quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Sobre o Plágio mais uma vez

O plágio é um problema sério mesmo. Cada dia na blogosfera aparece alguém acusado de plagiar outro alguém, é uma bola de neve. A Juliana Sardinha e o Compulsivo sofrem com isso, e recentemente a Luma e a Ana Magal, entre outros.

O plagiador ou kibador é um safado sem vergonha mesmo ou é um pobre coitado que realmente acredita que está fazendo a coisa certa?

Enquanto professor, percebo que os jovens não tem mais interesse em estudar para o amanhã. Eles querem o aqui e o agora. Pesquisar, observar, analisar, concluir são ações que ficaram no passado. Hoje são outros tempos. Qualquer informação está disponível na rede, logo é só dar control + C e control + V.

Ah, Cidão, no passado os alunos xerocavam livros ou até mesmo copiavam, isso é verdade, mas lembro que nossos professores ao menor sinal de cópia, dava zero! Sem nenhum remorso. Nem tinha discussão.

Hoje a coisa mudou. Com tudo que vem acontecendo no ensino, essa rigidez do professor do passado diminuiu e muita coisa é aceita, pois o próprio sistema te obriga a fazer isso. O aluno TEM que ser aprovado de qualquer maneira. A própria direção obriga os professores a arranjar um jeito para dar uma nota azul para os alunos, ou seja, tem que aceitar esses trabalhinhos "chupados" da internet. E se você for contra, tudo bem, o conselho passa ou a supervisão de ensino passa a régua no assunto ( e aqui faço uma mea culpa, nós professores diante de tudo isso, nos acomodamos um pouco ou até mesmo demais, seja para não arranjar dor de cabeça ou mesmo por conformismo).

Com tudo isso, a atitude de alguns blogueiros é justificada, porque assim como na escola se copia qualquer coisa da rede, logo isso vai valer em qualquer situação. Eles copiam sem ter a consciência de que isso é errado, pois infelizmente nossos jovens nem sabem o que é responsabilidade ou ética. Crime? Lei? Ora, isso não pega nada!

Não estou aqui querendo diminuir a culpa de ninguém, apenas estou apresentando um quadro do nosso sistema educacional.

Sempre houve plágio? Claro que sim. Desde que o homem é homem, sempre teve um copiando ou reinvidicando algo para si mesmo. O próprio Cristianismo plagiou coisas de outras religiões da época. Mas numa sociedade organizada com leis que realmente "pegam", existe punição para quem as infrigem.

Em nosso país, uma lei só pega mesmo quando ela dói no bolso de alguém. Vejam essa nova lei anti-fumo. Num país sério, precisaria ser assim? Na Holanda, onde a maconha é legalizada, o governo criou locais específicos para quem que se utilizar dessa droga ou até mesmo para a prostituição. E como isso é feito? Simples, Em Amsterdäm, por exemplo, pintam-se faixas coloridas nas ruas, indicando onde tal coisa deve ser feita, ou seja há uma região para quem quer usar drogas, outra para quem quer se prostituir e assim por diante, e todos RESPEITAM! Ninguém ousa ultrapassar a faixa porque sabe que vai ser punido. Não precisa de catraca, muro, cerca, grade, nem nada, apenas uma simples faixa pintada no chão.

Isso é uma questão de cultura, coisa que nosso país NÃO tem.

Portanto a questão do plágio passa também por esse detalhe, a falta de cultura e educação do nosso povo, aliada à eterna máxima de levar vantagem em tudo.

Para concluir, mesmo levando em conta o que acabei de demonstrar, vou deixar a minha opinião sincera sobre qualquer plagiador: É um safado sem vergonha mesmo!

Para saber mais:

Sobre plágio e blogueiros parasitas - Ferramentas Blogger
Reflexões sobre o plágio e Direitos Autorais - Dicas Blogger
Cópias na Internet: nem tudo é plágio - Blosque.com
Denunciar plágio no Blogger ficou mais fácil - Usuário Compulsivo
Evitando o plágio: O que fazer e o que não fazer - Icebreaker
Plágio: Uma questão de ética - Sandra Pontes

Artigos recentes

Linkem me:

Related Posts with Thumbnails
Google