terça-feira, 28 de janeiro de 2020

Novidades na Google: Barra lateral adicionada às diretrizes do Material Design

A Google aplicou o Material Design em todos seus serviços na internet com uma barra lateral de navegação. Agora a empresa adiciona essa barra lateral, o trilho de navegação, às diretrizes do Material Design.

fonte: Android Police
As barras laterais estão presentes nos sites muito antes da Google apresentar seu Material Design em 2014. Desde então, muitas coisas mudaram, mas a versão condensada da barra lateral da empresa ficou com muitos sites ao longo dos anos, com destaque principalmente para o Google Fotos. Outros serviços da internet da empresa, como Google Play Music, YouTube, Hangouts e até Gmail, receberam também essa barra. Agora, a Google finalmente adicionou essa barra lateral condensada às diretrizes de design de materiais e deu a ela um nome adequado: trilho de navegação. A especificação ainda está em desenvolvimento e pode até chegar para os aplicativos Android usando layouts de tablet no futuro.

Como já vimos trilhos de navegação em muitos sites do Google, os princípios subjacentes não são novos: assim como barras inferiores em telas pequenas, os trilhos devem oferecer acesso fácil aos destinos de nível superior mais importantes de um aplicativo (internet) . No caso do Google Fotos, eles são de fato os mesmos que você pode encontrar na barra inferior do aplicativo Android correspondente, a única adição sendo um atalho para criar e comprar álbuns de fotos. O mesmo vale para o YouTube, que inclui um atalho adicional para o seu histórico no site.
Aqui estão alguns exemplos da trilha de navegação em alguns sites da Google, fonte: Android Police
Mas a Google é a Google, pois há grandes variações entre os trilhos de navegação em seus serviços, e a empresa não segue suas próprias práticas recomendadas. Isso é compreensível, porém, uma vez que as diretrizes são novas em folha, mas alguns problemas parecem uma ampla supervisão. O mais flagrante pode ser encontrado no Gmail, onde os itens dos trilhos de navegação não são acompanhados de descrições. Isso torna extremamente difícil discernir as etiquetas personalizadas, especialmente quando mais de uma pessoa compartilha a mesma cor.
A diretriz declara: "Cuidado. Verifique se os ícones estão claros para os usuários se os rótulos forem omitidos". Sim, sobre isso ... fonte: Android Police
A idéia por trás dos trilhos de navegação é bem-intencionada: eles ajudam a criar transições suaves entre experiências móveis e de desktop. Os aplicativos Android desenvolvidos com o Chrome OS em mente podem se beneficiar muito dos trilhos, pois eles podem ser dimensionados com mais facilidade em diferentes tamanhos de janelas. A Google faz um bom trabalho visualizando essa ideia:

Você já pode experimentar esses três formatos ao olhar para o site e o aplicativo do YouTube, fonte: Android Police
Muitos outros serviços do Google, como o Drive e o Google Maps, ainda não possuem trilhos de navegação, mas como os aplicativos Drive e Maps possuem barras inferiores, espera-se que em breve possamos ver os trilhos também nas interfaces da área de trabalho. Talvez a empresa até consiga unificar a abordagem em seus sites e aplicativos quando a nova diretriz for finalizada.

fonte: Android Police via Google

Artigos recentes

Linkem me:

Related Posts with Thumbnails
Google