Pesquisa personalizada

domingo, 1 de março de 2009

Ignorância é uma doença





No última quarta-feira, dia 26, astrônomos do Observatório Europeu do Sul, que fica no Chile, divulgou a imagem da Nebulosa Hélix, que dista 700 anos-luz da Terra (para quem não sabe, um ano-luz equivale a 9,5 trilhões de quilometros) na constelação de Aquário. A notícia pode ser lida na íntegra na Folha Online. O que eu quero discutir mesmo é a ignorância de certas pessoas.

Eis a imagem:

Primeiro, não sei de quem partiu essa história do tal do "Olho de Deus", por causa da semelhança da imagem com um olho humano. Parece que essa denominação veio dos próprios cientistas, e eu acho um tremendo desaforo com a própria Ciência porque fomenta certas coisas na cabeça de certas pessoas que adoram ficar provando a tal da existência de Deus em determinados eventos que nada tem a ver. Sites e blogs cristãos agradeceram, com certeza.

Ciência e religião são duas coisas bem distintas e leviandades como essa não pode ser permitida. A Ciência é uma coisa séria, ela parte do concreto, da observação, da experimentação, das medidas, e dos modelos matemáticos e/ou geométricos que os cientistas usam para descrever os fenômenos e suas propriedades. Já a outra... Deixa para lá, não tem como discutir.

Segundo, tem gente dizendo que essa imagem é fake, porque ela já tinha sido obtida antes pelo telescópio Hubble e já divulgada pela Nasa em preto e branco, e que fizeram um certo retoque nela para para ficar colorida.

Se esses burros tivessem estudado um pouco de Física saberia que existe um amplo espectro eletromagnético e que nosso olho só enverga uma parte dele, que é a luz visível. Para enxergar as outras radiações emprega-se outros instrumentos que tem a capacidade de "enxergar" os raios X, as ondas de rádio, o infravermelho entre outras. E assim, "combinando" essas observações, chega-se a imagem obtida acima.

A ignorância é uma doença, e tem tratamento. Basta ler, ler muito, procurar a informação no lugar certo, procurar sempre estar do lado de pessoas inteligentes para aprender a discutir e arguir da maneira correta, e não tentar impor uma verdade sua que você acha correta. Procurar ter sempre a mente aberta para o novo . E estudar, estudar sempre!

Fonte da imagem




Permalink:





Sobre o Autor:
Crazyseawolf Para saber mais sobre o autor deste blog, visite o seu perfil no Google+ ou este link . Para enviar uma mensagem, clique aqui . Para outras informações, leia o FAQ .



2 comentários :

  1. as noticias divulgadas sobre planetas, galaxias e coisas do tipo geralmente são apenas para ocupar espaço, afinal quantas pessoas realmente entendem o que é um ano luz...

    quando a chamar a imagem olho de Deus sinceramente isso me lembra ficar deitado olhando as nuvens, elas formam coisas, ou seja cada um que olhar pode ver o que quiser ali.

    ResponderExcluir
  2. Fabiano: É que certas coisas quando ditas levam a determinadas interpretações que faz o meu mau humor crescer!!! :o) Obrigado pela visita. Volte sempre!!!

    ResponderExcluir

Pessoal, comentem, críticas e elogios serão bem aceitos. E eu respondo, posso demorar mas respondo. Esse velho lobo do mar tarda mas não falha!!!!

Leia antes a minha Política de Comentários.

Se quiser deixar o link de uma postagem sua, utilize o código abaixo trocando o que está escrito em letra maiúscula:

<p><abbr><em><strong>SEU NOME</strong> - último post do blog... <a href="<strong>LINK-DA-POSTAGEM</strong>"><strong>TÍTULO DA POSTAGEM</strong></a></em></abbr><p>

Related Posts with Thumbnails
Google
 
 
Template Denim, criado por Darren Delaye, customizado por Crazyseawolf.