fonte: The Next Web |
O professor Neil C. Thompson, da Sloan School no MIT, disse em um comunicado de imprensa:
"A nossa pesquisa mostra que os cientistas estão usando a Wikipedia e que ela está influenciando como eles escrevem sobre a ciência que estão produzindo. A Wikipedia não é apenas um registro do que está acontecendo na ciência, ela está realmente ajudando a moldar a ciência."
Para determinar isso, eles realizaram um experimento onde levaram uma grande quantidade de artigos acadêmicos e os separaram pela metade. Uma porção que publicou na Wikipedia enquanto o outro foi retido. Após um período de saturação, eles conseguiram determinar que os artigos da Wikipedia não só influenciaram os trabalhos publicados depois de serem criados, mas a taxa em que o efeito ocorreu foi uma em cada 200 palavras.
Os pesquisadores também reconheceram os desafios envolvidos com o estudo; eles não conseguiram usar métodos tradicionais de coleta de dados porque a maioria dos acadêmicos não citam a Wikipedia como fonte.
Os padrões universitários do MIT até alertam os alunos de que é inaceitável usar a Wikipedia como algo mais do que uma fonte de "conhecimento comum".
Talvez a conclusão mais importante da pesquisa venha na forma de provar que a acessibilidade é tudo. Quando a informação é enviada para uma fonte que, mesmo as nações subdesenvolvidas, têm acesso - ao contrário de confiar em programas governamentais ou Universidade - os benefícios são mensuráveis em meses.
Embora o status quo ainda é publicação de artigos em publicações que funcional por paywall, fica claro que todos se beneficiam quando a pesquisa é compartilhada. A moeda da ciência é informação e este estudo representa a prova de que uma maré crescente eleva todas as embarcações!
fonte: The Next Web