domingo, 11 de outubro de 2009

10 páginas estáticas essenciais para o seu blog

As páginas estáticas logo serão implementadas no Blogger, e já é bom começar a pensar quais colocar. Esse recurso é nativo tanto no Wordpress quanto no B2Evolution, por exemplo, e isso falta no Blogger para dar um toque de profissionalismo. Muitos, como eu, usam condicionais para criar essas páginas, e assim impesteiam o código do template. Ter esse recurso nativo, sempre foi um pedido dos usuários da plataforma.

Aqui faço uma lista com 10 páginas estáticas que no meu entender, são importantes, sendo que algumas são indispensáveis.



1 - Sobre (About)

Quando se visita um blog, uma página desse tipo é essencial. Queremos saber quem está por trás do blog. Conhecer o autor um pouco mais. O perfil disponibilizado pelo Blogger além de ser muito pobre nesse sentido, prima pela falta de estética.

2 - Contato

Outra página estática indispensável. Você deve oferecer aos seus leitores meios ou caminhos para que eles possam te contatar para assuntos específicos que não dá para serem tratados apenas nos comentários. Há vários serviços disponíveis na internet que te ajudam a criar um formulário. Com certeza, O Blogger fará uma interação com o Google Docs nesse sentido.

3 - Política de Parcerias

Parceria em muitos casos, é uma coisa séria e você deve explicitar a sua política nesse sentido. Quem você linka ou não. E oferecer banners e links para quem quiser te linkar.

4 - FAQ

Não é necessário em alguns casos, mas essa página é interessante porque você coloca certas perguntas que são freqüentemente feitas, assim evita de ter que respondê-las a todo momento.Se algum desavisado reclamar de algo,  só diga: "Por acaso já leu leu o FAQ do blog?"

5 - Política de Comentários

Essa eu considero outra página indispensável. Apesar de cada um poder exercer o seu livre direito da liberdade de expressão, algumas regras tem que ser impostas, pois você é o dono do seu cafofo e os incomodados que se mudem. Se alguém reclamar que algum comentário foi apagado, sua única resposta possível seria: "Você não leu a minha política de comentários? Então não me enche o saco!"

6 - Links

Uma página com links se faz necessária, mas aí você causa um problema, pois vai ter gente que vai se sentir rejeitada ou coisa pior. Segundo a Nospheratt, um blogroll na página inicial não é legal. Para contornar o problema, coloque na página inicial apenas os top 5 que mais lhe mandam visitas, e atualize sempre... Pior que isso dá um trabalhão. E na página estática, todos os outros links. Deus te pune se colocar links demais na Home.

7 - Política de Privacidade

Quem usa o Adsense é obrigado a criar essa página de acordo com as novas políticas criadas por Deus. Quem quiser um modelo pode usar o meu, e não se esqueça de trocar o nome do blog.

8 - Tabela de conteúdos

Outra página essencial, ao meu ver. Quem chega no seu blog pela primeira vez, quer conhecer o seu trabalho. Criar uma página assim, dá ao leitor a oportunidade de navegar pelas categorias do seu blog. O Blogger peca nesse sentido. O jeito é criar manualmente essa página, como fez a Amanda do Bloggerbuster ou usar um script, o bloctoc, como fêz a Rô do Bloggersphera.

9 - Página de erro 404

O Blogger nativamente possui uma página desse tipo, que é padrão para todos. O legal seria se pudéssemos criar uma página de erro personalizada, isto é, com a cara do seu blog. E na mesma poder oferecer outros links de seu blog. Será que isso será possível com a implementação das páginas estáticas?

10 - Média Kit e/ou página de serviços

Você monetiza seu blog vendendo espaços ou oferece algum tipo de serviço exclusivo? Então seria interessante criar uma página estática nesse sentido. Como aqui não faço nem uma coisa ou outra, não vejo necessidade, mas blogueiros como a Ariane, Cardoso, Juliana Sardinha, Hugo Meira, Marcelo Souza entre outros, isso é indispensável.

Eis as páginas estáticas que uso:


Espero que, com essa lista, eu tenha ajudado alguém de alguma forma. E se por acaso, eu tenha falado alguma besteira, não se sintam impedidos de me corrigir. Afinal, não sou o dono da verdade e isso aqui para mim é um aprendizado.

E que venham logo as páginas estáticas no Blogger! O Blogger já tem as páginas estáticas! Chupa Wordpress!!!






Obs.: E o pessoal não lê mesmo as políticas que tenho, e continuam mandando spam nos comentários, comentando no anônimato e pedindo parceria. Assim não dá!

10 comentários:

  1. Olá!
    Gostei muito das suas sugestões.
    Explicações didáticas e pertinentes.
    Parabéns!
    Sumy

    ResponderExcluir
  2. Adorei as dicas, vou implementar no meu blog. Bjs

    ResponderExcluir
  3. Sumy: Obrigado e volte sempre!

    Mulherzinhas: Já deixa as páginas prontas, assim que o Blogger anunciar essa funcionalidade, não perca tempo! :o)

    ResponderExcluir
  4. Quem dera o mídia kit fosse indispensável hahahhah

    Quem sabe um dia minhas estatísticas se tornem estáveis.

    ResponderExcluir
  5. muito bom esse artigo mas eu nao sei faze nada ,nao sei coloca espaço pra comentarios,links e tudo mais ¬¬

    ResponderExcluir
  6. Hugo: Não custa tentar! :o)

    Brunodtk: Para aprender é só ter interesse, vá a luta, seja autodidata. Ficar falando que não sabe nada não vai resolver o seu problema.

    ResponderExcluir
  7. Já tirei a data da página estática. Agora, como tiro a hora e os botões "próxima página" e "página anterior"????

    ResponderExcluir
  8. Forget me not: Eu te indico o http://bloggersphera.blogspot.com
    Lá tem tutoriais indicados para isso.

    ResponderExcluir
  9. Gostei muito deste post. Gostaria de seguir esse blog mais nao vi como.Uma pergunta:( tenho 2 blogs blogspot/ wordpress.com )depois de pronta a pagina estática pode ser editada?isto é, se eu esqueci algo ou quero dá uma melhorada no visual...Pode?

    ResponderExcluir
  10. @E daí??


    Não viu como me seguir?? Olhe na barra lateral, tem Twitter, Facebook, Feed e Google Friend Connect. Tudo ao gosto do freguês!!! :)

    A página estática do Blogger (Do Wordpress não sei) tem o mesmo estilos das páginas de posts. Mas se você viu, as minhas páginas estáticas foram estilizadas por um hack: Estilizando páginas estáticas do Blogger

    Obrigado pela visita e volte sempre.

    ResponderExcluir

Pessoal, comentem, críticas e elogios serão bem aceitos. E eu respondo, posso demorar mas respondo. Esse velho lobo do mar tarda mas não falha!!!!

Leia antes a minha Política de Comentários.

Se quiser deixar o link de uma postagem sua, utilize o código abaixo trocando o que está escrito em letra maiúscula:

<p><abbr><em><strong>SEU NOME</strong> - último post do blog... <a href="<strong>LINK-DA-POSTAGEM</strong>"><strong>TÍTULO DA POSTAGEM</strong></a></em></abbr><p>

Artigos recentes

Related Posts with Thumbnails
Google