quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

Honestidade ou estupidez

Hoje em dia ser honesto ou é crime ou é atitude de uma pessoa otária ou estúpida. Falo isso porque há alguns sábados atrás, fui chamado disso na fila de uma padaria e ontem pelas minhas sobrinhas, uma de 11 e outra de 9 anos. Esse post me veio a cabeça após fazer um comentário no blog da Iara, sobre oportunidades perdidas.

Todo sábado adoro comer um delicioso lanche de nome 3037 numa padaria perto de casa, o famoso contra-filé ao vinagrete, e na hora de pagar a ficha acusava pouco mais de 12 reais, quando na verdade deveria ser 27 reais e aluma coisa, porque além do lanche, comprei outras coisas.
Imediatamente eu alertei o caixa dizendo que eu tinha gasto mais. Atrás de mim ouvi os sussurros: "Que cara idiota", "Que bobão", "Ele adora jogar dinheiro fora", "Estúpido, paga e vá embora..." e coisas do tipo. Não me virei, nem quis saber quem estava falando, paguei o valor correto, e fui embora.

Ontem, fui com as minhas sobrinhas comprar sorvete, e a moça do estabelecimento voltou dinheiro a mais no troco. Aí eu voltei para devolver, e pasmem, minhas sobrinhas também falaram que eu era otário e bobão. Eu apenas falei para elas que isso é uma atitude de honestidade e de saber fazer a coisa certa. Elas devem não ter entendido mas pelo menos passei alguma mensagem.

Talvez por causa dessa minha honestidade é porque eu hoje eu poderia ter um doutorado se não fosse o meu idealismo de fazer a coisa certa. Meu professor na faculdade me indicou para um mestrado e ele seria o meu orientador. Eu era o único na classe que tirava de oito para cima nas provas dele, tanto prática quanto de laboratório (sim, eu sempre fui CDF!).

Só que eu descobri que na verdade todo o trabalho já estava pronto e caberia a mim decorar todo o texto, durante um ano e meio, ganhar na moleza uma bolsa de mestrado, e depois apresentar para a banca, onde tudo estaria arranjado para que eu passasse com louvor.

Eu não aceitei porque isso era uma pilantragem. Engraçado que depois disso, as portas se fecharam para mim tanto na PUC quanto na USP após eu ter dito isso ao meu professor... Detalhe: ele foi o principal introdutor da Física Nuclear no Brasil nos anos 40... Deu para entender? Não irei citar nomes, porque isso já passou, algumas pessoas já faleceram e outras estão por aí vivendo suas próprias vidas.

Mas o que quero mostrar é que ser honesto é algo de outro mundo nesse país. O legal é ser levar vantagem, tirar proveito de outros, ser malandro. Perdi muitas oportunidades na vida por não aceitar fazer coisas que iam contra o meu idealismo, pelo menos posso dizer que tenho a consciência tranqüila, apesar do bolso estar vazio.
(by A. J. Rosário - 07/01/2009)

7 comentários:

  1. O que você perdeu foi a chance de fazer a coisa errada, de piorar este país, de dar mau exemplo, isso sim eu concordo que você perdeu.
    As outras coisas que "perdeu" são as coisas materiais que você ainda não tinha, e optou por continuar sem no momento devido ao modo como poderia adquiri-las.
    Pena que uma boa parte das pessoas não veja nada de mal em roubar o dinheiro da padaria, pois para mim se eu sei que estou com dinheiro deles, e mesmo assim fico quieto, isso é roubo.

    Parabéns pela excelente postura, e que suas sobrinhas sejam sábias e aproveitem o excelente exemplo.

    ResponderExcluir
  2. Mesmo que você não esteja feliz com os resultados das suas atitudes, você continua agindo certo.
    Você é um exemplo, Cidão.
    Te admiro!

    Beijos de bom dia!

    ResponderExcluir
  3. Por isso que cada vez mais, principalmente depois de ler um estudo científico sobre o assunto, vou tendo a certeza de que o homem já traz em seu gene (DNA) também suas características morais!

    Como disse a Du, também te admiro, cada vez mais! :-)

    Abraço, Cidão!

    ResponderExcluir
  4. Hello there my friend! I found your blog very interesting so I have added your link in my Blogroll. I hope you'll link me back. Have a nice day! http://hapiblogging.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Carlos: Obrigado pelo apoio, mas é muito difícil educar, por isso não tenho filhos, espero que elas tenham pego a mensagem.

    Du: Para com isso, meu anjo... odeio ser exemplo. Você me deixa lisonjeado! :o)

    Juca: E você também!! Assim vocês me deixam nas alturas!!!

    Hapi: I haven't had a break to visit others blogs to visit and comment. Thanks!!! I'll be there!

    ResponderExcluir
  6. Eu sie infelizmente é assim, embora poucas pessoas acreditem eu sou honesto, os jovens hj tem uma aparencia diante da sociedade bem ruim...

    vejo a spessoas querendo se dar bem de qualquer forma, ja xeguei a devolver,bastante dinheirp, n irei ser hipocrita que n estaria com vontade de ficar, mas fazer a coisa certa é o melhor ainda hj, ouvir as pessoas te chamando de bobo, e um preço pequeno,elas que se fodam.

    ResponderExcluir
  7. Gama: Os valores estão muito deturpados. O interessante é você ser íntegro e tentar sempre fazer a coisa certa! :o)

    ResponderExcluir

Pessoal, comentem, críticas e elogios serão bem aceitos. E eu respondo, posso demorar mas respondo. Esse velho lobo do mar tarda mas não falha!!!!

Leia antes a minha Política de Comentários.

Se quiser deixar o link de uma postagem sua, utilize o código abaixo trocando o que está escrito em letra maiúscula:

<p><abbr><em><strong>SEU NOME</strong> - último post do blog... <a href="<strong>LINK-DA-POSTAGEM</strong>"><strong>TÍTULO DA POSTAGEM</strong></a></em></abbr><p>

Artigos recentes

Linkem me:

Related Posts with Thumbnails
Google