terça-feira, 6 de janeiro de 2009

Censura na blogosfera!

Existem profissionais ligados aos meios de comunicações que se acham Deus. Ou seja, eles sabem de tudo e determinam o que seu público deve ou não ler, assistir, ouvir, escrever. Possuem um ego tão grande que não deve caber em seus orifícios anais. Suas opiniões são leis e ponto final.

Isso me lembra um certo editor de quadrinhos da Abril Jovem que descaradamente dizia para todos, "Eu publico aquilo que gosto", em detrimento do que seus leitores realmente queriam e pediam incessantemente. Quem lê há algum tempo os super-heróis Marvel e DC , sabem de quem eu estou falando, sim, de um determinado "figadaputa"! (trocadilho infame!)

Tempos atrás, reza a lenda que um certo figurão da Globo, que odiava a série Star Trek, fez um plano maligno. Comprou o pacote da Nova Geração e deixou na geladeira da Toda Poderosa, só para que nenhuma outra emissora pudesse transmiti-la.

Agora, porque diabos eu estou falando nisso? Bem, existem duas redes sociais para as quais eu às vezes envio links pessoalmente, o DiHitt e o Rec6. Para dizer a verdade, é um saco fazer isso, imaginem toda vez que um post é feito, ter que enviá-lo para todas as redes sociais. Mas eu mantenho o restante dos botões na esperança que uma alma caridosa cadastrada neles goste do conteúdo e o envie.

Há uma outra rede a qual eu gostaria de enviar os links pessoalmente, porque dizem que lá é melhor e super-criterioso, sim estou falando do Ueba. Mas então encontro a primeira dificuldade que está descrita no FAQ, que é o 10º erro, sobre enviar poemas ou crônicas, na qual está assim escrito: "é muito difícil ser feita a avaliação deste tipo de conteúdo. Se eu fosse publicar o conteúdo estaria apenas refletindo meu gosto pessoal, não há maneira de ser objetivo. Então, este tipo de conteúdo quase sempre é descartado, novamente, salvas raríssimas exceções."

Eu entendi muito bem o que o todo poderoso Gilberto Knutz quis dizer, mas eliminar por completo a possibilidade de envio desse tipo de post não é um tipo de censura? E dai se você não gostou? Não é seu gosto pessoal que deve determinar o que será postado ou não. Há muitos links de notícias lá enviados que são cópias(muitas vezes traduções) das originais, e aí vale o gosto pessoal?

Esta crítica não deve ser encarada como um mi mi mi ou zum zum de minha parte, porque eu nunca fui banido ou sequer enviei um link para o Ueba.

Poemas, contos, crônicas muitas vezes refletem o estado de espírito do autor, é como um quadro pintado que para alguns pode não fazer sentido algum, mas existem outros que conseguem compreender o que o pintor quis expressar.

Apesar dessa restrição, continuo a manter o botão do Ueba no rodapé. Como já disse, alguém pode gostar do que leu aqui e enviar para lá. Como diz o ditado popular, o que seria do azul, se todos gostassem do rosa, não é mesmo?
(by A. J. Rosário - 04/01/2009)


5 comentários:

  1. Queira ou nao, o google ainda é o mais democrático agregador de informações e nao precisamos fazer isso manualmente. Contribuimos para essas redes, temos o trabalho de agregar e ainda são exigentes. São sim ao censurar, figadaputa! Beijus

    ResponderExcluir
  2. HJ para sobrevivever com um bom público em blog tem que ser um enganador de primeira.

    Enganar no título e na descrição para ganhar links em destaques dos agregadores e sites de indexacao....

    ResponderExcluir
  3. Sopa e pipa são os projetos mais ridículos que já vi: vasculhar blogs, wikipedias e googles. É o fim da liberdade de expressão (e das notas altas em trabalhos de escola!)

    ResponderExcluir

Pessoal, comentem, críticas e elogios serão bem aceitos. E eu respondo, posso demorar mas respondo. Esse velho lobo do mar tarda mas não falha!!!!

Leia antes a minha Política de Comentários.

Se quiser deixar o link de uma postagem sua, utilize o código abaixo trocando o que está escrito em letra maiúscula:

<p><abbr><em><strong>SEU NOME</strong> - último post do blog... <a href="<strong>LINK-DA-POSTAGEM</strong>"><strong>TÍTULO DA POSTAGEM</strong></a></em></abbr><p>

Artigos recentes

Related Posts with Thumbnails
Google