Existem coisas que eu não consigo entender, e isso me irrita muito (mau humor excede os limites da incompreensão!) De ante mão, saibam que nunca li o código de trânsito e muito menos tenho carro (salário de professor não permite esse luxo!). O que vou expor é algo que acontece na cidade e que me ocorreu semana passada.
Pelo que eu saiba, as leis e as suas respectivas multas, além de encher os cofres públicos, servem também para educar e /ou controlar o cidadão. Infelizmente, em nosso país, para educar tem que mexer nos bolsos, pois nós, brasileiros, somos uma raça de filhos da mãe que sempre quer levar vantagem em tudo.
fonte: Mural |
Num determinado momento ele começou a tirar o pé do acelerador diminuido a velocidade para menos de 60 km/h e perguntei o porque disso ( Eu já sabia a resposta, mas quis confirmar!), Ele, com a cara de pau, disse que naquele ponto havia um radar. Depois retomou a velocidade de antes, só diminuindo de novo, na proximidade de um outro radar (nunca mais pego carona com esse cara...)
Aí eu pergunto: Porque essa porra de lei é assim? Porque os radares não podem ficar escondidos? De novo, não é esse o espírito da lei, multar quem excede a velocidade? Com os radares a mostra, tem muito motorista que aterroriza certas partes da cidade, e em outras se torna a Madre Tereza de Calcutá.
Os radares deveriam ficar escondidos, em vários pontos estratégicos da cidade como um todo. Assim, os motoristas pensariam duas vezes em sentar o pé no acelerador por causa da multa pesada e da perda dos pontos em carteira.
As leis neste país são feitas mesmas para não serem cumpridas, como essa nova da faixa de pedestres, mas isso é assunto para outro post. Uma coisa é certa, a maioria deve não concordar comigo, pois possuem carros e tem visões diferentes. Alguns dizem que a função da lei é educar para diminuir acidentes, e não tem sentido esconder os radares, e que também evita a tal da indústria da multa, mas não é bem assim que as coisas estão acontecendo pelo menos, aqui em Sampa.
E aí, como vocês pensam?