terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

Sobre conteúdos relevantes e próprios

Muito se tem falado sobre conteúdo próprio e relevante. E pelo que leio por aí, tem gente que diz que para se ter um conteúdo relevante, ele tem que ser próprio. Mas não é isso que eu venho observando por aí. Existem muitos blogs que não tem conteúdo próprio, mas que são relevantes para um determinado segmento. Parece confuso?

O que irei descrever aqui são as minhas impressões sobre esses assuntos. Se eu estiver equivocado, por favor, não deixem de comentar apontando meus erros. Ok?

O que é um conteúdo relevante? É aquele conteúdo que atinge uma grande maioria de leitores, que tem uma direção bem determinada. Esse conteúdo nem sempre é próprio, muitas vezes é traduzido de fora, com ou sem a permissão do autor.

Blogs de tecnologia, como o Meio Bit ou o Digital Drops, possuem seu próprio público, trazem novidades do mundo afora, e acabam sendo referências no meio. Quem não gosta de tecnologia? Pena que o Brasil não produz tecnologia, somos sempre dependentes de outros países e ficamos babando com as novidades que vem de fora...

Metablogs, como o Bloggersphera, o TNB, ou o Dicas Blogger, trazem templates, hacks e tutoriais para os usuários do Blogger, e encontram uma receptividade muito boa nesse meio. São também referências.

Blogs de humor, como o Treta, Sedentário e Hiperativo, Bobagento e tantos outros trazem diversão e humor, seja em piadas ou em imagens inusitadas. Pouco texto, muitas vezes as coisas são óbvias, mas para um povo que nem o nosso, que odeia ler, discutir política, muitas vezes ignorante, acabam sempre tendo sucesso e sempre estarão entre o Top 10 de qualquer ranking.

Como puderam perceber, dei exemplos de blogs que são focados num assunto e são muito populares. Isso significa que eles possuem um conteúdo relevante, mas nem sempre tem conteúdo próprio. Muitos adoram kibar, principalmente os blogs de humor.

Ter conteúdo próprio é ter opinião, é saber discutir um determinado assunto ou notícia sem precisar copiá-la na íntegra, como vários blogs de notícias e variedades que vejo por aí. É muito fácil copiar notícias de jornais e portais, mas não vejo sentido, pois se eu quero ler uma notícia eu sempre vou direto a fonte. O legal é divulgar a notícia e sempre colocar o seu ponto de vista, dando a sua opinião doa a quem doer como faz o mestre Cardoso, por exemplo.

Outro exemplo de conteúdo próprio são os blogs de poesias e crônicas, tais como a Moça do Sonho e Gritos Verticais, por exemplo. Nesses blogs, seus autores colocam suas almas e corações que podem tocar muita gente. Eles sabem se expressar como ninguém, como eu sempre afirmo, essas pessoas tem o poder das palavras.

E o meu blog? Será que ele tem conteúdo relevante? Isso eu não sei, fica a cabo de vocês dizerem. Procuro produzir conteúdo próprio sempre que possível, dando minhas opiniões, desabafos, fazendo poesias e crônicas, mas nem sempre é flores, eu acabo colocando textos de humor e imagens de muitas coisas que recebo por e-mail e que já caíram no domínio público. Na verdade, meu blog é uma verdadeira salada, não tem um direcionamento, e procura atingir, no meu entender vários focos.

O Compulsivo, por exemplo, é um blog que une três coisas: tecnologia e internet; dicas, hacks e tutoriais para o blogger e mulher pelada. E é um sucesso, sim senhor!!! Quem não concorda é porque tem inveja ou que não tem capacidade de fazer igual ou melhor.

Já me falaram para eu fazer blogs diferentes, ou seja, ter um de opinião, um de humor e um de poesias e crônicas, mas não sei se eu daria conta. Já é difícil cuidar de um, imagine de três? Se eu vivesse apenas de blogar, isso seria possível, mas como é um sonho muito, mas muito distante, eu tenho que me concentrar na realidade, na qual tenho que trabalhar numa profissão desgastante e que me faz parecer um palhaço sempre, e ainda ter que estar em 3 ou 4 estabelecimentos para que eu tenha um salário possível de se sobreviver.

Portanto eu chego a seguinte conclusão:
Todo conteúdo próprio é relevante(por pior que seja esse conteúdo???), mas nem sempre todo conteúdo relevante é próprio!
Agora, ficam vocês com a palavra! E aproveitem para responder este teste:



Fonte da imagem

Artigos recentes

Linkem me:

Related Posts with Thumbnails
Google