quarta-feira, 22 de novembro de 2017

A Google está sendo acusada de receber os dados de localização dos usuários, mesmo quando esse serviço está desligado

Isto pode não ser legal. A Google recebe ativamente os dados de localização de usuários do Android, mesmo quando os serviços de localização estiverem desligados.

fonte: The Next Web
Desde o início deste ano, os dispositivos Android estão reunindo endereços de torres celulares próximas e enviando esses dados de volta ao Google, relata o site Quartz. A parte mais preocupante é que isso está acontecendo mesmo quando os usuários desativam os serviços de localização.

De acordo com a publicação, os aparelhos Android coletaram dados de localização praticamente o tempo todo e, posteriormente, transmitiram todas as informações armazenadas de volta ao Google, uma vez conectado à internet. O Quartz afirma que todos os telefones celulares modernos são afetados por esta vulnerabilidade.

Os endereços da torre celular foram coletados pelo mesmo sistema que a Google usa para gerenciar notificações push e mensagens, disse um porta-voz da empresa a Quartz. Enquanto isso vem acontecendo há 11 meses, o porta-voz insistiu que nenhum desses dados foram armazenados ou usados.

Após a denúncia, a empresa prometeu tomar medidas para evitar que isso aconteça no futuro, prometendo que a questão será totalmente eliminada até o final de novembro.

"Em janeiro deste ano, começamos a usar os códigos de identificação de celular como um sinal adicional para melhorar ainda mais a velocidade e o desempenho da entrega de mensagens", disse o porta-voz da Google. "No entanto, nunca incorporamos o Cell ID no nosso sistema de sincronização de rede, de modo que os dados foram imediatamente descartados, e nós atualizamos o pedido para não solicitar o Cell ID".

Enquanto os dados de localização de uma única torre de celular só revelam uma aproximação de onde um dispositivo está, puxar dados de várias torres poderia ser usado para triangular a localização de um telefone dentro de um raio de um quarto de milha.

O curioso é que a Google realmente menciona que recolhe os dados de localização, mas não indica se este é o caso quando os serviços de localização foram desativados.

"Quando se usa os serviços da Google, podemos coletar e processar informações sobre sua localização real. Utilizamos várias tecnologias para determinar localização, incluindo endereço IP, GPS e outros sensores que, por exemplo, podem fornecer informações sobre dispositivos próximos, pontos de acesso Wi-Fi e torres de celular."

Isso marca a segunda vez nos últimos meses que o gigante da pesquisa foi pego coletando dados do usuário em circunstâncias questionáveis. No início de outubro, inúmeros internautas em dificuldades foram ao Reddit para alertar os usuários do Android que a Google possui uma API de Reconhecimento de Atividades que permite que os aplicativos de terceiros acompanhem a sua atividade física, mesmo quando seu dispositivo estiver desconectado.

"Você não pode desativar os serviços Play, pois eles têm privilégios de sistema no estoque Android, mas basicamente todos os dispositivos não vendidos na China os usam." Disse Anis Fehri, diretora-chefe de tecnologia do Smarter: Time  por e-mail ao TNW.

Continuando: "Podemos confirmar que os algoritmos de ActivityRecognition funcionam offline, mas não sabem se algum desses dados é enviado para servidores da Google (provavelmente eles não precisam disso, eles já têm acesso à nossa localização geográfica, novamente através dos serviços Play)".

Ao contrário dos dados de localização recebidos pelas torres celulares, existe uma maneira de impedir o Google de coletar seus dados de atividade.

De acordo com o LifeHacker, a única maneira de verificar é entrar em cada aplicativo no seu dispositivo e observar todas as suas permissões.
Mas infelizmente, não há como revogar de maneira nenhuma esta permissão específica, tanto em toda a base como em uma base de aplicativo por aplicativo. Se é um aplicativo que você não usa, muitas vezes você sempre pode excluí-lo do seu telefone para evitar o compartilhamento de suas informações pessoais. Um usuário do Reddit também sugeriu que esses aplicativos fossem executados em segundo plano.

fonte: The Next Web

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pessoal, comentem, críticas e elogios serão bem aceitos. E eu respondo, posso demorar mas respondo. Esse velho lobo do mar tarda mas não falha!!!!

Leia antes a minha Política de Comentários.

Se quiser deixar o link de uma postagem sua, utilize o código abaixo trocando o que está escrito em letra maiúscula:

<p><abbr><em><strong>SEU NOME</strong> - último post do blog... <a href="<strong>LINK-DA-POSTAGEM</strong>"><strong>TÍTULO DA POSTAGEM</strong></a></em></abbr><p>

Artigos recentes

Related Posts with Thumbnails
Google