sábado, 30 de janeiro de 2010

Se eu te linko, tenho que te avisar?


Esta questão está abalando a minha mente: "Se eu te "linko", tenho que te avisar?" Ok, a blogosfera sobrevive de links, o pagerank é calculado em cima disso, mas é obrigação minha sempre dar um toque nesse sentido?

Sabe qual é a minha resposta? NÃO! E sabe o porque? Primeiro, se eu faço um texto ou uma lista e te "linko", é porque você é relevante para mim naquilo que estou escrevendo. Você é a minha referência!

Agora, é sua obrigação saber que você foi "linkado" por alguém, há inúmeras ferramentas por aí, e as mais principais seriam o backlink (no Blogger) e o trackback (nas outras plataformas).

Se você quiser aprender sobre o que são backlinks ou trackbacks, recomendo estes posts do Usuário Compulsivo:
É interessante verificá-los sempre em seus posts, para saber se você foi ou não citado por alguém.

Uma coisa é divulgar o seu blog ou seus posts, outra é ficar avisando para determinada pessoa que você acabou de linkar, pois é como ficar pedindo para visitar o seu site (e isso enche o saco!), parece que você quer que alguém visite o seu blog na marra.

Produza conteúdo relevante, linke quem você quiser que seja relevante, e aguarde os resultados sem precisar ficar mendigando por aí.

Essa é a minha opinião. Se estou certo ou errado, só o tempo vai dizer. Mas uma coisa é certa: Não tenha medo de linkar, isso é saudável e a toda a blogosfera agradece!

Fonte da imagem: Google

Artigos recentes

Linkem me:

Related Posts with Thumbnails
Google