terça-feira, 14 de novembro de 2017

Novidade: Aplicativos que dependem dos Serviços de Acessibilidade do Android podem parar de funcionar

A Google está prestes a matar um monte de aplicativos do Android úteis que dependem dos Serviços de Acessibilidade. O motivo é a segurança de seus dados!

fonte: The Next Web
Um monte de aplicativos úteis no Android que permitem que você faça coisas como preencher automaticamente senhas, copiar conteúdo para a área de transferência e automatizar tarefas, podem em breve não funcionar em seu dispositivo móvel porque a Google está mudando as regras para acessar os Serviços de acessibilidade da plataforma, conforme relata o Android Police.

A empresa contatou os desenvolvedores de aplicativos que dependem da API dos Serviços de Acessibilidade para funções como preencher campos de texto e detectar se outros aplicativos estão abertos, para pedir que restrinjam seu uso somente para funções que ajudem usuários com deficiência. A falha em explicar a necessidade da API nesse sentido resultará na remoção do aplicativo do Google Play.

Isso é um problema para os fãs de aplicativos como LastPass, Tasker, Cerberus e Universal Copy, todos que usam a API mencionada acima. Os desenvolvedores terão que descobrir soluções alternativas para suas aplicações ou remover certas funções para evitar serem iniciados na Play Store. Alguns recursos, como a habilidade do LastPass para preencher senhas, podem fazer uso de subsídios mais recentes na última versão do Android, mas isso significa que eles não irão funcionar em dispositivos com versões mais antigas da plataforma.

O problema que a Google está tentando resolver é o risco potencial de segurança envolvido em permitir que os aplicativos leiam dados de outros aplicativos usando a API. Infelizmente, a solução pode significar funcionalidades reduzidas no Android, pois quem usa o LastPass extensivamente para preencher senhas em aplicativos e sites, e quem troca telefones a cada duas semanas para fazer reviews, não saberá como viver sem ele.

Até agora, a Google ainda não explicou como irá fazer isso.

fonte: The Next Web

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pessoal, comentem, críticas e elogios serão bem aceitos. E eu respondo, posso demorar mas respondo. Esse velho lobo do mar tarda mas não falha!!!!

Leia antes a minha Política de Comentários.

Se quiser deixar o link de uma postagem sua, utilize o código abaixo trocando o que está escrito em letra maiúscula:

<p><abbr><em><strong>SEU NOME</strong> - último post do blog... <a href="<strong>LINK-DA-POSTAGEM</strong>"><strong>TÍTULO DA POSTAGEM</strong></a></em></abbr><p>

Artigos recentes

Related Posts with Thumbnails
Google