terça-feira, 13 de janeiro de 2009

10 coisas que eu odeio na blogosfera

Mais uma lista, agora daquilo que odeio na blogosfera. E não estou ofendendo ninguém, sei que não sou perfeito, erro muito mas estou apenas fazendo uso do meu direito de expressão. Após sete anos de blogagem, minha opinião deve valer alguma coisa, não é mesmo? Post escrito assistindo Family Guy!


1 - Muita publicidade

Nada contra a monetização, aliás, até eu gostaria de viver da blogagem e largar aqueles monstros que existem dentro de uma sala de aula, mas tem muitos blogueiros que exageram na publicidade e entopem o blog de tal maneira que você nem sabe onde começa e termina o artigo em questão. Se eu visito um blog, é porque eu quero ler o conteúdo claramente sem interrupção. Eu quase coloquei o Adsense nas postagens, mas resolvi não fazer isso. Seria paradoxal de minha parte.

2 - Os sabichões da arte de blogar

Odeio gente que se acha o supra sumo de alguma coisa, e a blogosfera está cheio desse pessoal. Críticas e dicas são bem vindas, agora impor regras como se fossem autoridades por excelência, aí já é demais. O que é certo e o que é errado? Isso depende do ponto de vista de cada um. Expor o que é ou não legal é uma coisa, agora querer impor a sua verdade, aí já é outra.

3 - Blogueiro querendo ser jornalista

Joguei no Twitter uma vez a seguinte coisa: Blogueiro não é jornalista, a não ser que tenha feito um curso de jornalismo. Temos que tomar cuidado com a inversão de papéis, coisa que ocorre muito na minha profissão. Sabiam que tem economista, matemático, engenheiro, médico e outros dando aulas de Física? Isso é errado, cada macaco no seu galho. Se você cursou e tem habilitação, tudo bem, mas se não, está errado. blogueiro pode até escrever melhor do que um jornalista, mas ele não é jornalista! Vamos parar com as discrepâncias que há nesse país. E vou dizer uma coisa, jornalista com medo de blogueiro é incompetente. Blogueiro pode até colaborar com determinada informação, mas apenas isso, e nada mais. A palavra final é sempre do profissional habilitado na profissão, porque se não confiarmos numa pessoa que fez um curso superior para exercê-la, será a falência total das nossas universidades. Para mim, diploma ainda é o diferenciador!

4 - Miguxês

Mesmo acreditando firmemente na liberdade de expressão, blogs miguxos para mim é o fim. Aqui já uma prerrogativa minha, eu odeio qualquer tipo de manifestação emoboiolística.
Nada mais a declarar!

5 - Plagiadores

Odeio gente que copia os textos e não cita a fonte. Mas, Cidão, você não publica posts de humor e textos que estão na Internet? Sim, porque eu os recebo por e-mail e cito isso. Alguns textos eu sempre procuro saber de onde vem, e peço permissão. Outros, que já estão espalhados pela internet, são difíceis de saber quem os criou. Quem achar um texto aqui cuja fonte exista, tem que me avisar. Uma vez, recebi um comentário de uma pessoa reclamando que eu tinha postado dois links que era dela. O problema é que a pessoa não se identificou e estou esperando até hoje. Chegar aqui como anônimo ou com pseudônimos, está pedindo para não ser levado a sério.

6 - Blog não é site

A palavra blog vem de WEBLOG, que numa tradução bem simples, significa um diário na internet. Desde contar diariamente como foi o seu dia, expressar opiniões, dicas sobre determinadas coisas, expressar humor, e assim por diante. Mas com a facilidade de manuseio de certas plataformas (Wordpress, principalmente), tem muita gente ou empresa largando a mão de criar sites para criar blogs, que dependendo do lay-out desenvolvido, nem parece que realmente é um blog. Alguns templates magazines fazem esse papel, por exemplo. E quem se ferra é o webdesigner! Para que alguém ou uma empresa vai pagar 500 reais por página construída se gratuitamente pode obter a mesma coisa gratuitamente? E eu odeio isso. Eu não levo a sério empresas que publicam todo seu conteúdo em um blog.

7 - Música no blog, tudo bem, mas...

... Tem que oferecer a opção para desligá-la. Todos sabem que eu tenho o rock correndo pelas minhas veias, e odeio quando não acho o player num determinado blog, quando a música não me apraz. O pior é aquele blog que já tem embutido um código de rádio ou arquivo sonoro no html da página. Desses eu fujo, não visito nunca mais.

8 - Pedido de links

Odeio quando me pedem troca de links. Quando um blog tem algo que me ajudou ou algum conteúdo que gostei, eu o "linko" sem pedir nada em troca. Portanto, dê uma lida na minha política de parcerias antes de me pedir alguma coisa.

9 - Hipocrisias

Há muitas pérolas que leio, dentre elas a de "não ligar para rankings" e que o "blogspot é sinônimo de pirataria e mulher pelada". E eu digo que é pura falácia. Duvido que alguém não queira ver seu blog numa posição de destaque, na qual está atingindo muitas pessoas. Ou será que você só escreve para o seu computador? Em sendo assim, torne o seu blog não público. Quanto a pirataria, que atire a primeira pedra quem nunca baixou uma música, vídeo ou software dessa maneira tão excusa? Quem tem grana sobrando para pagar cerca de dois mil reais pelo Photoshop? Quem tiver, parabéns! Ganho por mês a metade disso dando aula.
Agora, sobre mulher pelada, se é homem que diz isso, com certeza esse cara é bambi e adora sentar!

10 - Anonimato

Odeio quando uma pessoa comenta sem se revelar ou tem um perfil que é bloqueado. Essas pessoas estão pedindo para não serem levadas a sério. Sei que o anonimato é um direito, mas quando ela o usa para atacar e ofender, só está mostrando a merda de pessoa que ela é. pois não tem coragem de defender o seu argumento e botar a cara para bater.
Ah, Cidinho, porque então você não desabilita a opção dos comentários de anônimos? Porque, muitas vezes, determinadas pessoas não conhecem o sistema de comentários de um blog e acabam ficando anônimos, alguns até colocam uma assinatura no fim do comentário. Está desabilitada!
(by A. J. Rosário - 11/01/2009)

Agora, podem me malhar!

29 comentários:

  1. Olá Cidão
    Concordo com tudo que disse, mas tem dois itens que me incomodam mesmo, são o 2 - Os sabichões da arte de blogar, e 7 - Música no blog (na verdade eu acho que nem deve ter a opção de desligar, e sim a de ligar!!).
    Um item que não colocou mas me mata de raiva, são os pop-ups ou então os 'links duplos' que abrem a página do Mercado Libre e similares.
    Abraços e parabéns pela lista

    ResponderExcluir
  2. Concordo com tudo, mas...qto aos rankings, eles não mostram que você necessariamente está atingindo muitas pessoas, ou que está realmente se destacando. Acho que a melhor prova disso foi a manipulação do ranking do BlogBlogs, quando blogs desconhecidos passaram por 'famosos' subindo no ranking a custa do meme e da troca de links. No meu caso, fico muito mais lisonjeada, contente mesmo, com o comentário de certas pessoas que admiro ou de ver o número de assinantes de feeds subindo, do que de aparecer no topo de alguma lista que pode ser forjada. Agora, existem listas e listas e fico muito contente, por exemplo, quando alguém se dá ao trabalho de se cadastrar no Best Blogs Brasil para votar no blog. Hoje nem o Technorati é confiável, ele faz uma salada com os links, desenterra coisa de 2 anos de repente, uma confa....

    Gostei do item 2: qualquer um que luta para impor uma única verdade não tem um pingo de imaginação.
    abraços!

    ResponderExcluir
  3. Te malhar o caramba, mano Cidão! Essa é a mais absoluta e sincera manifestação contra as coisas mais irritantes da blogosfera... e, infelizmente, é o que a gente mais vê! EMOboiolismo, sabichismo, hipocrisia... putz! Só não odeia tudo isso quem É tudo isso!

    Putz! Quanto tempo sem aparecer por aqui, hein? Saudades! Mas este ano tomei por resolução ser um blogueiro mais ativo o/

    Gosta de tirinhas, grande Cidão? Criei um blog só pra divulgar tirinhas minhas, ó:

    http://universomutum.blogspot.com

    Se quiser aparecer lá, será mto bem vindo :)

    Abraços

    ResponderExcluir
  4. Tenho certeza que se você rever sua lista com mais calma, vai encontrar mais uns vinte itens.
    Sem contar os que comentam sem ler o texto e dizem o que querem apenas baseados no título.

    ResponderExcluir
  5. Cidão, muito blogueiro se achando, heim? Principalmentes estes que bastam ter 'domínio' e ter um layout cópia de site para sair falando besteira! Recentemente uma blogueira 'famosa' teve a discrepância de listar condutas para aqueles que querem 'crescer' na blogosfera. Achei o fim da picada um dos ítens - você pode dar dicas de SEO, monetização e tals, mas colocar na lista, por exemplo, que o blogueiro tem que escolher entre escrever ou visitar os blogues, por que uma coisa não combina com a outra, é se achar não? Cada um cumpre a sua rotina como quer. Álias, quem não bloga para os motores de busca, adora visitar outros blogues. Ué, blogue não é conversação?
    Acho válido colocar musica com a opção de 'nós' decidirmos se queremos apertar o play ou não. Eu geralmente estou ouvindo música e o conflito gerado não é bom.
    Pior que pedido de link é pedido de visita ou as famosas cobranças: Você sumiu do meu blogue...o blogueiro que escreve isto deveria olhar-se no espelho - talvez a pergunta se aplica exclusivamente à ele.
    Uma coisa que não gosto - blogueiro volúvel.
    Boa semana! Beijus

    ResponderExcluir
  6. Depois que xeguei aki parei de ler...


    6 - Blog não é site


    QUALQUER PAGINA NA INTERNET É UM SITE
    bye

    ResponderExcluir
  7. Felipe: Apesar de não ter mencionado os popups, acredito que eles se encaixam no primeiro ítem. Será que blogueiro que coloca isso, não compreende que irrita quem visita uma página?

    Ariane: Não existe ranking que seja confiável, mas eles são necessários para posicionar os blogs e/ou sites. Já mencionei que se deve criar mecanismos que impeçam artifícios que os manipulem.
    O Ibope por exemplo, é muito criticado, mas é necessário para a audiência das emissoras. Outros são criados, mas ele sempre prevalece. O ibope tem muitas falhas, assim como outros, e não vi ainda ninguém criar um melhor que seja isento disso.
    Em vez de criticar, devemos exigir a melhora do sistema.

    Moiza: Seu sumido!!! Estava com saudades!!! E emoboiolismos realmente é o cúmulo! :o)

    ResponderExcluir
  8. Gibanet: Mas esses são os salsinhas! E eu me divirto com isso. :o)

    Luma: Que bom que você tenha concordado comigo. Sua opinião para mim é muito importante.
    Eu realmente não suporto pessoas que querem impor seus pontos de vistas. Eu sinceramente não levo a sério!!!

    Gama: Você entendeu o que eu quis dizer, vai. Não seja mesquinho, my friend!!!! :o)

    ResponderExcluir
  9. Gama, blogue não é site, é uma ferramenta de publicação.A grande diferença entre um site e um blog é que posso interagir com o autor e leitores de um blog através de comentários que, a partir do momento que clico em “Comente”, passam a fazer parte do próprio conteúdo do blog.
    No site, em geral, isso não acontece. No máximo há um formulário de contato, mas o que leitor escrever, nunca fará parte do conteúdo daquele. Os dois são “distribuídos” pela internet, mas os conceitos diferentes. Como jornais e revistas: também distribuídos via impresso, mas com conceitos diferentes.
    Olha que matéria bacana!! http://www.fmatt.com/2007/08/28/o-que-sao-os-blogs-hoje/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lendo esse meu comentário, vi como as coisas mudaram. Como os sites se aproximaram da maneira de blogar e estão agora atendendo melhor seus leitores.

      Excluir
  10. Olha, cheguei no seu blog passeando entre as listas dos outros blogs, e adorei ler a lista! Cada um tem seu jeito, e o impor a outra pessoa não é nada legítimo... afinal, temos escolha do que queremos ou não. E usar um texto que é de outra pessoa e nem citar o nome é o cúmulo...
    Ah, sua escrita é muito boa! É professor de que?

    ResponderExcluir
  11. Cidão todos as coisas que vc falou tmb me dão uns tremeliques, mas o que mais me tira do serio é Miguxês, não dá... é muito bobo e pior que muitas vezes por trás esse modo de se expressar existem velhos barbados, sem duvida Miguxês é muito bizarro, sem contar que não da pra entender quase nada...rs

    Bju miguxo...rs (brincadeirinha).

    ResponderExcluir
  12. Só discordo do item 6. O Wordpress.org é uma ferramenta muito boa para a criação de sites também, é bem fácil criar páginas, não necessariamente posts. Já que permite linguagens dinâmicas como PHP, dá pra construir sites até melhores que os comuns, pois é unir a facilidade de uso ao vasto número de ferramentas que tem. E você não precisa necessariamente usar um template grátis, você pode pagar um designer, como o pessoal do Smashing Magazine, por exemplo, para criar um layout exclusivo, e para quem quer um site sério vale a pena.

    Na minha opinião, é a mesma coisa que não querer ler um blog porque está hospedado no blogger e não tem um domínio próprio, babaquice.

    ResponderExcluir
  13. Putz, eu já era fã de listas ANTES DE EXISTIR INTERNET, porque eu sou um dinossauro... É claro que há mais umas 400 coisas pra colocar na sua lista, mas Top 10 é o que há, e o que eu mais detesto é quem prega o que não faz. Tem blogueiro por aí que bota conselho no blog de 'não se esqueça de responder os comentários' como se fosse uma obrigação, aí a gente vai lá com toda a boa vontade e comenta alguma coisa, assina RSS dos comentários e cadê que o infeliz se digna a responder?
    Mas minha maior crítica a algus blogueiros é a de se sentirem os reis da cocada preta só porque estão escrevendo e os leitores estão lendo. Só esquecem de que quem 'alimenta' o blog na verdade não é quem escreve (a menos que queira escrever pras paredes) porque o que leva um blog para o topo ou o deixa 'na xom' são os leitores que prestigiam o blog, mas nada impede que deixem de prestigiar. Não se trata de puxar o saco dos leitores mas encará-los de igual pra igual porque tanto uns (blogueiros) quanto outros (leitores) são igualmente importantes para o sucesso ou fracasso de um blog. Tenho uma pá de blogs e leio um montão por dia também, mas reconheço que se eu parar de escrever o leitor pode ir ler outro blog, ou até mesmo um livro (alguém lembra o que é isso? Coisa do meu tempo...)
    Adorei o blog e as listas, vou voltar pra ler mais outro dia, também estou com mania de listas agora...
    Beijão

    ResponderExcluir
  14. Luma: Obrigado pela explicação, mas parece que o Gama não concordou, que pena. Isso é algo que merece ser discutido.

    Two ways: Obrigado pr visitar esse meu cantinho!!! E sou professor de Física! :o)

    Adri: Bem, cada um faz do seu blog o que quiser, não é mesmo? Eu respeito, mas sempre vou exercer o meu poder de crítica.
    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  15. Kazuya-Kun: Obrigado de novo pela visita. Concordo com o que você disse, mas ver um site de uma empresa feito com uma ferramenta de blog é tão pobre. Está tudo pronto, é só decorar. Coitados de colegas meus que já não ganham nada em criar sites.

    Zailda: Obrigado pela visita e volte sempre. Você foi perfeita na análise. Gostei!

    E um detalhe: a comparação entre homens e mangas é a mais pura verdade!!! Eu mesmo nunca amadureci!!! :o)

    ResponderExcluir
  16. Faria observação nestas suas palavras:

    "A palavra final é sempre do profissional habilitado na profissão, porque se não confiarmos numa pessoa que fez um curso superior para exercê-la, será a falência total das nossas universidades."

    Há pessoas que mesmo tendo o diploma, não é de confiança, e não me referio aquelas que compraram o diploma, bem como, não generalizando, mas, há instituições em que se os cursos e suas credenciais não forem cassados logo, a falência poderá ser decretada.

    ResponderExcluir
  17. Discordo da parte que fala das empresas que usam blog. Creio que as coisas estão mudando e os sites estão sendo abandonados por serem estáticos demais para uma web dinâmica. Hoje o blog empresarial é sinônimo do estreitamento das relações entre clientes e empresa.

    Quanto ao resto concordo em número, genero e grau =D

    ResponderExcluir
  18. Adão: Há bons e maus profissionais, isso é inevitável. Mas o diploma ainda tem que ser o diferencial para não atrir paraquedistas.

    ResponderExcluir
  19. Hugo: Pensei nisso, mas qual é a finalidade de um blog? Não fica meio deturpado?

    ResponderExcluir
  20. Malhar nada, simplesmente adorei e faço minhas as suas palavras!
    Blogueiro que não é formado em jornalismo se meter a criar blog de notícias (a maioria já do CtrlC + CtrlV) eu abomino.
    Meu blog é pessoal, mas tem de tudo um pouco...Eu costumo dizer que é como se fosse um filho que eu cuido com carinho.
    Muitos blogueiros se acham o último gáz da coca-cola, e às vezes nem retribuem um comentário em nosso humilde blog!
    O blog É realmente um diário como você falou, também concordo! Mas vai colocar isso na cabeça de uns e outros??
    É minha primeira vez aqui e gostei muito, com certeza voltarei mais vezes.

    Grande abraço
    Vanda

    ResponderExcluir
  21. "Blogueiro querendo ser jornalista".... meu primeiro blog(2006) tinha o nome "meu jornal" mas já parei de atualizar faz tempo kkkkk

    sobre as musicas no blog... as pessoas vivem perguntando como fazer que ela comece automaticamente assim que a pessoa entrar no blog... assim não tem jeito... acho que as pessoas que colocam musica tem que deixar os visitantes decidirem se querem ouvir algo ou não

    ResponderExcluir
  22. @Fabiano Roberto


    Jornalista??? Et tu, Fabiano??? :)

    Poder colocar a música pode, quem sou eu para proibir, mas deve ajustar o widget para que não comece a tocar automaticamente.

    ResponderExcluir
  23. "blogueiro pode até escrever melhor do que um jornalista, mas ele não é jornalista!"

    Do jeito que vai o jornalismo, eu diria que jornalista até pode escrever melhor do que um blogueiro =) .

    ResponderExcluir
  24. Oi Cidão,

    1- LOL epá, também não tenho nada contra, mas prefiro um blog sem muitas distracções.

    2- Ave, ainda não encontrei nenhum blogue desses, graças a Deus. Para esse pessoal "dono da verdade": vive e deixa viver!

    3- Concordo contigo: Engenheiro, Geólogo, Economista etc de profissão não deve ser professor e vice-versa. Não tem nada a ver.
    Eu não sou jornalista, nem quero ser; sou comentadora e bloguista que de vez em quando tem prazer em malhar na media (porque vou-te contar...há cada idiota na indústria).

    4- Miguxês lol...confesso que tive de ir ver o que significa esta palavra (desconhecia-a por completo). O que é um blog miguxo?

    5- Plágio é uma vergonha!

    6- O próprio Google tem templates para empresas, que são muito diferentes daqueles dos blogues.

    7- Detesto música nos blogues e, confesso que aqueles que têm música embutida no html fazem-me fugir do blogue como o diabo foge da cruz.

    8- LOL LOL LOL LOL LOL realmente...já para não dizer que é coisa de amador; vá lá que no passado faziam-se aqueles memes e tal...

    9- LOL LOL LOL LOL LOL hipocrisia é o que mais rola na vida real quanto mais na vida virtual, gato!

    10- ROFL olha, eu permito todo o tipo de comentário: se a pessoa quiser comentar como anónima pode; se a pessoa fôr uma cobardolas que se esconde por detrás da cortina para ofender e atacar pode (estamos num mundo livre)...até porque se eu reunir uns quantos amigos meus (i.e. hackers), eu acho o filho da mãe. O argumento que, a teu ver, desabilita as pessoas é válido para aqueles que não estão à vontade na blogosfera...mesmo assim, ri-me muito com esta secção!

    Gato, já tinha saudades destes teus posts...10 mais! Fabuloso!! :D

    Beijos

    ResponderExcluir
  25. @j. noronha


    O pior é que tenho que concordar contigo. A coisa tá feia! :)

    ResponderExcluir
  26. @Max Coutinho


    Ei, gata, você como sempre comenta tudo tim tim por tim tim!! :)

    Blogs miguxos são aqueles escritos com linguagens de emo, tipo aqueles que escrevem axim, voxê, gateenho, tristeenho, e a língua portuguesa chora! :)

    ResponderExcluir
  27. Oi Cidão,

    Obrigada pela explicação (acerca dos blogues miguxos). Só de pensar em miguxices fico com dôr de cabeça...C-R-E-D-O!

    Beijos

    ResponderExcluir

Pessoal, comentem, críticas e elogios serão bem aceitos. E eu respondo, posso demorar mas respondo. Esse velho lobo do mar tarda mas não falha!!!!

Leia antes a minha Política de Comentários.

Se quiser deixar o link de uma postagem sua, utilize o código abaixo trocando o que está escrito em letra maiúscula:

<p><abbr><em><strong>SEU NOME</strong> - último post do blog... <a href="<strong>LINK-DA-POSTAGEM</strong>"><strong>TÍTULO DA POSTAGEM</strong></a></em></abbr><p>

Artigos recentes

Related Posts with Thumbnails
Google