sábado, 23 de janeiro de 2010

Polêmica decisão do Blogger: Adeus FTP!


O Blogger não mais vai dar suporte para a publicação em FTP (domínio próprio) a partir de 26 de março de 2010. A razão é que o FTP causa dificuldades para melhorar a plataforma, e como apenas 0,5% usam essa funcionalidade, é um custo desnecessário para a empresa.

Aos usuários que utilizam dessa ferramenta, será feita uma transição como se segue:

- A empresa estará construindo uma ferramenta para a migração da url atual para uma url dirigida pelo Blogger(própria ou blogspot) que estará disponível para todos os usuários na semana de 22 de fevereiro.

- Um blog será feito e uma documentação de ajuda para fornecer informações para os usuários durante o processo.

- Os membros do Blogger ficarão disponíveis para responder as questões no fórum, comentários no blog e conferências assim que a ferramenta for lançada.

O Blogger ainda promete vários lançamentos para 2010, e reconhece que estará frustrando vários usuários.

É uma pena, pois com certeza, esses blogueiros irão se mudar para o Wordpress, principalmente. Mas se essa decisão for para melhorar ainda mais a plataforma, eu espero ansioso.

Atenção: De acordo com o Teilor, quem usa domínio próprio, não será afetado, exceto àqueles que usam o Blogger para publicar em FTP: "O Blogger permite que você use domínio proprio e hospedagem própria por FTP e usando o Blogger como ferramenta de publicação." Leiam: O que é FTP.

9 comentários:

  1. Cuidado para não confundir FTP com domínio próprio. São coisa diferentes. O suporte a domínio próprio vai continuar. O FTP é quando a pessoa hospeda o blog num servidor próprio (como acontece com o WordPress). Mas convenhamos, qual servidor próprio pode ser melhor que o servidor do Google?

    ResponderExcluir
  2. Adeus Blogger...

    Já estava com as malas prontas mesmo!

    ResponderExcluir
  3. Sérgio: Mas quem compra uma hospedagem, não seria melhor instalar o Wp ou o B2evo de uma vez?

    Anderson: Não vá! Fique. Não afeta quem tem domínio próprio.

    ResponderExcluir
  4. Quem compra uma hospedagem deve instalar o WP sim. Mas acontece que uma hospedagem é cobrada mensalmente. Pagar um domínio (cobrado anualmente) e usar a hospedagem do Google com o Blogger, é muito mais negócio!

    ResponderExcluir
  5. Cidão, na verdade, já estava planejando, preciso "reformar" umas coisas, e vi que só é possível fazer isso no WP, mas o Blogger é sim muito bom, s eo Z1 não estivesse com tanto problemas, talvez eu continuasse.

    ResponderExcluir
  6. Amigos boa sexta feira e bom final de semana. Comecei um blog recentemente e agora que resolvi ler esta noticia fiquei sem entender nada LOL...Por favor Cidao vc podia me explicar in termos para "leigos" como isso afetaria os usuarios?
    Obrigado

    ResponderExcluir
  7. Esqueci de responder, desculpem-me!

    Sérgio: Mas essa é a questão, usar o blogger num servidor pago é um tanto quanto estranho.

    Anderson: Depende de que coisas você está falando.

    Julia: Essa decisão afeta só 0,5% daqueles que usam o Blogger num servidor próprio (que é burrice, na minha opinião). Fique tranqüila! :o)

    ResponderExcluir
  8. Eu tenho dominio próprio e usava o blogger para fazer a publicação via ftp. Pelo que eu entendi, não vou poder fazer mais isso. Como terei que proceder para continuar a publicar em meu dominio. Minha preocupação, é que com essa mudança de endereço que o blog terá, os acesso não contarão mais para o meu dominio. Isso procede?

    Obrigado

    ResponderExcluir
  9. Alexandre: O Blogger disponibilizou uma ferramenta para fazer a migração. Eu coloquei o link do Blogger sobre isso. Dá uma olhada lá.
    E a ferramenta deve aparecer no seu painel de controle.

    ResponderExcluir

Pessoal, comentem, críticas e elogios serão bem aceitos. E eu respondo, posso demorar mas respondo. Esse velho lobo do mar tarda mas não falha!!!!

Leia antes a minha Política de Comentários.

Se quiser deixar o link de uma postagem sua, utilize o código abaixo trocando o que está escrito em letra maiúscula:

<p><abbr><em><strong>SEU NOME</strong> - último post do blog... <a href="<strong>LINK-DA-POSTAGEM</strong>"><strong>TÍTULO DA POSTAGEM</strong></a></em></abbr><p>

Artigos recentes

Linkem me:

Related Posts with Thumbnails
Google