sábado, 30 de janeiro de 2010

Eu sendo um Analista de Mídias Sociais? Medo!

É a segunda vez que acontece, alguém com um projeto de marketing sem nenhum conhecimento do poder da Internet (Em pleno século 21? Tá de brincadeira!), que por algum sinal do destino acaba estando na presença deste meu ser insociável e mal-humorado.

Diante da ignorância de um pessoa que se diz Publicitária ou que fêz Propaganda &Marketing numa dessas pseudo-universidades da vida ( o ensino está uma mer... cadoria), eu, um mero professor de Física, aspirante a pro-blogger, tive que dar uns toques sobre como se proceder nesse maravilhoso mundo online.

Fonte: Zealotx

Coisas tão idiotas fazer um blog da empresa ou do produto (blog é dinâmico, interage com pessoas, enquanto um site qualquer é estático, se bem que a junção site+blog é saudável.), traçar uma estratégia de marketing nas inúmeras redes sociais,  pelo menos as mais importantes, tais como Orkut, Facebook e o Twitter.

Atingir o seu público alvo. O Twitter nesse sentido, é uma ferramenta ultra-poderosíssima, pois a interação é instantânea. Promover, nesse sentido, várias promoções, e até mesmo, pagar para falarem do produto, seja no próprio Twitter ou em publieditoriais em blogs cujo autor pertença  ao nicho que você queira atingir (É claro, que nesse sentido, eu aproveitei para vender o meu peixe!).

Será que eu sirvo para ser um analista de mídias sociais? Num mundo onde qualquer um se diz especialista na Internet, e consegue prestígio (mesmo que os meios utilizados sejam os mais espúrios) e dinheiro, será que eu devo tentar essa boquinha?

Já falei que eu me vendo fácil, e por dez "real" mais o dinheiro do busão, faço qualquer negócio!

7 comentários:

  1. Qualquer um é analista de mídias sociais hoje em dia Cidão, basta te rum Twitter, um blog, e ter um 5 leitores e PRONTO, você é o mais novo Analista de Mídias Sociais do Brasil...

    Outro dia, até me assustei com o contato que uma empresa que trata do assunto...

    Eu sou Analista de Mídias Sexuais! =P

    ResponderExcluir
  2. É engraçado, mas estou planejando montar uma empresa... estou naquela fase de pesquisa de viabilidade, formatação do negócio, mas adivinha qual foi a primeira coisa que eu pensei sobre a empresa? Tem que ter um blog, e tem que ter uma conta no Twitter. E uma página no Facebook também!

    ResponderExcluir
  3. epa peralá... sei que 80% do twitter se diz Analista de Mídias Sociais... mas não é bem assim que a banda toca.

    Cidão, começou bem cara, na boa, é um segmento novo, engatinhando ainda, mas tem um ótimo futuro. Quem começar agora, será pioneiro quando explodir.

    Mas tem que estudar muito e pesquisar muito. Não to falando de faculdade e diplomas, sinceramente dispenso. To falando de estudar ferramentas, blogs que tratam do assunto... veja alguns no meu Blogroll do Aneurisma:

    http://www.aneurismadigital.com/

    ...e na minha lista "Social Media" no Twitter. (fuçe)


    E Anderson, tem muito "Babaca twitteiro de meio follower" fazendo e falando besteira sobre Social Media por aí, mas nao generalizemos. Tem muita gente séria trabalhando na área.


    Abraço aos amigos ;-)
    e Cidão, bem vindo ao time, se quiser se aprofundar no assunto, follow-me ;-)

    ResponderExcluir
  4. André, faça um bom "Plano de Negócios" (google this) e só depois pense em Social Media. A web tem proporções mundiais, e uma demanda infinita, se sua empresa for nova pode quebrar por não ter produção suficiente.

    ResponderExcluir
  5. Anderson: Analista de Mídias Sexuais??!! Adorei. Você acaba de criar uma nova profissão!

    André: Com certeza, é o começo certo, mas tem outras coisas antes...

    Fabio Carvalho: Vou pesquisar sim. É um campo de muitas possibilidades. Agora, babaca tem em todo lugar, por isso eu não dispensaria um diploma, pois ainda é um diferencial.

    ResponderExcluir
  6. Fábio, o que vc disse é verdade, mas para não arrebentarmos com a profissão, seria bom incluir parâmetros, como por exemplo, o diploma de publicidade e propaganda, um curso de Tecnologia em Produção Publicitária entre outras coisas...

    Até porque, ter mais de 10 mil seguidores não torna ninguém especialista, até porque, se desses 10.000, nenhum se comunica com você, nenhum clica nos links que você envia, falta interatividade, e sobram scripts (o praga do Twiter)..

    Ter muitos seguidores não torna ninguém especialista, muito menos relevância, já cansei de ver nego por ai com 50 mil seguidores, que segue 60 mil, e está em apenas uma ou duas listas... isso que é entender de mídias sociais.

    Não, mídias sociais não se resumem apenas ao Twitter.

    ResponderExcluir
  7. Anderson: Voce falou tudo! Diploma ainda é importante, é o diferencial, nunca me canso de dizer.

    ResponderExcluir

Pessoal, comentem, críticas e elogios serão bem aceitos. E eu respondo, posso demorar mas respondo. Esse velho lobo do mar tarda mas não falha!!!!

Leia antes a minha Política de Comentários.

Se quiser deixar o link de uma postagem sua, utilize o código abaixo trocando o que está escrito em letra maiúscula:

<p><abbr><em><strong>SEU NOME</strong> - último post do blog... <a href="<strong>LINK-DA-POSTAGEM</strong>"><strong>TÍTULO DA POSTAGEM</strong></a></em></abbr><p>

Artigos recentes

Related Posts with Thumbnails
Google