sábado, 24 de outubro de 2009

10 maneiras de ser útil no Twitter

O Twitter é uma ferramenta de conversação que explodiu na internet, e muita gente ainda nem tem a noção para que serve. Uns acham que é um MSN piorado, pois não lida com imagens, outros já entendem que é uma poderosa ferramenta de redes sociais e webmarketing. Não há um jeito certo de usar o Twitter, e seguir ao pé da letra o "O que você está fazendo", é somente a ponta do iceberg.




Abaixo estão 10 maneiras para você ser útil no Twitter:

1 - Seja legal: Muita coisa tem sido falado por aí no Twitter, e se você gostou de algum assunto dito por alguém, siga-o. Se você leu um ótimo artigo num determinado blog, deixe um comentário, diga aos outros sobre tal post, dê um re-tweet. Se alguém fizer um re-tweet de um post seu, agradeça.

2 - A arte do "Retweet": Retwittar é fazer com que a informação se espalhe mais rapidamente. Muitas pessoas postam links interessantes, especialmente as que você segue, portanto retwitte-as! Assim os links irão fluire alcançaram um monte de pessoas.

3 - Mencione algo de interesse: Ok, todos nós temos alguma paixão sobre alguma coisa, um hobbie ou somos especialistas em algum assunto. Quem sabe você saiba muito mais sobre os antigos bonecos do Falcon, um amante da cerveja ou um guru de viagens. Conecte-se com as pessoas, faça uma procura (search), determinados tópicos geram muitas conversas. Faça novos amigos, ajude-os dividindo o seu conhecimento.

4 - Seja você: Lembre-se que você só tem 140 caracteres, seja breve, chegue ao ponto. Mas seja você mesmo! Escreva sobre o que você gosta, fale sobre coisas que te importam. Você tem que ser autêntico.

5 - Não faça spam: Ok, somos tentados a falar sobre grandes negócios que podem render muita grana, ou enviar milhões de notas sobre algum evento, mas NINGUÉM SE IMPORTARÁ COM ESSAS COISAS! De novo, seja autêntico, mostre o seu conhecimento e coloque o link do seu negócio em sua descrição que está no seu perfil. Com certeza, alguém que procure pelo seu tipo de negócio chegará até você e assim, será conhecido por todos.

6 - Monitore seus tweets com alguns programas: Use programas que monitora seus tweets e seu grupo de seguidores, tais como TweetDeck , Twirl ou Tweetie. Numa rede social como o twitter, as coisas crescem de tal maneira que você pode se perder. Estes programas servem para interagir mais facilmente com os seus seguidores, seus twets e suas mensagens diretas

7 - Integração em outras mídias: Faça uma integração dos seus tweets em seu blog, no perfil do seu Facebook ou em alguma outra aplicação. Use widgets para mostrar os seus tweets em tempo real. Coloque o seu endereço para que as pesoas possam te encontrar.

8 - As hashtags são suas amigas: Se você estiver twittando sobre algum evento ou tópico que esteja no topo, coloque um #hashtag. O #FollowFriday é uma tag em que alguém recomenda pessoas para serem seguidas na sexta-feira.

9 - Atualize o seu perfil: Certifique-se que você tem links corretos e uma boa descrição em seu perfil. Muitos seguidores querem saber quem é você, o que você faz e conhecer algum conteúdo produzido por você.

10 - Seja útil: Não fique incessantemente twittando sobre coisas fúteis, como "Vou pegar as crianças na escola", "Estou fazendo a janta", "acabei de acordar" ou "estou indo ao banheiro". Pare com isso. Seja útil e traga algo interessante, divertido para ser discutido. Não siga ao pé da letra ao "O que você está fazendo".

Eu vou acrescentar mais um ítem nessa lista:

11 - Escreva como uma pessoa normal: Por favor, não escreva em miguxês, internetês ou orkutês. O Twitter é uma ferramenta séria, que se bem usada, pode lhe trazer grandes benefícios. Use o português ( ou qualquer outra língua) pura e simplesmente.

Fonte original do artigo - Twittip

6 comentários:

  1. INTERNET SERIOUS BUSINESS

    ResponderExcluir
  2. Cidão, uma coisa que me cansa no twitter é o egocentrismo do tuiteiro, no sentido de repercutir somente o que acontece em seu próprio blogue e falar sobre aquele mesmo assunto por dias. Ah, outra coisa chata, é aquele pessoal que faz do twitter uma coluna social dos eventos que participa. Credú! No mais, como o Willian Bonner disse na entrevista do "Marília Gabriela" - o twitter é diversão e não dá para ser levado à sério - as fontes antes do ret, de preferência, deveriam ser checadas. Bom fim de semana! Beijus,

    ResponderExcluir
  3. topcuzón: You are right, but what do you mean?

    Luma: Tem razão, anjo! Eu mesmo devo encher o saco sempre falando que nunca recebo o convite do Google Wave. :o)
    Mas sei lá, não importa o assunto postado, porque tem público para isso. Cada um no seu galho, não é mesmo?
    Beijão!

    ResponderExcluir
  4. A arte da objetividade, eis o twitter. Percebi que fiquei tão curto e direto que tenho dificuldades agora para escrever algo longo...

    ResponderExcluir
  5. Olá, trabalho na Edelman, Agência de Comunicação Online da Samsung. A dica 5 é uma grande verdade. As pessoas não querem saber de propaganda sem contexto. É preciso compreender a dinâmica do Twitter para aproveitar todo o seu potencial.

    ResponderExcluir
  6. Hugo Meira: Eu me alongo muito em determinados assuntos. O Twitter tem me ajudado a ser mais objetivo.

    Fábio Siqueira: Com certeza, conhecer o assunto e saber atingir o público é o essencial.

    ResponderExcluir

Pessoal, comentem, críticas e elogios serão bem aceitos. E eu respondo, posso demorar mas respondo. Esse velho lobo do mar tarda mas não falha!!!!

Leia antes a minha Política de Comentários.

Se quiser deixar o link de uma postagem sua, utilize o código abaixo trocando o que está escrito em letra maiúscula:

<p><abbr><em><strong>SEU NOME</strong> - último post do blog... <a href="<strong>LINK-DA-POSTAGEM</strong>"><strong>TÍTULO DA POSTAGEM</strong></a></em></abbr><p>

Artigos recentes

Linkem me:

Related Posts with Thumbnails
Google