quarta-feira, 9 de janeiro de 2008

Eu estou com calor!

A motivação para escrever esse post educativo veio das quantidades de “estou com calor” que ouço a todo o momento, seja em casa ou na rua, portanto crianças, aprendam um pouco com o titio Cido:

São Paulo desde o final do ano passado vem vivenciando uma grande onda de calor e essa frase é dita por todo mundo sem distinção. Enquanto professor de física, dói-me aos ouvidos não só ouvir a frase no título do tópico, mas também, ouvir em alto e bom som na TV, qualquer apresentador dizer “amanhã vai fazer calor...”

O conceito de calor que todos têm está relacionado apenas a coisas ou situações quentes, o que está errado, já que de acordo com a Física, calor é uma forma de energia, energia térmica, em transito de um corpo para outro, ou seja, do corpo de maior temperatura para um corpo de menor temperatura. Portanto, a condição necessária para que haja calor é a de que exista uma diferença de temperatura entre os corpos. Isso nos leva ao equilíbrio térmico, já que essa transferência entre dois corpos faz com que eles fiquem com a mesma temperatura. O choque térmico acontece quando essa variação for muito brusca.
Logo, de acordo com esse conceito, o calor pode aparecer tanto em altas temperaturas quanto em baixas temperaturas.

Assim sendo, é errado dizer “Eu estou com calor”, pois um corpo não pode conter calor, que só existe no ato da transferência, o certo é: “Eu estou quente”.

“Fazer calor” está errado porque o calor é energia e energia não se faz (energia não pode ser criada nem destruída, apenas transformada de uma forma em outra.), o certo então, é usar um verbo apropriado para isso. Que tal usar “esquentar” se a temperatura aumenta, ou “esfriar” se a temperatura diminui, já que se for pegar ao pé da letra, calor se manifesta quando há uma diferença de temperatura, seja ela alta ou baixa.

3 comentários:

  1. Não acho conveniente mesmo estando correto, virar para alguém do meu lado e dizer: "estou quente" ou "estou esquentando". Sei lá, viu?
    Feliz 2008! Beijus

    ResponderExcluir
  2. Eu sei, o problema é que a palavra calor só é usada com temperaturas quentes, o que não é correto. Em inglês, por exemplo, se fala "I'm hot", que também leva a interpretações dúbias...

    ResponderExcluir
  3. Dá uma olhadinha aqui, ó: http://paralelocomcarinho.blogspot.com/
    SURPRESA!!!

    ResponderExcluir

Pessoal, comentem, críticas e elogios serão bem aceitos. E eu respondo, posso demorar mas respondo. Esse velho lobo do mar tarda mas não falha!!!!

Leia antes a minha Política de Comentários.

Se quiser deixar o link de uma postagem sua, utilize o código abaixo trocando o que está escrito em letra maiúscula:

<p><abbr><em><strong>SEU NOME</strong> - último post do blog... <a href="<strong>LINK-DA-POSTAGEM</strong>"><strong>TÍTULO DA POSTAGEM</strong></a></em></abbr><p>

Related Posts with Thumbnails
Google