Postagem em destaque

O Brasil tem um instituto de reabilitação para viciados em internet e celular

Você é viciado em internet e celular? Saiba que você tem um problema chamado de nomofobia. E como tratar? O tratamento pode ser feito no Ins...

quinta-feira, 26 de junho de 2008

Conceitos físicos mal interpretados

Conceitos Físicos mal interpretados

Tanto na linguagem falada quanto na escrita, as palavras peso e massa possuem o mesmo significado, sendo que seus significados de acordo com a Física são muitos diferentes. Titio Cido vai então explicar para todos vocês essa diferença. Portanto crianças, prestem atenção:


Massa

A massa é uma grandeza física fundamental, que erroneamente é definida como sendo a quantidade de matéria de um corpo, mas que na verdade tem várias definições. A 1ª delas é a de que massa é a Inércia1 de um corpo, de acordo com a Mecânica Newtoniana2, e também a de que dela resulta a força gravitacional. Uma outra definição de massa é a de que ela e a energia possuem uma relação muito íntima, dada pela expressão E = m . c²3, surgida da Teoria da Relatividade de Einstein4.
Sua unidade de medida oficial no Sistema Internacional de Unidades(SI) é o quilograma(Kg), e o aparelho usado para medi-la é a balança.

Peso

De acordo com a Mecânica Newtoniana, Peso é a força gravitacional (da gravidade)
O Peso é a força que faz com que os objetos sejam atraídos verticalmente para o centro da Terra. Todos os corpos são acelerados para baixo aproximadamente a uma razão de 10 metros por segundo a cada segundo, isso quer dizer que a velocidade de qualquer corpo caindo verticalmente aumenta 10m/s a cada s. Todos os corpos caem com essa aceleração e chegam ao solo ao mesmo tempo, não importando a massa, desde que você despreze a resistência do ar. (Faça uma experiência, pegue uma folha de papel e uma pedra e abandone elas de uma mesma altura, e veja o que acontece. A seguir, amasse o papel moldando uma bola e repita a experiência. O que será que vai acontecer?).
A unidade oficial de peso no Sistema Internacional é o Newton(N), que é a unidade principal de qualquer tipo de força. O peso ou qualquer força é medida em aparelhos chamados de dinamômetros.

Logo, de acordo com a Física não é correto dizer:
- Eu peso 67 Kg.
- Quanto você pesa?
- Vou me pesar na balança.
- Nas embalagens: "peso bruto" e "peso líquido"
- Na Química: "peso molecular" e "peso atômico"

O certo a ser dito é:
- Minha massa mede 67 Kg
- Quanto mede a sua massa?
- Vou medir minha massa na balança.
- Nas embalagens: "massa bruta" e "massa líquida"
- Na Química: "massa molecular" e "massa atômica"

Certo? Photobucket

Um detalhe importante, massa e peso se relacionam a partir da expressão P = m . g, onde P é o peso do corpo em N, m é a massa do corpo em Kg e g é a aceleração da gravidade, já mencionada, cujo valor ao nível do mar é de 9,8 m/s2, esse valor é arredondado para 10, para facilitar o cálculo. Assim, um corpo de massa 50 Kg possui um peso de 500N ao nível do mar. Daí podemos tirar uma relação prática entre o Kg e o N : 1 Kg = 10 N.
A aceleração da gravidade varia com a altitude, ou seja quanto mais acima do nível do mar, menor sera o valor de g, e por conseguinte, o peso P. Um exemplo disso é que o valor de g no equador da Terra é menor que o valor de g nos pólos, pelo fato do nosso planeta não ser uma esfera perfeita. Ou seja: a massa de um corpo não muda de local, mas seu peso muda! Mas isso não quer dizer que você vai ficar magro, e sim que a atração do planeta sobre nosso corpo vai diminuir.

Entenderam? Não tenham medo de perguntar. Photobucket

Inércia: É a tendência natural ao equilíbrio, ou a resistência oferecida pelo corpo ao mudar seu estado de repouso ou de movimento.

Mecânica Newtoniana: É o estudo dos movimentos baseados nas três Leis de Newton: Inércia(não há distinção entre repouso e movimento reilíneo e uniforme), Fundamental( onde a força é o produto da massa pela aceleração) e a Ação e Reação(toda força aplicada possui uma reação contrária e de mesma intensidade.

E = m . c²: Expressão matemática que mostra que é possível converter massa em energia ou vice-versa, onde E é a energia, m é a massa do corpo e c a velocidade da luz.

Teoria da Relatividade de Einstein: Ou Mecânica Relativística, tem como objeto de estudo fenômenos que acontecem quando se viaja a velocidade da luz, que é a velocidade limite. Nada é mais rápido do que a Luz, sua velocidade é aproximadamente 300 milhões de metros por segundo.



Meus agradecimentos especiais a Ariane, pelo seu post sobre como criar notas no final da postagem.
Photobucket

4 comentários:

  1. Oi meu amigo! O Norte está em festa hoje e deixei um presente pra você lá, tá?

    Beijão

    ResponderExcluir
  2. Eu entendi! Mas não vou responder do modo correto, sabe porque? Aqui o pessoal da academia, diz massa se referindo à músculo, como fazer?
    Obrigada pelo selinho!! Logo, logo posto!!
    Matt Harding!! Adoro ele!! subscrevo a página dele no ytb e também já fiz postezito, veja - http://luzdeluma.blogspot.com/2006/08/que-tal-se-livrar-de-todas-as.html
    Ele agora trabalha para uma marca de chicletes e por conta desta postagem, conheci Felipe Frazão que filmou a dancinha de Matt nas Muralhas da China.
    Beijus

    ResponderExcluir
  3. Mas quanto maior a quantidade de matéria num corpo maior a sua massa! Então por que é "errôneo definir, também, massa como quantidade de matéria!

    Existe um conceito chamado "transposição didática" onde muitas vezes você flexibiliza o rigor conceitual em detrimento da compreensão!

    abraços

    ResponderExcluir
  4. Sergio: Concordo com você, muitas vezes eu em sala para facilitar essa compreensão, eu também digo que massa é a quantidade de matéria, mas sempre que entro na 2ª lei de Newton, tenho que rever esse conceito para o aluno.

    Visite sempre!!!

    ResponderExcluir

Pessoal, comentem, críticas e elogios serão bem aceitos. E eu respondo, posso demorar mas respondo. Esse velho lobo do mar tarda mas não falha!!!!

Leia antes a minha Política de Comentários.

Se quiser deixar o link de uma postagem sua, utilize o código abaixo trocando o que está escrito em letra maiúscula:

<p><abbr><em><strong>SEU NOME</strong> - último post do blog... <a href="<strong>LINK-DA-POSTAGEM</strong>"><strong>TÍTULO DA POSTAGEM</strong></a></em></abbr><p>

Related Posts with Thumbnails
Google