sábado, 30 de janeiro de 2010

Se eu te linko, tenho que te avisar?


Esta questão está abalando a minha mente: "Se eu te "linko", tenho que te avisar?" Ok, a blogosfera sobrevive de links, o pagerank é calculado em cima disso, mas é obrigação minha sempre dar um toque nesse sentido?

Sabe qual é a minha resposta? NÃO! E sabe o porque? Primeiro, se eu faço um texto ou uma lista e te "linko", é porque você é relevante para mim naquilo que estou escrevendo. Você é a minha referência!

Agora, é sua obrigação saber que você foi "linkado" por alguém, há inúmeras ferramentas por aí, e as mais principais seriam o backlink (no Blogger) e o trackback (nas outras plataformas).

Se você quiser aprender sobre o que são backlinks ou trackbacks, recomendo estes posts do Usuário Compulsivo:
É interessante verificá-los sempre em seus posts, para saber se você foi ou não citado por alguém.

Uma coisa é divulgar o seu blog ou seus posts, outra é ficar avisando para determinada pessoa que você acabou de linkar, pois é como ficar pedindo para visitar o seu site (e isso enche o saco!), parece que você quer que alguém visite o seu blog na marra.

Produza conteúdo relevante, linke quem você quiser que seja relevante, e aguarde os resultados sem precisar ficar mendigando por aí.

Essa é a minha opinião. Se estou certo ou errado, só o tempo vai dizer. Mas uma coisa é certa: Não tenha medo de linkar, isso é saudável e a toda a blogosfera agradece!

Fonte da imagem: Google

6 comentários:

  1. Caro Mister Cidão, gostaria então de lhe avisar, você foi linkado neste post: http://www.virtualz1.com/2010/01/epic-2014-o-futuro-da-comunicacao.html

    Além disso tudo que você disse, o Google Alerts lhe poupa o trabalho de fazer todos esses hacks...

    ResponderExcluir
  2. Concordo, Cidão! Na verdade, quando somos novatos na blogosfera fazemos cada merda sem tamanho.

    ResponderExcluir
  3. Anderson: Eu vi, meu amigo! Google alerts, outra ferramenta importante.

    Richard: Obrigar as pessoas a visitar o seu blog é o que passa na minha cabeça quando se faz isso, e na minha opinião é mendigar. Eu não faço isso.

    ResponderExcluir
  4. Cidão, pra você ver... não me lembro de ter sido linkado em algum blog de que eu não fosse leitor. Acho que acaba acontecendo porque há simpatia entre assuntos, gostos...sei lá. Mas concordo no aspecto de "obrigar" a pessoa a ir ao blog. O problema é mais sério, às vezes, pois imagino que haja gente que linke na esperança disso ocorrer de volta. Veja, o plano é muito mais maligno. Cria-se uma certa "obrigatoriedade" de se retribuir o link. Bom, eu não caio nessa.

    ResponderExcluir
  5. Eu não sei o que acontece com o meu blogue, que os backlinks não aparecem e as listas onde aparecem as linkagens - umas aparecem, outras não! Gostava mesmo era do technorati e torço para que eles consigam logo rearranjar o banco de dados. Por hora, vejo os backlinks no http://referer.org/ - sempre me esqueço do google alerts, que também não funciona direito.
    Os links do blogger quando em listagens não aparecem como links e sim assinantes de feeds porque automaticamente vão para o google reader, mesmo se a pessoa não ativou a conta. Enfim, vamos nos adaptando conforme mudam suas ferramentas.
    Você não precisa me avisar porque estou sempre aqui. Mas não sei, existem blogueiros beeeeem desligados! Beijus,

    ResponderExcluir
  6. Boa,é assim que também penso.E tá avisando que linkou é super chato e não cai bem,mas cada um faz como quer,né? Mas eu acho importante linkar os blogs que a gente gosta e que contribue para p tema que propomos e para o blog. :)

    ResponderExcluir

Pessoal, comentem, críticas e elogios serão bem aceitos. E eu respondo, posso demorar mas respondo. Esse velho lobo do mar tarda mas não falha!!!!

Leia antes a minha Política de Comentários.

Se quiser deixar o link de uma postagem sua, utilize o código abaixo trocando o que está escrito em letra maiúscula:

<p><abbr><em><strong>SEU NOME</strong> - último post do blog... <a href="<strong>LINK-DA-POSTAGEM</strong>"><strong>TÍTULO DA POSTAGEM</strong></a></em></abbr><p>

Artigos recentes

Related Posts with Thumbnails
Google