir
  5. Compartilho da sua opinião... e também escrevi hoje sobre isto.
    O Brasil tá mudando, aos poucos mas está.
    http://www.carrodegaragem.com/fim-dos-avisos-de-radar-ja-era-hora/

    ResponderExcluir
  6. Concordo totalmente com sua opinião.
    Escrevi sobre isso e citei seu artigo.

    http://www.carrodegaragem.com/fim-dos-avisos-de-radar-ja-era-hora/

    O Brasil tá mudando... mas bem aos poucos.

    ResponderExcluir

Pessoal, comentem, críticas e elogios serão bem aceitos. E eu respondo, posso demorar mas respondo. Esse velho lobo do mar tarda mas não falha!!!!

Leia antes a minha Política de Comentários.

Se quiser deixar o link de uma postagem sua, utilize o código abaixo trocando o que está escrito em letra maiúscula:

<p><abbr><em><strong>SEU NOME</strong> - último post do blog... <a href="<strong>LINK-DA-POSTAGEM</strong>"><strong>TÍTULO DA POSTAGEM</strong></a></em></abbr><p>

Related Posts with Thumbnails
Google
 
 
Template Denim, criado por Darren Delaye, customizado por Crazyseawolf.