domingo, 15 de outubro de 2017

Redes sociais, democracia e como ser feliz

Existe democracia nas redes sociais? Ou melhor, as redes sociais são democratas? Os usuários estão abertos às discussões e respeitam quem pensa diferente? As respostas para essas perguntas podem nos assustar...

Joy of Tech - If Ancient Greeks Had Social network...

Ser democrático, não pensando apenas no sentido do poder do governo pelo povo, é o respeito pelo livre pensamento e das idéias, coisa que não vemos muito nas redes sociais. Não se aceita as diferenças ou quem pensa diferente e por conta disso, há o crescimento das bolhas sociais, isto é, o usuário se fecha com aqueles cujos pensamentos e idéias estão em concordância com os dele, privando-se assim das discussões em contrário.

Não se procura alternativas ou possibilidades diferentes. o que importa é ter "amigos" que possuem a mesma opinião para que assim pareça ter "certa" relevância.

E nesse sentido, as redes sociais se tornam autoritárias, verdadeiros espaços anti-democráticos onde não se prevalece a razão e a discussão das idéias. Quem pensa diferente é execrado, escorraçado e difamado. Portanto, a resposta única para todas as perguntas feitas no início é que não há democracia e respeito nas redes sociais. Democracia e redes sociais são coisas antagônicas!

A internet como um todo é democrata, deu voz a todos, sem exceção (infelizmente, temos os negacionistas da Ciência!), mas as redes sociais despertam o que há de pior no ser humano. Mas ao mesmo tempo, as redes sociais são interessantes e necessárias, veja como o Twitter foi usado pelos usuários em determinados governos autoritários, era a única voz dessas pessoas.

Talvez, a única maneira de não passar nervoso ou se indispor com todos é nunca se expor. Ou seja, não dar a sua opinião sobre qualquer assunto, nunca contradizer alguém e compartilhar muitas imagens (ou memes) engraçadas de gatinhos ou cachorrinhos fofos. E nunca alimentar os trolls!

Lembre-se que cada espaço, grupo ou comunidade são pequenos antros de tirania ou de ditadura explícita. Você não vai consertá-los e nem pelo menos, fazerem enxergar um pouco da razão... Eles tem a sua própria verdade absoluta e tentar dialogar é como dar murros em pontas de faca.

Seguindo os conselhos dados acima, quem sabe você possa conviver e ser feliz nas redes sociais... Só que não! Já tentei e não consegui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pessoal, comentem, críticas e elogios serão bem aceitos. E eu respondo, posso demorar mas respondo. Esse velho lobo do mar tarda mas não falha!!!!

Leia antes a minha Política de Comentários.

Se quiser deixar o link de uma postagem sua, utilize o código abaixo trocando o que está escrito em letra maiúscula:

<p><abbr><em><strong>SEU NOME</strong> - último post do blog... <a href="<strong>LINK-DA-POSTAGEM</strong>"><strong>TÍTULO DA POSTAGEM</strong></a></em></abbr><p>

Artigos recentes

Related Posts with Thumbnails
Google