sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Novos estilos para a navbar do Blogger


O Blogger apresentou mais uma novidade: novos estilos para a navbar, aquela barra de navegação que fica no topo do seu blog. Muitos blogueiros não gostam dela porque ela nunca combina com os esquemas de cores de seus blogs, e alguns a eliminam do lay-out. Outros, como eu preferem mantê-la  usando uma solução bem simples, com um código ela fica escondida e só aparece quando o mouse é passado por cima da região onde a navbar fica.

Ainda existe a polêmica se ela pode ou não ser tirada do template. Para não correr riscos, eu a mantenho usando o hack que mencionarei adiante.

A novidade é que o Blogger mudou alguns estilos, deixando-a mais harmoniosa e apresentou mais dois esquemas de cores: "Transparent Light" e "Transparent Dark."Assim a navbar agora se adapta às cores e aos estilos do seu blog.

A cor "Transparent Light" possui um background branco semi-transparente, que produz uma tênue cor pastel, enquanto que a cor "Transparent Dark" é um preto semi-transparente que produz um visual sombreado:



 

Hack para esconder a navbar:

Procure a tag

]]></b:skin>

no código de seu template (use control + F) em Lay-out >> Editar HTML, e cole o código abaixo antes dela:

#navbar-iframe  {
display : none;
visibility : hidden;
height : 0;}

Visualize e depois clique em salvar.

Dica retirada do Bloggersphera

4 comentários:

  1. Estou usando o novo layout da navbar a mais ou menos uma semana, mas sempre usei, além do que diz o termo de uso do blogger, ela possui o mesmo sistema de pesquisa que também fica no painel do blogger, sem que preciso logar. Um sistema de pesquisa excelente, melhor que essas widgets que disponibilizam web afora. Nunca achei feia! Anteriormente ela casava com os templates do antigo blogger perfeitamente, só ficavam desconjuntadas com templates feitos por terceiros. Enfim, continuo fã! :) Bom fim de semana!

    ResponderExcluir
  2. Luma: A única coisa que discordo na barra é a facilidade com que uma pessoa pode fazer com que seu blog seja sinalizado, apenas por não concordar com alguma opinião contrária a dele. Já aconteceu com você e quase comigo.

    ResponderExcluir
  3. Li rápidamente, mas adoro estas informações. Qdo tiver mais tempo, vou tentar fazer estas inclusões no meu blog. Abr.

    ResponderExcluir

Pessoal, comentem, críticas e elogios serão bem aceitos. E eu respondo, posso demorar mas respondo. Esse velho lobo do mar tarda mas não falha!!!!

Leia antes a minha Política de Comentários.

Se quiser deixar o link de uma postagem sua, utilize o código abaixo trocando o que está escrito em letra maiúscula:

<p><abbr><em><strong>SEU NOME</strong> - último post do blog... <a href="<strong>LINK-DA-POSTAGEM</strong>"><strong>TÍTULO DA POSTAGEM</strong></a></em></abbr><p>

Artigos recentes

Related Posts with Thumbnails
Google