fonte: The Next Web |
Mas o porquê deste artigo? Só uma palavra: Airbnb!
Alguém fez um tweet sobre um problema com o site dessa empresa que compartilha estadias. Aparentemente, parece que é impossível fazer uma reserva no Safari 9.1. Quem for rato de internet sabe qual é o problema: Essa versão específica do Safari saiu em março de 2016. No momento da redação, a versão mais atual do Safari é 11.0.1.
Em vez de informar ao usuário para atualizar seu navegador (o que é razoável), a Airbnb disse para ele instalar o Chrome ao vez disso, pois o site estava "otimizado" para esse navegador. Claramente irritado, um desenvolvedor do Chrome, Jeffrey Yasskin, que disse: "Ugh. Como membro da equipe do Chrome, não faça isso".
Ugh. As a member of the Chrome team, please don't do this.— Jeffrey Yasskin (@jyasskin) 27 de novembro de 2017
Outra empresa que está dizendo abertamente aos usuários usar o Chrome em vez de qualquer navegador concorrente moderno, como Firefox, Safari e Opera, é o Groupon:
Hi Larry, we apologize for the frustration. Groupon is optimized to be used on a Google Chrome browser, and while you are definitely able to use Firefox or another browser if you'd like, there can be delays when Groupon is not used through Google Chrome.— Groupon Help U.S. (@GrouponHelpUS) 26 de novembro de 2017
"Oi Larry, pedimos desculpas pela frustração. O Groupon é otimizado para ser usado em um navegador Google Chrome e, enquanto você definitivamente pode usar o Firefox ou outro navegador, se desejar, pode haver atrasos quando o Groupon não é usado pelo Google Chrome."
Obviamente, os desenvolvedores não estão realmente impressionados com isso, e Groupon atraiu algum snark.
Ugh. As a member of the Chrome team, please don't build sites for just Chrome.— Jeffrey Yasskin (@jyasskin) 28 de novembro de 2017
"Ugh. Como membro da equipe do Chrome, não crie sites só para o Chrome."
This response best viewed in 800x600 resolution and in 1995. pic.twitter.com/yrIJYZfath— Jake Cohen (@jacobc) 27 de novembro de 2017
"Esta resposta melhor vista em resolução 800 × 600 e em 1995."
Building and testing your site for just one browser?— Caspy7 (@Caspy7) 27 de novembro de 2017
How 90s of you.
"Construindo e testando seu site para apenas um navegador? Isso é tão anos 90."
This is really not acceptable. Web devs, you can do better. Develop for the *web*, not one browser. Otherwise you are screwing over your users. https://t.co/QWVtnlYp1B— Jen Simmons (@jensimmons) 27 de novembro de 2017
"Isso realmente não é aceitável. Desenvolvedores da Web, vocês podem fazer melhor. Desenvolva para a *web *, não para um único navegador. Caso contrário, você está ferrando seus usuários."
Em um mundo de padrões abertos, não há literalmente nenhuma razão para um site como o Airbnb deva favorecer um navegador em vez de outro. Sim, os navegadores reconhecidamente diferem em quanto das especificações HTML5 que implementaram, mas, em geral, essas besteiras proprietárias ficaram no passado.
Então, vamos agir assim, ok? Só que não...
O Chrome é o melhor navegador da atualidade mas peca principalmente no gerenciamento da memória, a nova versão do Firefox corrige isso e parece ser um concorrente de peso. Não posso falar do Safari e do Ópera, pois não os uso mas, pelo que sei, estão também modernizados com as novas tecnologias.
O problema está nos navegadores da Microsoft, o IEca, ainda usado e o novo Edge, que só mudou o nome e o layout, mas que continua com os mesmos problemas de antes, lerdeza, insegurança, não aceita o HTML5 nem o CSS3 no todo, entre outras coisas. Para esses com certeza, nenhum desenvolvedor deveria se preocupar. Os navegadores da Microsoft só servem para baixar um navegador melhor e moderno.
Como o Chrome é o mais usado no mundo, é óbvio que os desenvolvedores vão por esse caminho, mas se o usuário manter os outros navegadores atualizados, é claro que os referidos sites e outros funcionem normalmente. Muito mimimi na internet.
fonte: The Next Web