quarta-feira, 18 de junho de 2008

O que é Política?

Primeiramente uma aula sobre o que é política entre pai e filho:

Um moleque aborda o pai, na chegada do trampo, e diz:

- Pai, eu preciso fazer um trabalho para a escola! Posso te fazer uma pergunta?

- Claro, meu filho, Qual é a pergunta?

- O que é política, pai?

- Bem, política envolve:
  • 1. povo;
  • 2.governo ;
  • 3. poder econômico;
  • 4. classe trabalhadora;
  • 5. futuro do país.
- Não entendi. Dá para explicar?

- Bem, vou usar a nossa casa como exemplo: Sou eu quem traz dinheiro para casa, então eu sou o poder econômico. Sua mãe administra, gasta o dinheiro, então ela é o governo. Como nós cuidamos das suas necessidades, você é o povo. Seu irmãozinho é o futuro do país e a Zefinha, babá dele, é a classe trabalhadora. Entendeu, filho?

- Mais ou menos, pai. Vou pensar.

Naquela noite, acordado pelo choro do irmãozinho, o menino, foi ver o que havia de
errado. Descobriu que o irmãozinho tinha sujado a fralda e estava todo emporcalhado.
Foi ao quarto dos pais e viu que sua mãe estava num sono muito profundo Foi ao quarto da babá e viu, através da fechadura, o pai na cama transando com ela. Como os dois nem percebiam as batidas que o menino dava na porta, ele voltou para o quarto e dormiu.
Na manhã seguinte, na hora do café, ele falou para o pai:

- Pai, agora acho que entendi o que é política.

- Ótimo filho! Então me explica com suas palavras.

- Bom, pai, acho que é assim: Enquanto o poder econômico fode a classe trabalhadora, o governo dorme profundamente. O povo é totalmente ignorado e o futuro do país fica na merda!!! Photobucket




Agora, falando sério, mas o que é mesmo a política?

Política (palavra surgida na cidade grega Polis) é a ciência do bem comum, e tem como função a organização da sociedade para evitar que a bagunça, ou o caos seja generalizado. Podemos dizer que um dos objetivos primordiais da Política é a busca da liberdade de expressão, bem como o direito à igualdade. Logo a política está presente em tudo que fazemos na nossa vida, em todos os momentos, em toda a nossa convivência.

Infelizmente, o ser humano é vil e mesquinho, e aqueles que detêm o poder econômico ditam as regras. A grande massa, que é a maioria, acaba sendo dominada e esses facínoras se perpetuam no poder.

A base de uma grande nação é a educação, porque teremos a formação de cidadãos críticos e conscientes de seus direitos e deveres, mas que não interessa para quem está no poder. Estamos formando nem nosso País, jovens sem sonhos e ambições, sem perspectivas no futuro. Eles serão o instrumento da perpetuação do poder de uma minoria que concentra a riqueza nas próprias mãos.

A manipulação das massas está presente nos meios de comunicação, que sempre estarão a serviço daqueles que governam, divulgando sempre aquilo que lhes interessam. A Igreja também contribui para para esse estado de coisas, ao iludir a massa pobre que depois de todo esse sofrimento, virá a salvação, os fiéis doam dinheiro na intenção de comprar um pedacinho no céu. Acreditam que seus infortúnios na Terra existem porque Deus quis assim, e que somente aqueles que percorrerem essa estrada longa e tortuosa e esburacada chegarão aos portões do Céu.

Estudar sempre, ler jornais ou livros, debater, procurar se atualizar, expressar seus pensamentos, ter opiniões próprias, fazer parte de alguma organização, saber votar, cumprir seus deveres e exigir seus direitos são coisas mínimas que um cidadão consciente pode fazer para ajudar e manter a sociedade cada vez melhor.



Quero saber a opinião dos leitores, comentem! Ou será que todos vocês são apolíticos? Photobucket

Artigos recentes

Linkem me:

Related Posts with Thumbnails
Google