terça-feira, 25 de junho de 2019

Novidades no Chrome: Proteção contra sites enganosos e denúncia

O Google Chrome protege você contra sites enganosos a partir de um novo alerta e permite também fazer a denuncia deles através de uma extensão que deve ser baixado no navegador.

fonte: Android Police
A segurança tem sido frequentemente um dos pontos de venda do Chrome, graças à extensa base de dados do Google Safe Browsing de sites potencialmente perigosos. Você provavelmente já enfrentou um alerta de site enganoso pelo menos uma vez ao tentar baixar conteúdo ilegal para assistir a vídeos de pônei, graças à capacidade integrada do navegador de detectar páginas potencialmente perigosas. Em janeiro, informamos que o Chrome estenderia seu sistema de aviso para informar quando você estiver acessando uma URL enganosa, como androldpoice.com, em vez de androidpolice.com. Agora, o novo recurso está sendo implantado para todos os usuários, junto com uma extensão que permite denunciar sites que deliberadamente tentam confundir as pessoas.

O novo aviso alertará automaticamente os usuários quando eles acessarem um URL enganoso e os convidará a voltar à segurança sugerindo o site real que estão tentando visitar, conforme mostrado acima. Para fazer isso, o Chrome analisa o endereço da Web, procurando por caracteres especiais que se parecem com letras. Ele também compara a página com seu histórico de navegação para avaliar se o site está tentando confundi-lo com um URL que parece um dos sites visitados com mais frequência.

fonte: Android Police

Juntamente com essa nova funcionalidade de segurança, a Google está lançando a Extensão de Repórter do Site Suspeito, que permite denunciar sites desconfiados à Navegação segura do Google. No passado, o recurso normalmente dependia de uma avaliação automática de uma página para determinar se poderia ser perigoso. Agora, qualquer usuário poderá atuar como denunciante e adicionar páginas potencialmente prejudiciais ao banco de dados. Naturalmente, estes seriam processados ​​pelo Google, mas a extensão já analisa por que o site pode ser suspeito e inclui alguns detalhes adicionais para uma investigação mais aprofundada.

O aviso de URL enganoso vai estar automaticamente disponível no Chrome, mas você terá que instalar manualmente a Extensão de Repórter do Site Suspeito se deseja ajudar outros usuários. Você já consegue acessar os dois recursos no Chrome para computador, embora a Google ainda não tenha compartilhado detalhes sobre a disponibilidade de dispositivos móveis.


COMUNICADO DE IMPRENSA
Novas proteções do Chrome contra Sites Enganos
Emily Schechter, gerente de produtos do Google Chrome


O Chrome foi criado com a segurança em mente desde o início. Hoje, lançamos dois novos recursos para ajudar a proteger os usuários contra sites enganosos. A Extensão de Repórter do Site Suspeito aumentará a segurança dos usuários do Google Chrome, oferecendo aos usuários avançados uma maneira fácil de denunciar sites suspeitos para a Navegação segura do Google. Também estamos lançando um novo aviso para proteger os usuários de sites com URLs enganosos.
Projetamos o Chrome para ser seguro por padrão e fácil de usar por todos. A Navegação Segura da Google ajudou a proteger os usuários do Chrome contra ataques de phishing por mais de 10 anos e agora ajuda a proteger mais de 4 bilhões de dispositivos todos os dias em vários navegadores e aplicativos mostrando avisos para pessoas antes de visitar sites perigosos ou ao baixar arquivos perigosos. Estamos constantemente melhorando a Navegação Segura, e agora você pode ajudar.
A Navegação Segura funciona analisando automaticamente os websites que conhecemos por meio dos rastreadores da Rede de Pesquisa do Google e criando listas de sites perigosos ou enganosos. Com a extensão da Suspeita do Repórter do Site, você pode ajudar a Navegação Segura para proteger os usuários da Web ao denunciar sites suspeitos. Você pode instalar a extensão para começar a ver um ícone quando estiver em um site potencialmente suspeito e mais informações sobre por que o site pode ser suspeito. Ao clicar no ícone, você pode denunciar sites não seguros para a Navegação Segura para uma avaliação mais detalhada. Se o site for adicionado às listas da Navegação Segura, você não apenas protegerá os usuários do Chrome, mas também os usuários de outros navegadores e de toda a Web. Uma maneira de os sites enganosos tentarem enganá-lo é usar um URL confuso. Por exemplo, é fácil confundir "go0gle.com" com "google.com". No Chrome 75, estamos lançando um novo aviso para direcionar os usuários para fora de sites com URLs confusos. Esse novo aviso funciona comparando o URL da página em que você está atualmente com URLs de páginas que você visitou recentemente. Se o URL parecer semelhante e causar confusão ou engano, mostraremos um aviso que o ajudará a voltar à segurança.
Acreditamos que você não precisa ser especialista em segurança para se sentir seguro na Web e que muitos usuários avançados do Chrome compartilham nossa missão de tornar a Web mais segura para todos. Continuaremos aprimorando a Segurança do Chrome para ajudar a tornar o Chrome fácil de usar com segurança e aguardamos a colaboração com a comunidade para promover essa meta. Instale a nova extensão e comece a ajudar a proteger os usuários da web!

fonte: Android Police

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pessoal, comentem, críticas e elogios serão bem aceitos. E eu respondo, posso demorar mas respondo. Esse velho lobo do mar tarda mas não falha!!!!

Leia antes a minha Política de Comentários.

Se quiser deixar o link de uma postagem sua, utilize o código abaixo trocando o que está escrito em letra maiúscula:

<p><abbr><em><strong>SEU NOME</strong> - último post do blog... <a href="<strong>LINK-DA-POSTAGEM</strong>"><strong>TÍTULO DA POSTAGEM</strong></a></em></abbr><p>

Artigos recentes

Related Posts with Thumbnails
Google