quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Blog Action Day - Mudanças climáticas

As mudanças climáticas são as alterações no conjunto das condições meteorológicas ou do Clima de uma determinada região. Essas condições se referem à temperatura, chuvas, umidade, pressão e ventos, que podem variar causando tempestades, furacões, secas ou qualquer outra mudança no clima.
As mudanças climáticas sempre existiram de maneira natural, e se mantiveram constantes, só que com a interferência do homem, vem aumentando de maneira assustadora.

Essa interferência decorre principalmente do fato de que as atividades humanas que usam combustíveis fósseis, vem causando desequilíbrio climático no planeta. O Efeito Estufa é um dos fenômenos decorrentes dessas alterações.

No Efeito estufa há gases que contribuem para o aumento da temperatura, mais precisamente o dióxido de carbono ou o CO2, que é emitido pela queima do carvão e dos combustíveis fósseis. Apesar deles serem necessários para a vida, para manter a superfície do planeta aquecido (eles impedem a dissipação do calor), sua concentração em grande quantidade faz a temperatura subir em níveis alarmantes.

Com o aquecimento global, por exemplo, vem o derretimento das geleiras nos pólos Norte e Sul da Terra. Entendam que o perigo não é o gelo que está sobre o mar, e sim o gelo que está em Terra, pois pode elevar o nível do mar em cerca de 60 metros. Só para se ter uma idéia, na Antártica, está localizada 60% do gelo do planeta. Além disso,com o aquecimento há o aumento do volume das águas devido a expansão térmica, e segundo os cientistas, é um fator bem mais preocupante do que o derretimento das geleiras.

De acordo com Bruce Douglas, do National Oceanographic Data Center, Washington,DC, a elevação do nível do mar em termos globais é de 1,8 milímetros por ano. No Brasil, pesquisas feitas de 1950 a 1990, na Cananéia, litoral do estado de São Paulo, foi calculado uma taxa de elevação de 4,1 milímetros por ano, já em um outro estudo feito em Santos, mostra que entre 1944 e 1989 houve uma elevação média de 1,1 milimetro por ano.

No resto do mundo, já pode se ver os efeitos disso, por exemplo na Oceânia, mais precisamente nas ilhas Tuvalu, onde a elevação do mar fará com que esse conjunto de ilhas desapareçam do mapa em menos de 30 anos. A Holanda, chamada de países baixos, tem essa denominação porque boa parte do território do país esta abaixo do nível do mar, e por isso foram construídos os diques, mas que com a subida das águas, os monitoramentos se tornaram muito mais freqüentes e preocupantes. Na cidade de Veneza, na Itália, construída sobre as águas, verificou-se que houve um aumento de 30 centímetros no nível da água em 100 anos.

Dados do programa norte-americano para as mudanças climáticas indicam que a temperatura global vem aumentando em 0,16ºC por década desde 1979 – parece pouco, mas mesmo esses pequenos índices podem ter um efeito devastador na vida na Terra, pois com o aumento da temperatura, aumenta também as doenças respiratórias, além do aumento das pragas transmitidas por mosquitos e outros insetos nas regiões mais quentes do planeta, tais como a malária, dengue, etc.

É sabido que os países desenvolvidos, principais responsáveis pela alteração do clima, tem que criar soluções para evitar que a temperatura suba, e a principal delas é a de reduzir drásticamente as emissões de CO2 na atmosfera do planeta, mas como sempre se esbarra no poder econômico e na ganância do homem. Se a temperatura do planeta aumentar mais 2ºC as conseqüências das mudanças climáticas serão irreversíveis.

Para saber mais:

Saiba mais sobre Mudanças Climáticas
Aquecimento Global já deve ser sentido
Mudanças Climáticas BBC
Climate Change Impacts

Leia também o poema Gaia, no Palavras Depressivas!



Essa postagem faz parte do Blog Action Day 2009. O tema desse ano são as Mudanças Climáticas. O Blog Action Day é um evento anual sem fins lucrativos que reune blogueiros do mundo inteiro num único dia, discutindo um tema em comum. Não deixem de visitar os blogs participantes desse movimento.

3 comentários:

  1. Oi, passei pra conhecer o seu blog, e desejar bom fds.
    bjss

    aguardo sua visita ;)

    ResponderExcluir
  2. Cidão, muito preocupante mesmo essa situação do aumento do nível dos mares. Pensamos no imediatismo de catástrofes tipo furacão, deslizamentos etc, mas lendo seu texto percebi que a "coisa" pode ser muito mais grave e impactante. Fiquei imaginando quantos lugares não sumiriam do mapa!

    Abração!

    PS: E que a ganância dos filhos de Gaia não se faça presente na COP-15 em Copenhague.

    ResponderExcluir
  3. Dri Viaro: Muito obrigado! :o)

    Juca: É preocupante mesmo. Os filhos de Gaia estão matando a própria mãe. Quanto ao Cop-15, você duvida disso?

    ResponderExcluir

Pessoal, comentem, críticas e elogios serão bem aceitos. E eu respondo, posso demorar mas respondo. Esse velho lobo do mar tarda mas não falha!!!!

Leia antes a minha Política de Comentários.

Se quiser deixar o link de uma postagem sua, utilize o código abaixo trocando o que está escrito em letra maiúscula:

<p><abbr><em><strong>SEU NOME</strong> - último post do blog... <a href="<strong>LINK-DA-POSTAGEM</strong>"><strong>TÍTULO DA POSTAGEM</strong></a></em></abbr><p>

Artigos recentes

Linkem me:

Related Posts with Thumbnails
Google