sábado, 24 de janeiro de 2009

Somos mesmos relevantes?

Meses atrás, eu fiz uma pesquisa perguntado apenas uma única coisa, se o leitor deste blog era blogueiro ou não. 100% das respostas disseram que sim, eram blogueiros. E aí eu me pergunto, será que este veículo realmente tem poder de penetração e de relevância nas questões sociais e políticas?

O resultado da pesquisa em si, não tem um alcance geral, já que o meu blog tem uma audiência pequena na blogosfera, mas pesquisando por aí, nessa selva blogosférica, vejo que cerca de 90% dos comentários feitos em um blog vem diretamente de blogueiros. Isso prova algo já sabido, mas que reforçarei novamente. Quem lê blogs nesse país, onde temos uma cultura de aversão a leitura? A quem se destina?

Na grande maioria das vezes, os próprios blogueiros é que são os leitores de um blog. Poucos são aqueles, que fora desse universo, se aventuram nesse meio. E aí eu me pergunto de novo: Os blogs tem poder de mudança?

Eu sou professor e garanto que cerca de 10% dos alunos em uma classe tem predileção a leitura. Vários alunos dizem para mim que o meu blog é ruim, porque tem que ler, e ele odeiam isso. Muitos dizem que tem preguiça de ler! E aí eu pergunto como é que eles navegam na internet, se eles não tem que ler as notícias nos portais, e eles me dizem que só entram na internet para bater papo no MSN e no Orkut, baixar mp3 e programas de computador. Maldita inclusão digital!!!

Há blogs que atinge um grande público, são aqueles que oferecem conteúdo pirata( videos, mp3 e softwares) e de humor fácil(com imagens, sem texto). Nesses podemos encontrar todo tipo de gente, até mesmo aqueles que odeiam e condenam o blogspot. São blogs que oferecem aquilo que o internauta quer, sem muito blá-blá-blá.

Portanto chego a conclusão que blogs de opinião e cultura não tem muita relevância no nosso cenário. Blogagens coletivas são interessantes e necessárias, embora não tenha um grande impacto na realidade. Mas então, porque eu e tantos outros continuam a escrever? Porque sabemos que estamos atingindo um determinado público, e porque gostamos disso, enaltece o nosso ego. E ainda temos a esperança(eu acredito) que as coisas mudem para melhor. Porque estamos oferecendo conteúdo, coisa que acredito ser muitíssimo importante em um blog desse tipo. É o leitor que vai decidir se o conteúdo é bom ou não. Quer queiramos ou não, somos formadores de opinião.

Em tempo, essa análise reflete apenas o que eu sinto e vejo em nossa blogosfera, ante a nossa situação cultural e educacional. Lá fora bem, já é outro assunto!

Atualizando: A Luma também pergunta: Afinal, os blogs servem para quê, para quem ou para nada?.

Artigos recentes

Linkem me:

Related Posts with Thumbnails
Google